Como chegar
|
Contactos

Seminário de Investigação 2018/2019

  • 15 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O objetivo desta UC é dotar os doutorandos das competências necessárias à elaboração do seu projeto de tese, que estará na base na investigação realizada ao longo da UC Tese, que decorre no 2º e 3ª anos do ciclo de estudos.
Concluída esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
i. Elaborar questões de investigação em ciências empresariais
ii. Realizar o desenho de uma investigação em ciências empresariais
iii. Elaborar revisões de literatura
iv. Apresentar e discutir projetos de pesquisa
v. Proceder ao ajustamento metodológico
vi. Escrever textos académicos
vii. Apresentar trabalhos académicos

Pré-Requisitos Recomendados

n.a

Método de Ensino

De forma a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC usa as seguintes abordagens pedagógicas:
- apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas nas ciências empresariais
- análise e discussão de artigos relevantes
- workshops com oradores convidados, docentes/investigadores de universidades nacionais e estrangeiras
- sessões de apresentação e discussão dos projetos de doutoramento dos alunos (em formato de workshop)
- sessões de pesquisa bibliográfica em laboratório de informática
- fórum de discussão na plataforma moodle
O projeto de investigação será avaliado pela Comissão de Acompanhamento da Tese.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: estratégias de produção de conhecimento científico em ciências empresariais
2. O problema e a questão de investigação
3. A revisão da literatura
4. Desenho da pesquisa
5. Contributos teóricos e práticos da pesquisa
6. Ajustamento metodológico
7. Comunicação de trabalhos científicos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Alvesson, M & Sandberg (2011) Generating research questions through problematization. Acad of Manag Review,36:247-271
Bryman, A & Bell, E (2015) Business Research Methods, 4/e, OUP.
Creswell, JW (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches,4/e.Sage
Easterby-Smith, M, Thorpe, R, Jackson, PR and Jaspersen, LJ (2018) Management and Business Research, 6/e, Sage
Edmondson, AC & McManus, SE (2007) Methodological fit in management field research. Acad of Manag Review, 32:1155-1179
Øvretveit, J (2008) Writing a scientific publication for a management journal. J of Health Organization and Manag, 22:189-206
Scandura, T & Williams, E (2000) Research methodology in management: Current practices, trends, and implications. Acad of Manag Journal, 43:1248-1264
Van de Ven, A. H., & Johnson, P. E. (2006). Knowledge for theory and practice. Academy of management review, 31(4), 802-821.

Bibliografia Complementar

Day, R. A. (2006). How to write and publish a scientific paper (6ª Ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Field, A & Hole, G (2007) How to Design and Report Experiments, Sage
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2008). Research Methods for Business Students (5th. Edition). Essex: Pearson Education.
Sousa, M., & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios. Lisboa: Pactor.

Planificação Semanal

a definir

Coerência do programa para com os objetivos

O primeiro ponto dos conteúdos programáticos contribui para a concretização de todos os objetivos de aprendizagem,
dada a sua natureza introdutória.
O segundo ponto dos conteúdos programáticos corresponde aos objetivos de aprendizagem 1 e 4.
O terceiro ponto dos conteúdos programáticos corresponde aos objetivos de aprendizagem 2 e 4.
O quarto ponto dos conteúdos programáticos corresponde aos objetivos de aprendizagem 3 e 4.
O quinto ponto dos conteúdos programáticos corresponde aos objetivos de aprendizagem 4, 6 e 7.
O sexto ponto dos conteúdos programáticos corresponde ao objetivo de aprendizagem 5.
O sétimo ponto dos conteúdos programáticos corresponde aos objetivos de aprendizagem 4, 6 e 7.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A maioria das aulas utilizará estratégias ativas-participativas de aprendizagem, baseadas no debate em grupo, partilha e discussão pelos pares e resolução de problemas concretos. A componente expositiva será reduzida, visando apenas introduzir conceitos e métodos usados na investigação em ciências empresariais. As apresentações e discussões em sala, nomeadamente em formato de workshop, possibilitarão a interação frequente com os alunos e entre pares, com vista a estimular o seu pensamento crítico, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e a apresentar e defender projetos de investigação. A análise e discussão de artigos académicos relevantes visa estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de desenvolverem projetos de investigação e produzirem textos académicos. As aulas de pesquisa bibliográfica em laboratório informático visam promover competências de pesquisa essenciais à realização de revisões de literatura.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)