Como chegar
|
Contactos

Modelação de Negócio 2018/2019

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Descrever o ciclo BPM de intervenção nas organizações, com base no CBOK da ABPMP
Modelar um processo de negócio
Analisar um processo de negócio
Desenhar (melhorar) um processo de negócio

Estes objetivos contribuem diretamente para o cumprimento dos objetivos do curso em geral, mas em particular para os que apontam para que os licenciados em GSI deverão ter um papel essencial na gestão de projetos de SI e no redesenho de processo de negócios.

Pré-Requisitos Recomendados

Código da UC no Moodle: DCT-372-1448 Modelação de Negócio

Método de Ensino

Introdução e síntese dos conteúdos programáticos com base nos métodos expositivo e interrogativo em ambiente interativo.
Aprendizagem pela realização e discussão de exercícios práticos sobre notação e técnicas de modelação, análise e desenho de processos, num contexto colaborativo assente em grupos de trabalho e discussão plenária entre todos os grupos.
Aprendizagem pela discussão em grupo e em plenário de trabalhos.
Apresentação de trabalhos pelos alunos.

Conteúdos Programáticos

Introdução ao BPM
Modelação de processos
Análise de processos
Desenho de processos
Transformação de processos
Tecnologia de processos
Arquitetura de processos
Gestão do desempenho de processos
Organização e gestão de processos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

BPM CBOK v3 Association of Business Process Management Professionals, 2013, ISBN-13: 978-1490516592, ISBN-10: 149051659X
Business Process Model and Notation (BPMN), OMG Document Number: formal/2011-01-03 Standard document URL: http://www.omg.org/spec/BPMN/2.0

Bibliografia Complementar

A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge® (BABOK® Guide), V3, IIBA 2015; ISBN-13: 978-1-927584-03-3 (PDF and EBook)
J. vom Brocke and M. Rosemann (eds.), Handbook on Business Process Management 1 and 2, International Handbooks on Information Systems, DOI 10.1007/978-3-642-00416-2_4, # Springer-Verlag Berlin Heidelberg 2010

Planificação Semanal

Semanas 1, 2, 3
Introdução ao BPM
Notação BPMN (exercícios em grupo)

Semanas 4, 5, 6, 7, 8
Tecnologia de processos
Modelação de processos (trabalho em grupo)
Gestão do desempenho de processos

Semanas 9, 10, 11
Análise de processos (trabalho em grupo)
Transformação de processos

Semanas 12, 13, 14
Desenho de processos (trabalho em grupo)
Arquitetura de processos

Semana 15
Organização e gestão de processos
Apresentação e discussão do trabalho final dos grupos de trabalho

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos foram definidos em consonância com o BPM CBOK v3 da ABPMP, indo ao encontro dos objetivos que referem "Descrever o ciclo BPM, com base no CBOK da ABPMP"

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

1.O objetivo "Descrever o ciclo BPM" será adquirido com base no contributo de todos os módulos indicados nos conteúdos programáticos, que proporcionam uma visão alargada sobre os vários temas e ao mesmo tempo informação mais detalhada sobre técnicas e abordagens mais importantes.

A discussão dos temas e os exercícios práticos sobre notação e técnicas de modelação, análise e desenho de processos permitirão uma assimilação mais efetiva dos conceitos.

2.Os objetivos restantes, relativos a "Modelar, analisar e desenhar processos de negócio", serão suportados pelos módulos onde se realizarão exercícios sobre notações e técnicas de modelação, análise e desenho de processos, num contexto colaborativo assente em grupos de trabalho e discussão plenária entre todos os grupos.

A utilização de uma organização real, com entrevistas aos seus colaboradores, para estudo dos processos pelos alunos, proporcionará um experiência com uma realidade organizacional real.

A apresentação dos resultados de cada grupo reforçará a capacidade de argumentação de cada aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSim 
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)