Como chegar
|
Contactos

Gestão de Operações e Cadeia de Valor 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Explicar a importância, abrangência e tendências da gestão das operações no contexto das várias funções existentes na organização.
2. Descrever as fases do desenvolvimento do produto, explicar a importância estratégica do desenvolvimento do produto e identificar e perceber os diferentes tipos de processos.
3. Compreensão dos diferentes aspetos relacionados com o desenvolvimento de serviços.
4. Explicar o papel da Gestão das Operações na estratégia da organização e descrever e explicar como é desenvolvida a estratégia das operações.
5. Descrever os elementos básicos da cadeia de abastecimento e explicar os aspetos que afetam a gestão da cadeia de abastecimento.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Em contexto de aula é utilizada uma metodologia teórico-prática que visa fomentar a aprendizagem ativa dos
alunos por via da demonstração: a docente procede à explanação teórica das matérias, alicerçada em estudos
de caso reais e exercícios interrogativos, concedendo-se espaço privilegiado para a análise coletiva, debate
de ideias e expressão de opinião fundamentada.
Serão organizados seminários para relato de casos vivos e aproximação à realidade empresarial.
A metodologia descrita é complementada pelo desenvolvimento, no decurso do módulo, de um trabalho
prático abrangendo alguns conteúdos, acompanhado pela docente.
A avaliação é mista e contempla um trabalho prático (50%) e um teste escrito (50%).

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Gestão das Operações
2. Estratégia das Operações e competitividade
3. Desenvolvimento de produtos e serviços e seleção do processo
4. Gestão da cadeia de abastecimentos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Reid, R. Dan e Sanders, N. A., (2016), “Operations Management: An Integrated Approach”, 6th Edition, Wiley

Heizer, J.; Render, B, Munson, C., (2017). “Principles of operations Management, Sustainability and Supply Chain Management”, Global edition, Pearson Education, New Delhi


Chopra, S., & Meindl, P.(2007). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 3rd edition, Pearson Education, Inc., USA

Planificação Semanal

NA

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo 1 é promovido pelo conteúdo programático 1. O conteúdo programático 2 visa promover os objetivos 2 e 3. O conteúdo programático 3 relaciona-se com o objetivo 3; o conteúdo 4 promove o objetivo 4; o conteúdo 5 vocaciona-se para o objetivo 5, e, finalmente, o conteúdo 6 visa alcançar o objetivo 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para todos os objetivos da aprendizagem utilizada uma metodologia teórico-prática que visa fomentar a aprendizagem ativa dos alunos por via da demonstração: a docente procede à explanação teórica das matérias, alicerçada em estudos de caso reais e exercícios interrogativos, concedendo-se espaço privilegiado para a análise coletiva, debate de ideias e expressão de opinião fundamentada.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)