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Contabilidade Geral 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Conhecer e compreender os elementos básicos do mecanismo contábil, suas práticas e fundamentos teóricos;
2. Compreender a contabilidade enquanto sistema de informação;
3. Identificar os impactos das operações na situação patrimonial;
4. Analisar e registar contabilisticamente os factos patrimoniais mais comuns da vivência empresarial de acordo com o Sistema de Normalização Contabilística.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Para a lecionação dos diversos conteúdos programáticos utiliza-se o método expositivo-ativo: cada conteúdo é introduzido a partir de uma breve explanação teórica alicerçada em casos que simulam problemas da prática contabilística relacionada, promovendo-se uma fusão natural entre a teoria e a prática; o objetivo é facilitar a aprendizagem- um processo no qual os alunos têm um papel ativo por via da análise e resolução de aplicações práticas relacionadas, em contexto de aula e de estudo autónomo.
Antes de cada aula ser lecionada, é facultado ao aluno (via plataforma de e-learning, Moodle) o material de apoio para que este se familiarize previamente com o tema.

A avaliação é mista e compreende 2 testes (peso de 50% cada) com nota mínima de 7 valores, incidentes sobre partes distintas da matéria.

Conteúdos Programáticos

1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS GENÉRICOS
2. INVENTÁRIOS E ATIVOS BIOLÓGICOS
3. IVA E OPERAÇÕES COM TERCEIROS
4. ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS E ATIVOS INTANGÍVEIS

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Gonçalves, C., Santos, D., Rodrigo, J. & Fernandes, S. (2016). Contabilidade Financeira Explicada- Manual Prático (2.ª Edição). Vida Económica.

Rodrigues, João (2015). Sistema de Normalização Contabilística – SNC Explicado (5.ª edição). Porto Editora.

Comissão de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt

Material facultado pelo docente.

Bibliografia Complementar

Borges, A., Rodrigues, A., e Rodrigues, R. (2014). Elementos de Contabilidade Geral (26ª edição). Áreas Editora.

Costa, C.B. & Alves, G.C. (2013). Contabilidade Financeira (8ª edição). Lisboa: Rei dos Livros.

Monteiro, S. M.S. (2013). Manual de Contabilidade Financeira. Porto: Grupo Editorial Vida Económica.

Planificação Semanal

1/4. Fundamentos Teóricos Genéricos
5/6. Inventários e Ativos Biológicos
7. 1.º Teste
7/10. IVA e Operações com Terceiros
11/14. Ativos Fixos Tangíveis e Ativos Intangíveis
15. Revisões

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão adaptados aos objetivos, sendo aqueles desenvolvidos de acordo com a evolução pretendida da aprendizagem, desde a apresentação dos conceitos introdutórios e básicos da Contabilidade Geral até temas mais específicos da relevação contabilística e movimentação de contas. Em concreto, os objetivos 1 e 2 são promovidos através do conteúdo programático 1; o objetivo 3 é concretizado a partir de todos os conteúdos programáticos (1 a 4), e, finalmente, o objetivo 4 resulta dos conteúdos programáticos 2 a 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Dada a natureza eminentemente quantitativa e técnica da unidade curricular, todos os objetivos de aprendizagem são promovidos através de um método de ensino expositivo-ativo. Assim, e para todos os pontos constantes do programa, em aula o docente procede à explanação teórica das matérias, invariavelmente apontando exemplos práticos relevantes. É privilegiada a análise/resolução de inúmeros casos práticos em aula pela oportunidade que encerram para ilustração dos postulados teóricos. O acesso prévio ao material de suporte das aulas permite um melhor acompanhamento de todas as matérias, bem como o suscitar e amadurecer de dúvidas que são positivamente acolhidas e aclaradas durante o tempo de aula.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Resolução de problemasSimSim
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