Como chegar
|
Contactos

Inovação e Empreendedorismo 2018/2019

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Justificar a importância da inovação para a competitividade;
2. Justificar a importância do empreendedorismo para a criação de riqueza e emprego
3. Dominar um conjunto de conceitos e ferramentas para criar e desenvolver negócios inovadores;
4. Analisar e interpretar diferentes processos de inovação;
5. Mapear e medir as atividades inovadoras;
6. Interpretar e relacionar os diferentes modelos de inovação;
7. Explicar a relevância da gestão do conhecimento nas empresas;
8. Avaliar e comparar as diferentes estratégias de proteção da propriedade intelectual;
9. Explicar os principais tipos de empreendedorismo e seus determinantes;
10.Comunicar a ideia e o negócio aos potenciais investidores;
11. Compreender e discutir os principais debates e desafios recentes na gestão da inovação.

Pré-Requisitos Recomendados

.

Método de Ensino

É adotada uma metodologia mista, aplicando métodos expositivos e métodos participativos de maneira a estimular a construção autónoma das aprendizagens. Em cada aula são realizados trabalhos individuais ou de grupo que incluem a discussão de textos e a discussão de casos práticos distribuídos pela docente e da análise de informação diversa (nomeadamente estatísticas). Serão ainda realizadas as apresentações dos trabalhos pelos alunos. Serão ainda realizadas sessões no âmbito do programa "On the road".
Para os alunos de do Mestrado em Gestão, a avaliação é constituída por:
- escrita de um artigo sobre um dos conteúdos programáticos (individual): 25%
- análise e discussão de um caso: 20%
- participação nas atividades e debates nas aulas: 15%
- participação no programa "on the road": 15%
- teste final: 25%
Para os alunos do mestrado em Marketing e Negócios Digitais, a avaliação é constituída por:
- artigo: 30%
- caso: 25%
- participação: 20%
- teste: 25%

Conteúdos Programáticos

1. Introdução e conceitos centrais
1.1. Inovação, Invenção e Criatividade
1.2. Relevância da inovação
1.3. Inovação e empreendedorismo
1.4. Tipos de inovação
1.5. Inovação e conhecimento
1.6. Indicadores de inovação

2. O processo de inovação: criação, entrega e captura de valor
2.1. Modelos lineares versus modelos sistémicos
2.2. A empresa inovadora e a gestão do processo de inovação
2.3. Fontes de inovação
2.4. Modelos de negócio
2.5. Proteção da propriedade intelectual

3. Empreendedorismo e desenvolvimento do negócio
3.1. Comportamento empreendedor
3.2. Oportunidade e capital social
3.3. Crescimento e transformação do negócio
3.4. Financiamento de projetos inovadores

4. Debates e desafios recentes
4.1. Inovação aberta e redes de inovação
4.2. Disrupção, mudança tecnológica e modelos de negócio
4.3. Inovação e empreendedorismo social
4.4. Sustentabilidade, eco-inovação e economia circular
4.5. Transformação digital

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Artigos distribuídos (moodle) para análise e discussão.

Audretsch, D. B., Falck, O., Heblich, S. & Lederer, A. (2011), Handbook of Research on Innovation And Entrepreneurship, Edward Elgar.

Bessant, J. & Tidd, J. (2015), Innovation and Entrepreneurship, 3rd Edition, Chichester, Wiley.

Tidd, J. & Bessant, J. (2013), Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 5th edition, Chichester, Wiley

Bibliografia Complementar

Bygrave, W. & Zacharakis, A. (2014); Entrepreneurship – 3rd edition, John Wiley & Son.

Chesbrough, H. (2006), Open Innovation. The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press.

Hall, B. & Rosenberg, N. (eds.) (2010), Handbook of the Economics of Innovation, Amesterdam, Elsevier.

Planificação Semanal

29.Out. 2018 - Apresentação; 1.1. Inovação, Invenção e Criatividade

30.Out. 2018 - 1.2. Relevância da inovação; 1.3. Inovação e empreendedorismo

5. Nov. 2018 - 1.4. Tipos de inovação; 1.5. Inovação e conhecimento
Leitura prévia: Manual de Oslo

6. Nov. 2018 - 1.6. Indicadores de inovação; 2.1. Modelos lineares versus modelos sistémicos
Leitura prévia: Adams et al (2006)

12. Nov. 2018 - 2.1. Modelos lineares versus modelos sistémicos; 2.2. A empresa inovadora e a gestão do processo de inovação
Leitura prévia: Caraça et al (2009)

13. Nov. 2018 - 2.2. A empresa inovadora e a gestão do processo de inovação; 2.3. Fontes de inovação
Leitura prévia: Teece (2006)

20. Nov. 2018 - 2.4. Modelos de negócio, 2.5. Proteção da propriedade intelectual
Leitura prévia: Walsh et al (2016)

26. Nov. 2018 e 27. Nov. 2018 - Programa "on the road"

3. Dez. 2018 - 3. Empreendedorismo e desenvolvimento do negócio
Leitura prévia: Eckhardt & Sane (2003) OU Eisenhardt & Martin (2000)

4. Dez. 2018 a 18. Dez. 2018 - 4. Debates e desafios recentes: apresentação e discussão dos casos

28. Jan. 2019 - Seminário

Coerência do programa para com os objetivos

CP1 - OA1, OA2, OA3, OA5
CP2 - OA3, OA4,OA6, OA7, OA8
CP3 - OA3, OA9, OA10
CP4 - OA11

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Todos os objetivos são alcançados através da combinação da exposição teórica com a leitura, análise e discussão de textos e de alguns casos práticos, de forma participativa, isto é, elaborados e discutidos por todos, recorrendo a processos de autodescoberta e discussão na aula. Para o 11º objetivo desenvolvem um trabalhos de grupo de análise e discussão de um caso de estudo, permitindo a aplicação dos conhecimentos obtidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)