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Contabilidade Analítica 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Explicar e entender os diferentes sistemas de Contabilidade Analítica;
2. Reconhecer a importância da utilização da Contabilidade Analítica na gestão das organizações;
3. Construir, avaliar e utilizar sistemas de Contabilidade Analítica, com especial ênfase nos gastos, rendimentos e resultados empresariais;
4. Reconhecer as potencialidades e limitações de diferentes modelos de Contabilidade Analítica.

Pré-Requisitos Recomendados

Contabilidade Geral

Método de Ensino

- Método expositivo
- Métodos interrogativo e demonstrativo
- Resolução orientada de casos práticos

Conteúdos Programáticos

INTRODUÇÃO
1.1 Necessidade da Contabilidade Analítica como instrumento de apoio à gestão
1.2 Definição, âmbito, objetivos e características da Contabilidade Analítica
1.3 Conceitos económico – financeiros
RECLASSIFICAÇÕES E HIERARQUIA DE GASTOS E ANÁLISE DOS VÁRIOS TIPOS DE RESULTADOS
2.1 Reclassificações de gastos
2.2 Hierarquia dos gastos
2.3 Resultados brutos, líquidos e puros
2.4 Custos do produto e custos do período
2.5 Demonstração dos Resultados por Funções
ANÁLISE DAS COMPONENTES DO CUSTO DE PRODUÇÃO
3.1 Custo das matérias-primas e outros materiais
3.2 Custo da mão-de-obra direta
3.3 Gastos gerais de fabrico
SISTEMAS DE CUSTEIO
4.1 Sistema de Custeio Total
4.2 Sistema de Custeio Variável
4.3 Sistema de Custeio Racional
4.4 Análise das diferenças nos resultados
REPARTIÇÃO DOS GASTOS INDIRETOS
5.1 Imputação dos gastos gerais de fabrico
5.2 Centros de custos
REGIMES de PRODUÇÃO
6.1 O método direto
6.2 O método indireto
6.3 A produção conjunta

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Caiado, A.C.P. (2012). Contabilidade analítica e de gestão. Lisboa: Áreas Editora.

Ferreira, D., Caldeira, C., Asseiceiro, J., Vieira, J., & Vicente, C. (2014). Contabilidade de gestão: estratégia de custos e de resultados. Lisboa: Rei dos Livros.

Franco, V. S., Oliveira, A., Morais, A.I., Oliveira, B., Lourenço, I.C., Major, M.J., Jesus, M.A., & Serrasqueiro, R. (2015). Temas de contabilidade de gestão: os custos, os resultados e a informação para a gestão. Lisboa: Livros Horizonte.

Material fornecido pela docente.

Bibliografia Complementar

Drury, C.(2000). Management and cost accounting. London:Thomson Learning.
Nabais, C. & Nabais, F.(2016).Práticas de Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa:Lidel.

Planificação Semanal

1. INTRODUÇÃO
SEMANA 2
2. RECLASSIFICAÇÕES E HIERARQUIA DE GASTOS E ANÁLISE DOS VÁRIOS TIPOS DE RESULTADOS
SEMANA 3
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO
SEMANA 4
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO
SEMANA 5
3.COMPONENTES DO CUSTO DE PRODUÇÃO
SEMANA 6
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO
SEMANA 7
4.SISTEMAS DE CUSTEIO NA IMPUTAÇÃO DOS CUSTOS
SEMANA 8
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO
TESTE
SEMANA 9
5. CENTROS DE GASTOS
SEMANA 10
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO
SEMANA 11
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO
SEMANA 12
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO
SEMANA 13
6.REGIMES DE FABRICO
SEMANA 14
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO
SEMANA 15
PROBLEMAS E CASOS DE APLICAÇÃO.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos desde os conceitos introdutórios até aos temas mais específicos da Contabilidade Analítica e de acordo com um processo incremental de complexidade. Deste modo, procura-se atingir os objetivos de aprendizagem: entender os diferentes sistemas de contabilidade analítica e reconhecer a importância da utilização da contabilidade analítica na gestão das organizações através dos pontos 1, 2 e 3 dos conteúdos programáticos, o que será ainda reforçado pelos pontos 4 a 6.
Os objetivos de construir, avaliar e utilizar sistemas de Contabilidade Analítica, com especial ênfase nos gastos, rendimentos e resultados empresariais, bem como de reconhecer as potencialidades e limitações de diferentes modelos de contabilidade analítica serão atingidos através dos pontos 2, 4, 5 e 6 dos conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas permitirão aos alunos explicar e entender os diferentes sistemas de Contabilidade Analítica. Os métodos interrogativo e demonstrativo, à semelhança da resolução orientada de casos práticos, têm como objetivos permitir aos alunos reconhecer a importância da Contabilidade Analítica para a gestão das organizações, mas também construir, avaliar e utilizar os sistemas de Contabilidade Analítica.As potencialidades e limitações dos diferentes modelos da Contabilidade Analítica são igualmente reconhecidos através da aplicação destas últimas metodologias.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSim 
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