Como chegar
|
Contactos

Metodologia de Investigação 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

(UC obrigatória para realização de Dissertação no 2.º ano)

Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:

1. Compreender a natureza da investigação científica;
2. Conceber um projeto de investigação, reconhecendo os princípios da ética científica;
3. Conhecer e usar as principais fontes de informação na área científica;
4. Proceder à pesquisa e à gestão bibliográfica do projeto de investigação, usando software adequado;
5. Estruturar e elaborar uma revisão da literatura;
6. Escrever um texto científico e comunicar adequadamente os resultados da investigação;
7. Identificar e aplicar métodos de recolha de dados, em investigação quantitativa ou qualitativa;
8. Analisar e interpretar dados quantitativos ou qualitativos (com recurso ao software adequado).

Pré-Requisitos Recomendados

.

Método de Ensino

É adotada uma metodologia mista, aplicando métodos expositivos, para a apresentação inicial das matérias, e participativos, para estimular a construção autónoma das aprendizagens. Em cada aula são realizados trabalhos (individuais/grupo) que incluem a leitura, a análise formal e de conteúdo e a discussão de textos, bem como a realização de exercícios, privilegiando-se a autodescoberta e a discussão coletiva, de forma a sedimentar os conhecimentos obtidos a partir da solução de problemas. Serão ainda organizados seminários.
A avaliação é contínua e composta por vários elementos que visam cobrir a totalidade dos conteúdos programáticos:
Parte I
- participação: 10%
- poster (grupo): 5%
- revisão da literatura (grupo): 20%
Parte II
- participação: 15%
- projeto de investigação (individual): 20%
Parte III
A - recolha e análise de dados qualitativos: 30%
B - realização de questionário e tratamento no SPSS: 30%
Os alunos com estatuto e internacionais substituem a participação por um teste.

Conteúdos Programáticos

Parte I
1. Introdução à investigação em Ciências Empresariais;
2. Desenho e construção de um projeto de investigação
3. Fontes de informação para a investigação em Ciências Empresariais.
4. Normas e estilos de citação e programas de gestão bibliográfica;
5. A escrita e publicação de artigos científicos. Organização formal e revisão da literatura.

Parte II
6. Tradições de investigação em Ciências Empresariais.
7. Formulação do Problema
8. Desenho da pesquisa
9. Questões éticas

Parte III
A. Análise qualitativa
10. Recolha de dados qualitativos
11. Análise de dados qualitativos usando o software NVivo
12. Análise de redes sociais usando o software Gephi
B. Análise quantitativa
10. Estatística Descritiva: 1)Distribuições de Frequências e suas representações gráficas. 2)Medidas descritivas: medidas de localização; medidas de dispersão; medidas de assimetria e de achatamento. 3) Correlação e Regressão Simples.
11. Utilização do software estatístico SPSS.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bryman, A. and Bell, E. (2015). Business Research Methods (4/E). Oxford University Press.
Creswell, J.W. (2014). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. (4/E). Sage.
Day, R. A. (2006). How to write and publish a scientific paper. (6/E). Cambridge University Press.
Easterby-Smith, M., Thorpe, R., Jackson, P.R. & Jaspersen, L.J. (2018). Management & Business Research (6/E). Sage.
Maroco, J. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics (6/E). ReportNumber.
Murteira, B., Ribeiro, C. R., Silva, J. A., Pimenta, C. & Pimenta F. (2015) Introdução à Estatística (3/E). Escolar Editora.
Baptista, C.S. & Sousa, M.J. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios. Pactor.

Bibliografia Complementar

Field, A. (2013). Discovering statistics using BM SPSS Statistics. 4th Edition. Sage.
Fortin, M. F. (2003). O processo de investigação: da concepção à realização (3ª. Ed.). Loures: Lusociência.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica (7ª. Ed.). São Paulo: Atlas.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2008). Research Methods for Business Students (5th. Edition). Essex: Pearson Education.

Planificação Semanal

a definir

Coerência do programa para com os objetivos

CP1 – OA1
CP2 – OA2
CP3 – OA3, OA4
CP4 – OA4, OA5
CP5 – OA5, OA6
CP6 – OA1, OA2
CP7 – OA2
CP8 – OA2, OA7
CP9 – OA2
CP10A – OA7
CP10B – OA7, OA8
CAP11 A – OA8
CAP11B – OA8
CAP12 – OA7, OA8

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Todos os objetivos são alcançados através da combinação da exposição teórica com a leitura, análise e discussão de textos exemplificativos e de alguns exercícios práticos, de forma participativa, isto é,
elaborados e discutidos por todos, recorrendo a processos de autodescoberta e discussão na aula de dificuldades e sucessos. Para o 2º objetivos desenvolve-se um trabalho individual permitindo esboçar um projeto de investigação ficcionado. Para o 5º objetivo desenvolvem-se trabalhos de grupo, permitindo a aplicação dos conhecimentos obtidos.
A realização de seminários visa promover os objetivos 3, 4 e 5.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)