Como chegar
|
Contactos

Fundamentos de Bases de Dados 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A unidade curricular 'Fundamentos de Bases de Dados' constitui a introdução aos conhecimentos teóricos e práticos necessários à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.

Os estudantes que completarem a unidade curricular serão capazes de:
I. Reconhecer e explicar o papel desempenhado pelos SGBD no desenvolvimento e exploração de sistemas informáticos.
II. Conhecer e saber desenvolver modelos conceptuais de dados e correspondentes esquemas de bases de dados relacionais.
III. Programar uma aplicação que aceda à base de dados.
IV. Criar e manipular uma base de dados de dimensão pequena a média usando Microsoft Access e linguagem SQL.
V. Saber formular questões usando a linguagem SQL.

Pré-Requisitos Recomendados

.

Método de Ensino

Nas aulas serão utilizadas dois tipos de métodos de ensino: 1) método expositivo: apresentação e discussão de conceitos fundamentais, e 2) método participativo: acompanhamento de resolução de casos práticos pelos alunos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução a Fundamentos de Bases de dados
2. Modelos ER
3. Modelo Relacional
4. Algebra e Cálculo Relacional
5. MS Access
6. SQL
7. C#

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Beaulieu, A (2018). Learning SQL. O'Reilly

Durkin, W., Radivojevic, M., Sarka, D. (2017). SQL Server 2017 Developer’s Guide. Packt Publishing Ltd

Garcia-Molina, H. & Ullman, J.D. & Widom, J. (2009).Database Systems: The Complete Book (2Ed).Pearson

Bibliografia Complementar

Faroult, S. & Robson, P. (2006). The Art of SQL.O'Reilly

Connolly, T.M. & Begg, C.E. (2014). Database Systems: A practical approach to Design, Implementation and Management (6Ed). Pearson

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação
Semana 2: Introdução, características e vantagens da abordagem de base de dados, funcionalidades típicas de um SGBD, niveis de abstração de um SGBD, projeto de BD, modelação, Modelo ER (diagrama, entidades, atributos, relacionamentos). Exercicios
Semana 3: O modelo Relacional: conceitos, chaves, restrições de integridade, conversão do modelo ER para o modelo relacional. Algebra relacional. Exercícios.
Semana 4: Exercícios
Semana 5: Exercícios
Semana 6: Introdução ao Microsof Access: exercicios
Semana 7: Microsoft Access: Criar uma base de dados, tabelas, relações, criar formulários, Criar relatórios, exercícios
Semana 8: Microsoft Access: Modificar os tipos de dados numa tabela, restrições de integridade, Criar consultas, exportar base de dados, segurança, exercícios
Semana 9: SQL: linguagem de definição de dados, linguagem de manipulação de dados, linguagem de controlo de dados, exercícios
Semana 10: SQL: exercícios
Semana 11: SQL: exercícios
Semana 12: C#
Semana 13: Projeto
Semana 14: Projeto
Semana 15: Projecto e apresentações

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos lecionados permitem aos alunos adquirir conhecimentos relevantes com os quais serão capazes de perceber a criação, modelação e implementação de uma base de dados. Nomeadamente os conteúdos de 1-4 permitem ao aluno atingir os objectivos (I)-(II). Os conteúdos 5 e 6 permitem atingir os objetivos III-V. O conjunto integrado dos conteúdos contribuem para que o aluno saiba modelar, desenhar e implementar uma base de dados relacional.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica da matéria e a apresentação de exemplos práticos permite aos alunos a familiarização com os conceitos fundamentais e atingir os objetivos (I)-(II). A resolução de problemas simples guiada será utilizada para atingir os objetivos (III)-(V).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias Sim
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escrita  
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)