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Desenvolvimento, Poder e Desigualdade 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Enunciar os conceito de desenvolvimento, poder e desigualdade nas suas várias dimensões
Discutir criticamente formas de ‘diferença’, como género, etnia ou religião
Demonstrar os processos sociológicos subjacentes ao desenvolvimento das sociedades humanas e às relações de poder e desigualdade que as estruturam
Diferenciar as manifestações internacionais de processos de desigualdade e poder com as suas expressões internas em diferentes comunidades políticas
Comparar e interpretar desenvolvimento, poder e desigualdade e os debates em torno de noções como ‘progresso’, ‘civilização’ ou ‘hierarquia’
Compreender a relação entre assimetrias contemporâneas de desenvolvimento e poder e fenómenos como colonialismo; Apreciar e valorizar o conhecimento adquirido na disciplina na análise de acontecimentos internacionais contemporâneos Validar os principais debates em torno de projectos de apoio ao desenvolvimento e a sua relação com o desenvolvimento da sociedade internacional

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Aulas teóricas focadas na transmissão de conhecimento aos alunos no que concerne processos de
desenvolvimento, poder e desigualdade nas relações internacionais
Aulas práticas na forma de seminários focadas na discussão com os alunos acerca dos vários temas que ocupam o estudo do desenvolvimento, poder e desigualdade em relações internacionais.
Leitura e discussão de uma lista de textos pre-seleccionada.
Exercícios escritos e orais visando a análise de acontecimentos internacionais contemporâneos à luz dos temas da disciplina.
Uso de tecnologia audiovisual como forma de familiarizar os alunos com os temas estudados, nomeadamente através da exibição de documentários, clips com entrevistas a actores em projectos de apoio ao desenvolvimento, assim como imagens referentes aos assuntos em estudo.

Conteúdos Programáticos

• Introdução aos conceitos de desenvolvimento, poder e desigualdade
• Poder: definições, indicadores, fórmulas
• Figurações humanas e o papel da noção de ‘balanço’ em processos de desenvolvimento
• Balanços de poder e relações de desigualdade entre grupos sociais e comunidades políticas
• Processos de civilização e de descivilização
• Colonialismo e o desenvolvimento da sociedade internacional
• Colonialismo, capitalismo e a Europa
• Colonialismo na América Latina
• Colonialismo em África
• Colonialismo na Ásia
• Desenvolvimento, poder, desigualdade e processos de colonização
• Descolonização e os novos desafios do desenvolvimento
• Programas de apoio ao desenvolvimento
• Teorias do Desenvolvimento: a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável
• Desenvolvimento e a biosfera
• Um processo civilizador global?

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ACAMOGIU, D. & ROBINSON, J. (2013) Porque Falham as Nações. Temas & Debates. ISBN 9789896441975
MARTINS, M. & ROCHA-CUNHA, S. (2015) Política de Poder, Paz e Guerra nas Relações Internacionais. Editora Húmus. ISBN 9789897551536

Bibliografia Complementar

Edkins, J. E Zehfuss, M. Global Politics, Oxon, Routledge, 2009
Burnell, P. et al. Politics in the Developing World, Oxford, OUP, 2011
Haslam, P. et al., eds, Introduction to International Development, Oxford, OUP, 2012
Ciplet, D. et al. Power in a Warming World, Massachusetts, MIT Press, 2015
Weatherby, J. et al. The Other World, Boston, Pearson, 2002
Griffiths, I. The African Inheritance, Oxon, Routledge, 1995
Skidmore, T. Modern Latin America, Oxford, OUP, 2009
Newbury, C. Patrons, Clients and Empire, Oxford, OUP Press, 2003
Willis, K. Theories and Practices of Development, Oxon, Routledge, 2011
Hurrell, A. e Woods, N. eds, Inequality, Globalization and World Politics, Oxford, OUP, 1999

Planificação Semanal

1ª Semana
Apresentação: Conteúdos, Metodologia, Bibliografia e Avaliação.
Introdução aos conceitos de desenvolvimento, poder e desigualdade.

2ª Semana
Figurações humanas e o papel da noção de ‘balanço’ em processos de desenvolvimento.

3ª Semana
Balanços de poder e relações de desigualdade entre grupos sociais e comunidades políticas.

4ª Semana
Processos de civilização e de "descivilização".

5ª Semana
Colonialismo e o desenvolvimento da sociedade internacional.

6ª Semana
Colonialismo, capitalismo e a Europa.

7ª Semana
O Colonialismo na América Latina.

8ª Semana
Colonialismo em África.

9ª Semana
O Colonialismo na Ásia.

10ª Semana
Desenvolvimento, poder, desigualdade e processos de colonização.

11ª Semana
Apresentação, entrega e discussão dos Trabalhos de investigação para Avaliação.

12ª Semana
Descolonização e os novos desafios do desenvolvimento.

13ª Semana
Programas de apoio ao desenvolvimento.

14ª Semana
Desenvolvimento e biosfera. Um processo civilizador global?

15ª Semana
Preparação para a Prova Escrita. Finalização temática da UC.

Coerência do programa para com os objetivos

Esta unidade curricular capacita os alunos para a compreensão e análise crítica de processos de desenvolvimento e relações de poder e desigualdade ao nível da sociedade internacional, relacionando-os com fenómenos intrasocietais e analisando-os nas suas dimensões política, económica, sociocultural e ambiental.
A unidade curricular está orientada para o desenvolvimento de competências ao nível do pensamento compreensivo dos processos sociológicos subjacentes às relações internacionais, assim como das implicações teórico normativas de processos de desenvolvimento humano e relações de interdependência, poder e desigualdade entre comunidades políticas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Esta unidade curricular desenvolve as competências dos alunos no que concerne a compreensão de como as relações internacionais são estruturadas por relações de poder e desigualdade cujo carácter se pode traçar a processos sociológicos de desenvolvimento humano. Deste modo, os alunos desenvolvem capacidades teóricas e práticas de análise crítica da sociedade internacional e das suas estruturas de poder aos níveis intra e intersocietal e de como diferentes dimensões dos processes de desenvolvimento humano, quer sejam políticas, económicas, socio-culturais ou ambientais se interligam para formar diferentes expressões da realidade social internacional.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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