Como chegar
|
Contactos

Sociedade da Informação e do Conhecimento 2018/2019

  • 3 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
i. Explicar a influência das tecnologias de informação na sociedade, nas organizações, nas comunidades e a nível individual
ii. Descrever as tendências e perspetivas de evolução das tecnologias de informação no contexto da licenciatura
iii. Analisar as vantagens da utilização das diferentes tecnologias de informação no contexto da licenciatura
iv. Conhecer as aplicações das tecnologias de informação na resolução de problemas em vários setores de atividade
v. Compreender os aspetos sociais, éticos e legais da utilização das TI em diferentes contextos
vi. Utilizar as ferramentas de suporte ao trabalho a desenvolver no contexto da licenciatura.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Nas aulas Seminário utiliza-se o método expositivo-ativo para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com o visionamento de videos e a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Algumas aulas de Seminário serão reservadas para apresentações de empresas visando os tópicos lecionados e, em particular, de soluções e aplicações de TI utilizadas no mercado.
Nas aulas TP, utiliza-se uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1. As Tecnologias da Informação (TI) na sociedade da informação e conhecimento
1.1. Perspetivas sobre os impactos das TI
1.2. Alteração das estruturas organizacionais e hábitos
1.3. A importância da informação
1.4. As TI estão a realizar funções anteriormente desempenhadas por seres humanos
2. Infraestruturas de TI
2.1. Componentes da infraestrutura de hardware
2.2. Plataformas de sofware
2.3. Plataformas móveis
2.4. Internet e redes de computadores
3. Aspetos sociais, éticos e legais das TI
4. Tecnologias emergentes e disruptivas
5. Ferramentas de suporte ao trabalho no contexto da licenciatura

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Laudon, K. e Laudon, E. (2017) Management Information Systems – Managing the Digital Firm, 15th Edition, Person Edition Education Limited, England.
Williams, B. e Sawyer, S. C. (2015) Using Information Technology, 11/e, McGrawHill Higher Education.

Eckstein J and Schultz B (2018) Introductory Relational Database Design for Business, with Microsoft Access, John Wiley & Sons.
Martins, A. (2017) Excel Aplicado à Gestão, 4ª. Edição, Edições Sílabo.
Peres, P. (2011) Excel Avançado, 3ª. Edição, Edições Sílabo.

Planificação Semanal

A planificação semanal está disponível na área da unidade curricular de cada curso no Moodle.

Coerência do programa para com os objetivos

O obj. (i) é endereçado pelo ponto (1) do programa. O obj. (ii) é visado pelo ponto (2), uma vez que o aluno ficará a conhecer as características diferenciadoras dos diferentes tipos de infraestrs. TI existentes. O obj. (vi) é assegurado por (3), uma vez que o aluno conseguirá identificar as implicações éticas e legais inerentes à utilização das TI em diferentes contextos. O ponto (4) contribuirá para a satisfação dos objs (iii), (iv) e (v), dado que o aluno conseguirá, numa 1ª. fase, reconhecer as tendências e perspetivas de evolução das TI. O aluno compreenderá ainda as vantagens da utilização dessas tecnologias em vários setores de atividade, identificando aplicações no endereçamento de problemas em vários domínios. Finalmente, o ponto (5) permitirá a concretização do obj. (vii) criando competências práticas através da realização de vários exercícios tipo e de um proj. prático que endereçará um problema organizacional no contexto da licenciatura.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos. A utilização de questões-resposta nessas apresentações e a discussão em sala de aula serão utilizados para a interação frequente com os alunos, com vista a estimular o seu pensamento crítico, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e de interiorizar os conceitos essenciais. A análise e discussão de artigos e casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações concretas e reais. O visionamento de vídeos e as apresentações por parte de empresas serão utilizados para os alunos obterem conhecimentos complementares de alguns tópicos lecionados, assim como de soluções e aplicações utilizadas no mercado. A resolução de exercícios práticos será utilizada para verificar a capacidade dos alunos de aplicarem os conhecimentos obtidos em situações reais de contextos organizacionais. O desenvolvimento do projeto prático tem como objetivo a aplicação das competências e conhecimentos adquiridos pelos alunos num contexto organizacional concreto e em ambiente colaborativo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)