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Engenharia de Software 2018/2019

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a UC, o estudante deverá ser capaz de compreender o papel da Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de sistemas informáticos; conhecerá e saberá usar métodos e ferramentas de desenvolvimento de software, cobrindo em particular as fases de desenho e testes do produto final, tendo como objetivo fundamental a garantia da qualidade e da produtividade dos projetos. O estudante deverá, ainda, melhorar as competências de comunicação escrita e oral, gestão de tempo e trabalho em equipa.
Concretamente:
1.Desenhar a arquitetura de um sistema;
2.Conhecer e saber aplicar padrões no desenvolvimento de um sistema;
3.Construir especificações de desenho usando ferramentas e técnicas de UML;
4.Conhecer e saber aplicar boas práticas de desenho de interfaces;
5.Elaborar e executar planos de teste;
6.Utilizar ferramentas automáticas de modelação de sistemas informáticos;
7.Desenvolver software com bons padrões de qualidade;
8.Funcionar como equipa de desenvolvim

Pré-Requisitos Recomendados

Disciplinas: Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento de SI
Conceitos de análise orientada a objetos usando UML; programação em Java

Método de Ensino

As aulas são de dois tipos: teórico-práticas com exposição, demonstração e discussão dos temas abordados, e práticas laboratoriais para realização de trabalhos práticos e para treino das técnicas ensinadas.
Privilegiar-se-ão estratégias de aprendizagem ativa (TBL), com o objetivo de garantir um maior empenho dos estudantes.

Conteúdos Programáticos

1. A importância da Engenharia de Software
2. A fase de desenho do processo de DSI
3. Arquiteturas de Software
4. Desenho orientado a objetos usando UML
5. Desenho de interface
6. Utilização de padrões no desenvolvimento de software
7. Verificação, validação e teste de sistemas de software
8. Gestão da Qualidade: introdução à norma ISO 9001, na ótica do desenvolvimento de software.
9. Utilização de ferramentas automáticas de modelação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Ian Sommerville; Software Engineering (9th edition), Addison-Wesley, 2011. ISBN: 9780137035151
Nunes, M. e O’Neill, H., Fundamental de UML, FCA, 2ª ed., 2004
Eric e Elisabeth Freeman, Head First Design Patterns, O’Reilly, 2004
Paul Ammann and Jeff Offutt, Introduction to Software Testing, Cambridge University Press, 2016, ISBN: 978-1-107-17201-2.
http://ocw.mit.edu/OcwWeb/web/home/home/index.htm
http://www.git-scm.com/book
http://fit.c2.com/
http://www.fitnesse.org/

Bibliografia Complementar

Gamma, E., et al., Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995
Ilene Burnstein, Practical Software Testing: A Process-Oriented Approach, Springer Professional Computing, 2003, ISBN-13: 978-1441928856
Design patterns explained : a new perspective on object-oriented design / Alan Shalloway, James R. Trott, Addison-Wesley, 2005
http://www.devx.com/
https://www.w3.org/

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação
Semana 2
A importância da ES
SEminário: UX - User Experience
Semana 3
A fase de desenho do processo de DSI
Arquiteturas de Software
Semana 4
Desenho orientado a objetos usando UML
Semana 5
Desenho orientado a objetos usando UML
Desenhar BD e UML
Semana 6
Utilização de ferramentas automáticas de modelação
Seminário
Semana 7
Desenho de interface
Semana 8
Trabalho prático
Semana 9
Utilização de padrões no desenvolvimento de software
Semana 10
Utilização de padrões no desenvolvimento de software
Trabalho prático
Semana 11
Seminário
Verificação, validação e teste de sistemas de software
Semana 12
Verificação, validação e teste de sistemas de software
Semana 13
Verificação, validação e teste de sistemas de software
Mini-teste.
Semana 14
Gestão da Qualidade: introdução à norma ISO 9001, na ótica do desenvolvimento de software.
Semana 15
Apresentação dos trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

Os 2 primeiros tópicos permitem que o estudante seja capaz de compreender o papel da Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de sistemas informáticos. O tópico 3 permitirá desenhar a arquitetura de um sistema. Para que os estudantes saibam construir especificações de desenho usando ferramentas e técnicas de UML, serão estudados os modelos de UML a usar nesta fase (tópico 4). Serão estudadas ferramentas automáticas de modelação para suporte ao desenho destes modelos (tópico 9). O tópico 5 contribuirá para a aplicação de boas práticas de desenho de interfaces. O tópico 6 permitirá ao estudante conhecer e saber aplicar padrões no desenvolvimento de um sistema. O tópico 7 contribuirá para o estudante elaborar e executar planos de teste. O tópico 8 sensibilizará o estudante para questões de qualidade do software.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas teórico-práticas permitem a compreensão dos conceitos fundamentais sobre relacionados com todos os objetivos. As aulas práticas destinam-se a que os alunos resolvam problemas e realizem projetos onde aplicam esses conhecimentos, apercebendo-se das dificuldades práticas da sua aplicação, e cimentando os conceitos teóricos. Utilizar -se-á a Aprendizagem Baseada em Equipas para compreensão do conceito e importância da Engenharia de Software

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável Sim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
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