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Gestão da Inovação e do Conhecimento 2018/2019

Objetivos

1. Discutir a relevância da inovação enquanto atividade e prática de gestão e enquanto factor essencial de competitividade das empresas
2. Avaliar e interpretar processos de inovação;
3. Interpretar, relacionar e operacionalizar os diferentes modelos de inovação;
4. Formular estratégias de inovação;
5. Avaliar, comparar e desenhar diferentes estratégias de gestão do conhecimento e de proteção da propriedade intelectual;
6. Utilizar, desenhar e implementar ferramentas de gestão da inovação para mapear e medir as atividades inovadoras;
7. Avaliar, desenhar e implementar estratégias de comercialização e transferência de tecnologia;
8. Desenvolver capacidade de investigação sobre temas de inovação atendendo ao estado da arte e às tendências e futuras neste campo de investigação

Pré-Requisitos Recomendados

n.a

Método de Ensino

As sessões são sobretudo teórico-práticas e baseiam-se em 3 vertentes de ensino: i) exposição dos conceitos e teorias fundamentais, baseada em diapositivos e com o recurso a exemplos de carácter prático e/ou artigos científicos, procurando a participação dos estudantes; ii) discussão de artigos científicos orientando os estudantes para a elaboração de um trabalho de investigação; iii) aplicação prática através de estudos de caso e seminários com investigadores da área e com empresários para que se processe efetivamente a transferência de conhecimento e processos de inovação entre universidade e empresas.

Conteúdos Programáticos

1. Inovação: conceitos e tipologias
2. Modelos de inovação
3. Análise Estratégica da Inovação e da Tecnologia?
4. Gestão de projetos de I&D e de inovação
5. Gestão do conhecimento e a propriedade intelectual
6. Transferência de tecnologia e de inovação
7. Instrumentos e medidas de avaliação da inovação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Chesbrough, H., Vanhaverbeke, W. & West, J. (Ed.)(2014) New Frontiers in Open Innovation, Oxford University Press.
Fagerberg, J, Martin, B.R. & Andersen, E.S. (2013) Innovation Studies Evolution and Future Challenges, Oxford University Press.
Jolly, A. (2013), The Innovation Handbook: How to Profit from Your Ideas, Intellectual Property and Market Knowledge. Kogan Page
Hall, B. & Rosenberg, N. (eds.) (2010) Handbook of the Economics of Innovation, Amesterdam, Elsevier.
Massingham, P.(2018), Knowledge Management - Theory in Practice, Sage.
Mokyr, J. (2001), The Gifts of Athena, Princeton University Press.

Bibliografia Complementar

Christiansen, J. (2000) Building the Innovative Organization: Management Systems that Encourage Innovation, Palgrave.
Conway, S. & Steward, F. (2009) Managing and shaping innovation, Oxford University Press.

Planificação Semanal

a definir

Coerência do programa para com os objetivos

O primeiro tópico dos conteúdos programáticos contribui para a realização dos objetivos de aprendizagem 1 e 2.
O segundo tópico dos conteúdos programáticos contribui para a realização dos objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3.
Os terceiro e quarto e tópicos dos conteúdos programáticos contribui para a realização do objetivo de aprendizagem 4.
O quinto tópico dos conteúdos programáticos contribui para a realização do objetivo de aprendizagem 5.
O sexto tópico dos conteúdos programáticos contribui para a realização do objetivo de aprendizagem 6.
O sétimo tópico dos conteúdos programáticos contribui para a realização do objetivo de aprendizagem 7.
Todos os tópicos dos conteúdos programáticos permitem a concretização do objetivo de aprendizagem 8.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A definição das metodologias de ensino e de avaliação resulta dos objetivos de aprendizagem definidos. Neste sentido, adotar seão as ferramentas e recursos que permitam conduzir o processo de construção da aprendizagem pelos estudantes, orientando esta aquisição de conhecimentos.
A utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem procura facilitar que o estudante relacione conteúdos teóricos com a prática e a resolução de problemas, descritos nos objetivos 1 a 8.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSim 
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