Como chegar
|
Contactos

Sistemas de Informação 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

i. Descrever o conceito de Sistema de Informação (SI).
ii. Reconhecer o papel e o impacto dos SI nas organizações.
iii. Reconhecer e caraterizar tipos de SI.
iv. Reconhecer, caracterizar e selecionar o paradigma de desenvolvimento de Sistemas de Informação que melhor se adapta ao projeto a desenvolver.
v. Distinguir a aproximação estruturada da orientada a objetos no desenvolvimento de SI.
vi. Reconhecer, caraterizar e utilizar as melhores técnicas para identificar requisitos
vii. Reconhecer, no contexto do desenvolvimento de SI, a importância da modelação e especificação de requisitos
viii. Usar modelos ER
ix. Usar Diagramas de Caso de Uso
x. Desenvolver as capacidades de trabalho colaborativo

Pré-Requisitos Recomendados

Organização de Empresas.

Método de Ensino

Recorrer-se-á a diferentes estratégias da aprendizagem ativa, nomeadamente aula invertida, think-pair-share, discussão em grupo e inter-grupos, brainstorming, casos de estudo, método expositivo-ativo, seminários e casos práticos.
Paralelamente será desenvolvido um projeto interdisciplinar de grupo.

Conteúdos Programáticos

1. Sistema de Informação
1.1. Conceito de Sistema de Informação
1.2. A Importância dos Sistemas de Informação na Organização
1.3. O Papel das Tecnologias de Informação nos Sistema de Informação
1.4. O papel e o impacto dos SI/TI nas organizações
1.5. Tipos de Sistema de Informação
2. Paradigmas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
3. Identificação e especificação de requisitos
3.1. O Processo e técnicas de Identificação de Requisitos
3.2. Escrita de requisitos
3.3. Especificação de requisitos: Diagramas ER, Diagramas de Caso de Uso

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

• Laudon, K. e Laudon, E. (2017). Management Information Systems-Managing the Digital Firm, 15th edition, Person Edition Education Limited, England.
• Nunes, M. e O'Neill, H. (2004) Fundamental de UML - 7ª Edição, FCA Lisboa, Portugal.
• Sutherland, J. (2014). SCRUM: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo. Leya Editora, SP, Brasil.

Bibliografia Complementar

• Gallaugher J. (2018). Information Systems: A Manager's Guide to Harnessing Technology v6.0, FLATWORLD, Boston, MA, USA.
• Lopes, F.C., Morais, M.P. e Carvalho, A.J. (2009). Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Lidel Editora de Informática, Portugal.

Planificação Semanal

Semana 1
.Apresentação
Semana 2
.Conceito SI (e caraterística de um sistema); Importância dosSI
.Papel das TI nos SI
Semana 3
.Papel e impacto dos STI nas organizações
.Papel/impacto dos SI/TI nas organizações
Semana 4
.Paradigmas de desenvolvimento de sistemas de informação
.Seminário Scrum
Semana 5
O Processo e Técnicas de Identificação de Requisitos
Semana 6
.Identificação de requisitos - Entrevistas e Questionários - Caso Prático
.Identificação de requisitos - Entrevistas e Questionários - Caso Prático
Semana 7
.Identificação e escrita de requisitos - Estudo de Caso
.Identificação e escrita de requisitos - Estudo de Caso
Semana 8
.Modelação de Requisitos - Diagramas ER
.Modelação de Requisitos - Diagramas ER
Semana 9
.Modelação de Requisitos - Diagramas ER
.Modelação de Requisitos - Diagramas ER
Semana 10
.Diagramas de Caso de Uso
.Diagramas de Caso de Uso
Semana 11
Páscoa
Feriado
Semana 12
.Tipos SI
.ERP e Seminário ERP
Semana 13
.CRM, BI, ….
.Seminário CRM
Semana 14
.Revisões
.Teste
Semana 15
.Apresentação trabalho
.Apresentação trabalho

Nota 1: Esta planificação poderá sofrer alterações
Nota 2: Haverá um seminário (fora horário aulas) no dia 6 de março às 14.30

Coerência do programa para com os objetivos

A descrição do conceito de Sistemas de Informação, o reconhecimento do papel e impacto dos Sistemas de Informação nas Organizações e o conhecimento e caracterização dos Tipos de Sistemas de Informação são trabalhados no tópico 1 -Sistemas de Informação. O reconhecimento, caracterização e seleção do Paradigma de Desenvolvimento de Sistemas de Informação que melhor se adapta a um projeto e, a distinção entre a aproximação estruturada e orientada a objetos no DSI é conseguida através do tópico programático 2 -. Paradigmas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. O tópico 3 – Identificação e especificação de requisitos contribui para os objetivos (vi), (vii), (viii), (ix) e (x) uma vez que permitirá ao aluno selecionar e utilizar as melhores técnicas para identificar, escrever e especificar requisitos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para os objetivos de aprendizagem (i), (ii), (iii), (iv) e (v) recorrer-se-á a diferentes estratégias da aprendizagem ativa. Através de pesquisas e discussão em grupo e inter-grupos os alunos descreverão o conceito de sistema de informação e reconhecerão o papel dos sistemas de informação nas organizações. Através de leituras guiadas, visualização de vídeos e discussão em grupo e inter-grupos os alunos reconhecerão o impacto dos sistemas de informação nas organizações e conseguirão Identificar e caraterizar tipos de SI.
O método expositivo-ativo complementado com a resolução de casos práticos e think-pair-share serão utilizados para atingir os objetivos (vi) reconhecer, selecionar e utilizar as melhores técnicas para identificar os requisitos, (vii) reconhecer, no contexto do desenvolvimento de SI, a importância da modelação e especificação de requisitos e (viii) e (ix) usar modelos ER e Diagramas de Caso de Uso.
O projeto de grupo interdisciplinar permitirá a aplicação de uma forma integrada das competências em desenvolvimento, em ambiente colaborativo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)