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Psicologia das Organizações 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Conhecer e explicar as origens e a perspetiva histórica da psicologia das Organizações
2. Discriminar os diferentes modelos teóricos da Psicologia das Organizações e os contributos de cada um para a evolução da área de estudo, percebendo diferenças e implicações nas diferentes formas de conhecer e intervir nas organizações.
3. Conhecer detalhadamente as dimensões organizacionais de nível individual, grupal e contextual, com vista a reconhecer as suas implicações nas organizações
4. Desenvolver competências de análise do contexto organizacional e reconhecimento de problemáticas micro e macro nas organizações.
5. Conhecer características de organizações em mudança e distinguir o potencial de mudança para a melhoria das organizações.

Pré-Requisitos Recomendados

n/a

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. Especificamente, serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura, dinâmicas de grupo, discussão crítica em contexto de grupo e análise de estudos de caso.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Psicologia das Organizações: Definição e objeto
2. Perspetivas teóricas sobre as organizações
3. Liderança
4. Trocas sociais: Justiça, apoio e confiança
5. Cultura e mudança organizacional
6. Personalidade, perceções e atribuições
7. Motivação no contexto de trabalho
8. Emoções e stress no trabalho
9. Satisfação e compromisso

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida, H. (2013). Manual de comportamento organizacional: Guia de apoio ao estudante. Faro: Sílabas e Desafios.
Ferreira, J. M., Neves, J. & Caetano, A. (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Furnham, A. (2008). The psychology of behavior at work: The individual in the organization. New York: Psychology Press.
McKenna, E. (2006). Business psychology and organisational behaviour: A student's handbook. New York: Psychology Press.

Bibliografia Complementar

Chmiel, N., Fraccaroli, F, & Sverke, M. (Eds.). (2017). An introduction to work and organizational psychology: An international perspective (3rd ed.). Chichester, UK: John Wiley & Sons.
Cunha, M. P., Cunha, R. C., Rego, A., Neves, P., & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Editora.
Cooper, C. (2018). Current issues in work and organizational psychology. London: Taylor & Francis.
Duarte, M. E. (2004). O indivíduo e a organização: Perspectivas de desenvolvimento. Psychologica, (nº especial), 549-557.
Meyer, J. P., Stanley, L. J., & Parfyonova, N.M. (2012). Employee commitment in context: The nature and implications of commitment profiles. Journal of Vocational Behavior, 80(1), 1 16.
Peeters, M. C. W., De Jonge, J., & Taris T. W. (Eds.) (2014). An introduction to contemporary work psychology. Chichester, UK: John Wiley & Sons.

Planificação Semanal

Semana 1. Introdução à Psicologia das Organizações
Semana 2. Perspetivas teóricas sobre as organizações
Semana 3. Liderança
Semana 4. Feriado - 5 outubro
Semana 5: Trocas sociais: Justiça, apoio e confiança
Semana 6. Cultura e mudança organizacional
Semana 7. Cultura e mudança organizacional
Semana 8: Teste 1
Semana 9. Personalidade, perceções e atribuições
Semana 10. Motivação no contexto de trabalho. Emoções e stress no trabalho
Semana 11. Satisfação e compromisso
Semana 12. Teste 2
Semana 13. Apresentação dos trabalhos de grupo
Semana 14. Apresentação dos trabalhos de grupo
Semana 15. n/a (De acordo com calendário letivo, o 1º semestre 2018-2019 termina a 19 de Dezembro 2018, pelo que a aula de 21 de Dezembro não se realizará)

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos apresentados sobre a definição e objeto da psicologia das organizações, bem como os conteúdos inerentes aos modelos clássicos das organizações remetem ao cumprimento dos objetivos 1 e 2. Os conteúdos referentes às dimensões organizacionais permitem a concretização do objetivo 3. Na sua globalidade, os conteúdos programáticos contribuem para a concretização dos objetivos 4 e 5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino consistirão em aulas expositivas e atividades de exploração de leitura, que permitirão ao estudante “Conhecer e explicar as origens e a perspetiva histórica da psicologia das Organizações” (Objetivo 1) e “Discriminar os diferentes modelos teóricos da Psicologia das Organizações e os contributos de cada um para a evolução da área de estudo, percebendo diferenças e implicações nas diferentes formas de conhecer e intervir nas organizações” (Objetivo 2). Por seu turno, será através de simulações de intervenção (estudos de caso), visualizações de vídeos e exposições teóricas que o estudante será capaz de “Conhecer detalhadamente as dimensões organizacionais de nível individual, grupal e contextual, com vista a reconhecer as suas implicações nas organizações” (Objetivo 3), “Desenvolver competências de análise do contexto organizacional e reconhecimento de problemáticas micro e macro nas organizações” (Objetivo 4), bem como “Conhecer características de organizações em mudança e distinguir o papel do psicólogo nas organizações”. (Objetivo 5).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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