Como chegar
|
Contactos

Desenvolvimento de Sistemas de Informação 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

i. Relembrar o posicionamento dos Sistemas de Informação na organização e a importância dos paradigmas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
ii. Caracterizar e usar a abordagem Ágil - SCRUM - no Desenvolvimento de Sistemas de Informação
iii. Definir e distinguir os objetivos da análise orientada a objetos
iv. Descrever os conceitos, técnicas e modelos associados à análise orientada a objetos
v. Usar os modelos de UML: Casos de Uso, Diagrama de Classes e Diagrama de Sequência
vi. Reconhecer e distinguir o conceito de metodologia e métodos de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
vii. Descrever e avaliar diferentes modelos de maturidade de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
viii. Usar ferramentas de Gestão e modelação de requisitos

Pré-Requisitos Recomendados

Recomenda-se a frequência das seguintes unidades curriculares:
i. Sistemas de Informação;
ii. Organização de Empresas;
iii. Programação Orientada a Objetos.

Método de Ensino

Recorrer-se-á ao método expositivo, pretendendo-se contudo a participação ativa dos estudantes através da interpelação direta entre o docente e os estudantes e vice-versa. Os estudantes resolverão também Casos de Estudo que os aproximem de situações do mundo real. O método demonstrativo será utilizado para demonstrar o funcionamento/operacionalização de uma ferramenta de gestão e modelação de requisitos. Paralelamente será desenvolvido um projeto interdisciplinar (Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Estruturas de Dado e Linguagens e Tecnologias Web) seguindo a abordagem PBL (Project Based Learning), cujo objetivo é a integração de diferentes conhecimentos, obtendo assim uma melhor compreensão da interligação das temáticas abordadas nas três UCs, e estimular o desenvolvimento de competências, nomeadamente o trabalho em equipa e o pensamento crítico.

Conteúdos Programáticos

1. Posicionamento dos sistemas de informação na organização; Paradigmas de desenvolvimento de sistemas de informação - Revisão
2. Metodologias Ágeis no DSI – SCRUM
3. Análise Orientada a Objetos
3.1. Conceitos gerais
3.2. Unified Modeling Language - UML
3.3. Diferentes modelos de UML: casos de uso, classes e sequência
4. Metodologia e métodos para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação
5. Modelos de maturidade do Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

. Dennis, A., Wixom, B. H. and Tegarden, D. (2015). Systems Analysis and Design with UML, 5th Edition, Wiley, USA.
. Lacey, M. (2016). The Scrum Field Guide: Agile Advice for Your First Year and Beyond, 2nd Edition, Addison-Wesley Signature Series (Cohn), USA.
. Lopes, F.C., Morais, M.P. e Carvalho, A.J. (2009). Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Lidel Editora de Informática, Portugal.
.Nunes, M. e O'Neill, H. (2004). Fundamental de UML - 7ª Edição, FCA Lisboa, Portugal.

Bibliografia Complementar

.CMMI Institute and Clear model (2018) CMMI Institute - the home of Capability Maturity Model Integration. Disponível em http://cmmiinstitute.com
.Object Management Group (2018) Introduction To OMG's Unified Modeling Language (UML). Disponível em http://www.omg.org/gettingstarted/what_is_uml.htm
.Object Management Group (2018). Unified Modeling Language: Superstructure - version 2.4.1. Disponível em http://www.omg.org
.Fowler, M. (2004) UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language, Addison-Wesley, USA.
Kruchten, P. (2004) The Rational Unified Process: An Introduction, Addison-Wesley, USA.

Planificação Semanal

emana 1
Apresentação; Objetivos; Avaliação e Bibliografia da UC
Semana 2
Posicionamento dos Sistemas de Informação nas Organizações; Paradigmas de desenvolvimento
Engenharia de Requisitos - Revisões
Semana 3
Metodologias Ágeis
Análise Orientada a Objetos; UML
Semana 4
Metodologias Ágeis
Diagramas de Caso de Uso - Casos Práticos
Semana 5
Defesa do Projeto - Componente #1
Diagramas de Caso de Uso - Casos Práticos
Semana 6
Teste Escrito #1
Descrição de Diagramas de Caso de Uso - Casos Práticos
Semana 7
Descrição de Diagramas de Caso de Uso - Casos Práticos
Diagrama de Classes - Casos Práticos
Semana 8
Diagrama de Classes - Casos Práticos
Diagramas de Sequência - Casos Práticos
Semana 9
Diagramas de Sequência - Casos Práticos
Casos Práticos Completos de UML
Semana 10
Casos Práticos Completos de UML
Semana 11
Defesa do Projeto - Componente #2
Discussão dos resultados do Projeto-componente #2
Semana 12
Métodos de DSI
Modelos de Maturidade
Semana 13
Modelos de Maturidade
Revisões
Semana 14
Teste Escrito #2
Projeto
Semana 15
Defesa de Trabalho - Final

Coerência do programa para com os objetivos

O tópico programático 1 permitirá ao estudante relembrar o posicionamento dos sistemas de informação na organização e a importância dos paradigmas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Tópico 2 permitirá caracterizar e usar a abordagem Ágil - SCRUM - no Desenvolvimento de Sistemas de Informação. O tópico 3 permitirá ao estudante definir e distinguir os objetivos da análise orientada a objetos, descrever os conceitos, técnicas e modelos associados à análise orientada a objetos e usar os modelos de UML: Casos de Uso, Classes e Sequência. Reconhecer e distinguir o conceito de metodologia e métodos de Desenvolvimento de Sistemas de Informação será atingido através do tópico programático 4. O tópico 5 permitirá descrever e avaliar diferentes modelos de maturidade de desenvolvimento de sistemas de Informação. Finalmente, o objetivo viii será atingido com a elaboração do projeto.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas expositivas serão abordados os conceitos, paradigmas e técnicas fundamentais de Desenvolvimento Sistemas de Informação, tendo em vista proporcionar aos alunos uma base sólida que lhes permita atuar no âmbito dos sistemas atuais. Pretende-se que cada conceito, paradigma ou técnica apresentado/analisado seja posto em prática através de resolução de Estudo de Casos e de um Projeto. O método demonstrativo permitirá ao estudante saber utilizar uma ferramenta de gestão e modelação de requisitos. As aulas decorrerão em contexto de trabalho colaborativo, onde as capacidades de trabalho colaborativo serão desenvolvidas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)