Como chegar
|
Contactos

Análise Microeconómica de Mercados 2018/2019

Objetivos

Numa ótica de continuidade da microeconomia, esta unidade curricular visa aprofundar os conceitos e instrumentos da microeconomia e aplicá-los à explicação de novas realidades. Concluída esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: (i) compreender o modo como os empresários se movimentam no contexto económico real e (ii) analisar o modo de funcionamento de uma unidade de produção, da sua estrutura de custos e do funcionamento das principais estruturas em que elas se contextualizam.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de microeconomia e conhecimentos básicos de matemática

Método de Ensino

A metodologia adotada é do tipo expositivo-ativo utilizando-se simultaneamente os meios, expositivo e interrogativo. No decurso das aulas, os docentes recorrem a técnicas pedagógicas como a comunicação oral, a demonstração, a utilização de perguntas e, no sentido de estimular o espírito crítico dos estudantes, são realizados estudos de casos concretos e reais no contexto microeconómico. Os conhecimentos teóricos são reforçados com a resolução de exercícios práticos.

Conteúdos Programáticos

CAP. I Teoria da Produção
1.1. Função produção com todos os factores variáveis
1.2. Isoquantas – definição
1.3. Tipologia das funções produção
1.4. Lei da substituição – Taxa Marginal de Substituição Técnica (TMST)
1.5. Equação custo – Linha de Isocusto
1.6. Equilíbrio do Produtor
1.7. Alteração no equilíbrio do produtor
1.8. Rendimentos de escala
CAP. II Teoria dos Custos da Produção.
2.1. Análise económica de custos.
2.2. Custos económicos versus custos contabilísticos
2.3. Custos de oportunidade versus custos afundados
2.4. Análise dos custos no curto prazo
2.5. Análise dos custos no longo prazo
CAP. III – Estruturas de Mercado
3.1. Modelo Perfeitamente Concorrencial
3.2. Monopólio
3.3. Monopsónio

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Colander, D. (2012) - Microeconomics -9ª Ed., McGraw-Hill.
- Frank, R. (2015)- Microeconomics and Behavior, 9th Ed. McGraw Hill Education.
- Pinho, M. (2019) - Microeconomia: Teoria e Prática Simplificada - 4ª ed. Editora Sílabo. Lisboa
- Samuelson, P. e Nordhaus,W.D. (2012) - Economia, 19ª ed. - McGraw-Hill. Lisboa.

Sistema de B-Learning da UPT: Moodle(UPT), acessível em: http://elearn.uportu.pt/login/index.php

Bibliografia Complementar

- Frank, R. H. (2013) - Microeconomia e Comportamento 8ª Ed. McGraw Hill.
- Mankiw, G. (2017) - Principles of Economics (8th ed.), Cengage Learning.
- Nicholson,W.; Snyder, C. (2016) - Microeconomic Theory-Basic Principles and Extensions, 12th ed. Cengage Learning.
- Varian, H. (2014) – Intermediate Microeconomics: a modern approach, 9th ed. W.W. Norton & Company.

Planificação Semanal

Semana 1-5: Cap. I. Teoria do produtor de longo prazo.
Semana 6-10: Cap. II. Teoria dos custos de curto e longo prazo.
Semana 11-15: Cap. III. Estruturas de mercado.

Coerência do programa para com os objetivos

O conteúdo programático 1 visa alcançar o primeiro objetivo definido. Os conteúdos programáticos 1, 2 e 3 pretendem alcançar o segundo objetivo definido.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia do tipo expositiva contribui para alcançar os dois objetivos definidos. A metodologia do tipo interrogativa e a resolução de exercícios reforçam os dois objetivos definidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)