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Auditoria 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Concluída esta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Sistematizar o enquadramento legal, nacional e internacional, da auditoria financeira;
2. Avaliar a natureza, âmbito, objetivos e importância da auditoria financeira nas empresas.
3. Resumir e relacionar os principais conceitos de auditoria e os aspetos fundamentais do processo de auditoria no contexto das normas nacionais e internacionais de auditoria;
4. Estabelecer o papel do Auditor/Revisor nas empresas;
5. Apreciar de forma crítica o sistema de controlo interno das organizações;
6. Avaliar a materialidade e o risco em auditoria;
7. Justificar os formatos subjacentes à emissão da opinião do auditor e elaboração dos relatórios de auditoria.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Método teórico-prático que visa fomentar a aprendizagem ativa dos alunos por via da demonstração:
- Antes de cada aula ser lecionada, é facultado ao aluno (via plataforma de Elearning, Moodle) o material de apoio para que este se familiarize previamente com o tema;
- Em aula, o docente procede à explanação teórica das matérias alicerçada em exemplos concretos e concede espaço privilegiado à resolução pelo aluno de exercícios de revisão;
- Em contexto de trabalho autónomo, os alunos deverão desenvolver um trabalho prático sobre os conteúdos programáticos.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento da auditoria e revisão de contas
2. A auditoria financeira
3. Compromisso e planeamento da auditoria
4. Importância do controlo interno
5. Procedimentos de auditoria
6. Conclusões e o relatório de auditoria

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Arens, A.A., Elder, R.J. and Beasley, M.A. (2017). “Auditing and Assurance Services: An Intergrated Approach”. 16th Edition, Pearson.
Baptista da Costa, C. (2017). “Auditoria Financeira – Teoria & Prática”. 11ª Edição, Rei dos Livros.
Código das Sociedades Comerciais
Código de Ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (CEOROC)
Código de Valores Mobiliários
Diretiva 2006/43/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 17 de Maio de 2006 relativa à revisão legal das contas anuais e consolidadas – 8ª Diretiva
Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (EOROC), aprovado pela Lei n.º140/2015, de 7 de setembro
IFAC / Ordem dos Revisores Oficiais de Contas – Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros Trabalhos de Garantia de Fiabilidade e Serviços Relacionados, 2010.
Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria (RJSA), aprovado pela Lei n.º148/2015, de 9 de setembro
Regulamento (UE) 537/2014, de 16 de Abril

Bibliografia Complementar

Hayes, R. Schilder, A., Dassen, R. and Wallage, P. (1999). “Principles of Auditing: An International Perspective “. McGraw-Hill Publishing Co.

Planificação Semanal

1 Capítulo 1 e Capítulo 2
2 Capítulo 2 e Capítulo 3
3 Capítulo 3
4 Capítulo 3
5 Capítulo 4
6 Capítulo 4
7 Capítulo 4
8 Capítulo 4
9 Capítulo 5
10 Capítulo 5
11 Capítulo 5 e Capítulo 6
12 Capítulo 6
13 Capítulo 6
14 Prova de avaliação
15 Apresentação dos trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

Embora seja o ponto 1 do programa que mais diretamente se direcionam para a consecução do objetivo 1, de um modo geral todos os módulos concorrem de forma mais ou menos expressiva para concretizar este objetivo ao debruçarem-se sobre os vários aspetos da atividade de auditoria de acordo com o enquadramento legal vigente.
Os objetivos 2, 3 e 4 são promovidos através dos conteúdos programáticos de todos os módulos.
Os objetivos 5 e 6 relacionam-se com os pontos 1 e 2. A materialização do objetivo 7 é prosseguida no âmbito de todo o módulo 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Dada a natureza eminentemente quantitativa e técnica da unidade curricular, todos os objetivos de aprendizagem (1-7) são promovidos através de uma metodologia de ensino teórico-prática, pelo que em aula o docente procede à explanação teórica das matérias, invariavelmente apontando exemplos práticos relevantes. O acesso prévio ao material de suporte das aulas permite um melhor acompanhamento de todas as matérias, bem como o suscitar e amadurecer de dúvidas que são positivamente acolhidas e aclaradas durante o tempo de aula. É privilegiada a análise/resolução de inúmeros casos práticos em aula pela oportunidade que encerram para ilustração dos postulados teóricos. Durante o semestre os alunos realizarão um trabalho prático para aplicação dos diversos conteúdos programáticos, favorecendo o alcançar de todos os objetivos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
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