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Economia Política 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Caraterizar a Economia Política como ciência social e conhecer a evolução histórica do seu significado.
2. Definir o objeto e os princípios fundamentais da Ciência Económica.
3. Compreender o âmbito da Macroeconomia, o sistema atual de medição da atividade económica, e as principais variáveis de referência para o macroeconomista.
4. Compreender as noções básicas do funcionamento dos mercados em concorrência perfeita, bem como as consequências para os mercados da intervenção estatal.
5. Conhecer os principais contributos para a evolução do pensamento económico na Modernidade.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

As aulas teóricas serão essencialmente expositivas. Adicionalmente, será incentivada a participação dos
alunos através de debates, expressão da opinião e da análise de obras de referência e de outros documentos relevantes. Para além destes, introudizr-se-á a análise de dados quantitativos, nomeadamente de natureza macroeconómica, que auxiliem a compreensão dos conteúdos programáticos.
Nas aulas práticas, será privilegiada a aplicação dos conhecimentos teóricos através da resolução de exercícios, numa lógica de complementaridade.
Paralelamente, incentiva-se o estudante à pesquisa e promove-se o seu estudo autónomo.

Conteúdos Programáticos

I. A Economia Política e o objeto da Ciência Económica
II. Macroeconomia
III Microeconomia
IV. A evolução do pensamento económico

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Samuelson, Paul e Nordhaus, William. (2009) Economia. Lisboa: McGraw-Hill, 19ª edição.
Buchholz, Todd G. 2007. New ideas from dead economists: An introduction to modern economic thought: Penguin.

Bibliografia Complementar

Blaug, Mark. 1989. História do Pensamento Económico. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Lda
Backhouse, Roger E. 2002. The Penguin history of economics. London: Penguin UK.
North, Douglass C. 1990. Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Mankiw, N. Gregory. (2014) Introdução À Economia. São Paulo: Cengage Learning. Tradução da 6ª Edição Norte-americana.

Planificação Semanal

Aulas teóricas
Aula 1:
Apresentação: objetivos, programa, avaliação e bibliografia
Aula 2:
I. A Economia Política e a Ciência Económica
1.1. Introdução e motivação.
1.2 Objeto, significado e evolução histórica
Aula 3:
1.3 Os Princípios Fundamentais da Economia
Aula 4:
IV. A evolução do pensamento económico
4.1. Adam Smith
Aula 5:
4.2. A economia política clássica, 1790-1870
4.2.1 O Utilitarismo
4.2.2 Malthus e David Ricardo
Aula 6:
4.3. A economia Marxiana
Aula 7:
4.4 A revolução marginalista
4.4.1 O conceito da utilidade marginal e o princípio da maximização individual
4.4.2 A produtividade marginal e o preço dos fatores
4.4.3 O equilíbrio geral de Walras
Aula 8:
4.5 A economia Marshalliana e o pensamento neoclássico
Aula 9:
4.6 A teoria económica do bem-estar
4.6.1 A optimalidade de Pareto
4.6.2 A teoria do bem-estar de Pigou
4.6.3 Uma aplicação: O Desafio das Alterações Climáticas
Aula 10:
4.7 A Revolução Keynesiana
Aula 11:
4.8 Milton Friedman, e o monetarismo versus o Keynesianismo
Aula 12:
4.9 A teoria da “Escolha Pública”
Aula 13
4.10 As “Expetativas Racionais” versus a Economia Comportamental
Aula 14:
4.11 Institucionalismo
4.11.1 O papel das instituições no crescimento económico
4.11.2 Direitos de propriedade e o Estado de Direito
Aula 15:
4.12 Institucionalismo (cont.)

Aulas práticas:
II - Macroeconomia
Aula 1: A Macroeconomia
Aula 2: Oferta e Procura Agregada
Aula 3: Medida da Atividade Económica
Aula 4: Consumo e Investimento
Aula 5: Ciclo Económicos e Procura Agregada
Aula 6: Moeda e Sistema Financeiro
Aula 7: Política Monetária e Económica

III - Microeconomia
Aula 8: Lei da Procura e Curva da Procura
Aula 9: Lei da Oferta e Curva da Oferta
Aula 10: Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
Aula 11: Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
Aula 12 Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
Aula 13 Elasticidade-Preço da Procura e Elasticidade-Preço da Oferta
Aula 14 Intervenção Estatal – Impostos, Subsídios e Fixação de Preços
Aula 15 Intervenção Estatal – Impostos, Subsídios e Fixação de Preços

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos foram preparados para dar resposta aos objetivos identificados para a unidade curricular. Nesse sentido, a lecionação do capítulo I dos conteúdos promoverá os objetivos 1 e 2. Os capítulos 2 e 3 darão resposta aos objetivos 3 e 4, respetivamente; finalmente, no capítulo 4 visa-se o objetivo 5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Com o intuito de alcançar os objetivos 1 a 4, as aulas consistirão maioritariamente no método expositivo, dentro do qual os alunos terão espaço para debate e comentário de textos previamente fornecidos e especialmente relevantes para as temáticas em análise. Os conteúdos que assim o justifiquem, principalmente os referentes aos objetivos 2 e 3, serão reforçados com uma componente mais prática de resolução de exercícios. Para todos os objetivos, os alunos terão que realizar estudo autónomo e consolidar as suas aprendizagens através do debate devidamente acompanhado e estruturado em aula.

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