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Economia Monetária e Financeira 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Obtendo aproveitamento a esta unidade curricular, o estudante deverá:

1. Descrever a organização e segmentação dos mercados financeiros
2. Explicar o conceito de “moeda” e a sua evolução histórica
3. Descrever o mecanismo de criação de moeda (multiplicador)
4. Descrever e explicar as teorias principais da “procura de moeda”
5. Descrever os principais conceitos da política monetária
6. Explicar o modo de execução da política monetária na Europa.

Pré-Requisitos Recomendados

Macroeconomia

Método de Ensino

Método expositivo, com recurso à projeção de slides. Apresentação de casos e resolução de exercícios práticos. Recurso a métodos de ensino ativo, como apresentação de vídeos e sala invertida.
Avaliação mista, com a realização de dois testes.

Conteúdos Programáticos

1. Sistema financeiro e a moeda
1.1 Mercados e instituições financeiras
1.2 Moeda
2. A procura de moeda
2.1 Teoria quantitativa da moeda
2.2 Teoria keynesiana da preferência pela liquidez
2.3 Teorias neo-keynesianas da procura de moeda
2.4 Teoria neo-quantitativa de Friedman
3. A oferta de moeda
3.1 O Sistema Europeu de Bancos Centrais
3.2 Os agregados monetários e respectivas contrapartidas
3.3 O multiplicador monetário e o processo de criação de moeda
4. As taxas de juro
4.1 As teorias sobre o nível das taxas de juro
4.2 As teorias sobre a estrutura de prazos das taxas de juro
5. Política Monetária
5.1 Introdução
5.2 Objetivos da política monetária
5.3 Instrumentos da política monetária
5.4 Banco Central Europeu e execução da política monetária na Europa
5.5 O mecanismo de transmissão da política monetária

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ABREU, Margarida; Cândida FERREIRA; António AFONSO e Vítor ESCÁRIA, Economia Monetária e Financeira, 2012, 2ª edição, Escolar Editora

FERNANDES, Abel e MOTA, Paulo; A Teoria e a Política Monetária na Atualidade, 2017, 4ª edição, Almedina

MISHKIN, Frederic S., The Economics of Money, Banking and Financial Markets, 11th edition, 2016, Prentice-Hall

FONSECA, José Soares; Economia Monetária e Financeira, 2015, 2ª edição, Imprensa da Universidade de Coimbra

Filmes e outros documentos disponíveis no sítio do Banco Central Europeu (e outros locais relevantes)

Bibliografia Complementar

LEÃO, Emanuel Reis; LEÃO, Pedro e LAGOA, Sérgio, Política Monetária e Mercados Financeiros, 2012, 2ª edição, ISBN: 9789726186410, Edições Sílabo

Planificação Semanal

Semana 1:
Apresentação da unidade curricular, do docente e do regime de avaliação
Introdução ao capítulo 1

Semana 2:
1. Sistema financeiro e a moeda
1.1 Mercados e instituições financeiras

Semana 3:
1.2 Moeda

Semana 4:
2. A procura de moeda
2.1 Teoria Quantitativa da Moeda
2.2 Teoria Keynesiana da Preferência pela Liquidez

Semana 5:
2. A procura de moeda (cont.)
2.2 Teoria Keynesiana da Preferência pela Liquidez
Resolução de exercícios

Semana 6:
2.3 Teorias neo-keynesianas da procura de moeda
Resolução de exercícios

Semana 7:
Abordagem de Tobin
2.4 A teoria Neo-quantitativa de Friedman
3. A oferta de moeda
3.1 O Sistema Europeu de Bancos Centrais

Semana 8:
3.2 Os Agregados Monetários e Respectivas Contrapartidas
Balanços do Banco Central, Outras Instituições Monetárias e Consolidado
Agregados Monetários

Semana 9:
Mini-teste

Semana 10:
3.3 O multiplicador monetário e o processo de criação de moeda
Multiplicadores monetários e do crédito
Modelos de criação de moeda com reservas legais/segurança
Multiplicadores dos agregados monetários e alterações dos mesmos

Semana 11:
Resolução de exercícios sobre o processo de criação de moeda

Semana 12:
4. As taxas de juro
4.1 As teoria sobre o nível das taxas de juro
4.2 As teorias sobre a estrutura de prazos das taxas de juro

Semana 13:
5. Política Monetária
5.1 Introdução
5.2 Objetivos da Política Monetária
5.3 Instrumentos da Política Monetária
5.4 BCE e Execução da Política Monetária na Europa

Semana 14:
Operações de mercado aberto
Emissão de certificados de dívida
Leilões de taxa fixa e de taxa variável
Resolução de exercícios

Semana 15:
5.5 O mecanismo de transmissão da política monetária

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos da unidade curricular adequam-se aos conteúdos programáticos e são desenvolvidos de acordo com a evolução na aprendizagem dos conteúdos, encontrando-se adaptados às várias partes em que se divide o programa proposto. Para os objetivos 1 e 2 concorrem diretamente os conteúdos programáticos referidos nos capítulos 1 e 4. Já o capítulo 3 dos conteúdos programáticos está fortemente associado ao objetivo 3, enquanto que o objetivo 4 é alcançado pelo abordagem dada no capítulo 2. Finalmente, os objetivos 5 e 6 serão prosseguidos através dos temas abordados no capítulo 5 dos conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para atingir os diferentes objetivos de aprendizagem recorrer-se-á sempre, em primeiro lugar, ao método expositivo. A exposição teórica das matérias acompanhada de exemplificações reais e atuais permite aos estudantes reconhecer a importância dos conteúdos lecionados. A relação e interdependência entre a aprendizagem teórica e a sua aplicação prática permitem ainda alimentar o interesse dos estudantes pela economia monetária e, em particular, pelas questões monetárias da actualidade. A realização de exercícios e a apresentação de casos complementam a exposição e concorrem para o alcançar dos objetivos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
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