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Marketing Intelligence 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

i. Compreender os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, organização e o acesso à informação complexa de marketing no contexto das organizações;
ii. Justificar a importância e o potencial das metodologias e ferramentas de exploração e análise, reduzindo os níveis de incerteza associados à tomada de decisão de marketing;
iii. Desenvolver e aplicar modelos analíticos e conceptuais de métricas de Marketing Digital;
iv. Avaliar as diferentes ferramentas de monitorização de redes sociais existentes no mercado.

Pré-Requisitos Recomendados

não aplicável

Método de Ensino

Nas sessões de contacto utiliza-se o método expositivoativo para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com a análise e discussão de artigos científicos e a resolução de casos em contexto de trabalho colaborativo.
Utiliza-se ainda a metodologia de demonstração e de prática guiada, no contexto de trabalho laboratorial, para a realização de algumas experiências de análise de dados e simulações, recorrendo à utilização de ferramentas de software de Marketing Intelligence.
Serão considerados Seminários para apresentações por parte de empresas de casos concretos de transformação digital, tecnologias emergentes e de soluções de Marketing Intelligence utilizadas no mercado.

Conteúdos Programáticos

1. Da monitorização tradicional à monitorização na Internet
\-\- Importância da informação e economia do imaterial
\-\- Inteligência estratégica e monitorização
2. Ferramentas e métodos para a inteligência estratégica na Internet
\-\- Search Engine Marketing (SEM)
\-\- Otimização dos motores de pesquisa (SEO)
\-\- Análise das métricas de desempenho (Google Analytics/AdWords)
3. Google AdWords
\-\- AdWords Editor e MCC
\-\- Pesquisa de Keywords
\-\- Tipos de Correspondência de Keywords
\-\- Planeamento de Campanha
4. Monitorização e análise de dados de redes sociais
\-\- Impacto da monitorização das redes sociais no Branding e Marketing
\-\- Ferramentas de software de monitorização de redes sociais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Albescu, F., & Pugna, I. B. (2014). Marketing intelligence – the last frontier of business information technologies. Romanian Journal of Marketing, (3), 5568.
Chuck Hemann, C., and Burbary, K. (2013). Digital Marketing Analytics: Making Sense of Consumer Data in a Digital World. Que Publishing.
-Hedin H and Hirvensalo I (2014) The Handbook of Market Intelligence: Understand, Compete and Grow in Global Markets, John Wiley & Sons, UK.
-Kelly D. (2016) Social Media: Strategies To Mastering Your BrandFacebook, Instagram, Twitter and Snapchat.
-Kursan, I., & Mihic, M. (2010). Business Intelligence: the role of the internet in marketing research and business decisionmaking. Management: Journal of Contemporary Management Issues, 15(1), 6986.
- Russell M. (2011) Mining the Social Web: Analyzing Data from Facebook, Twitter, LinkedIn, and Other Social Media Sites, O’Reilly Media.
-Google Inc. (2007), Marketing and Advertising Using Google: Targeting Your Advertising to the Ri

Planificação Semanal

- -

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo (i) é assegurado pelo ponto 1 do programa. Os objetivos (ii) e (iii) são satisfeitos pelos pontos (2) e (3) do programa dedicados às ferramentas e métodos para a inteligência estratégica na Internet. Finalmente, o ponto (4) do programa contribui para a satisfação do objetivo (iv) uma vez que permite que o aluno interiorize a motivação para as empresas de efetuarem monitorização da informação veiculada nas redes sociais, e conheçam as características diferenciadoras das ferramentas de monitorização de social media existentes no mercado, de forma a enquadrar o seu
contexto de aplicação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivoativo servirá para apresentar os principais conceitos. A análise e discussão de artigos científicos visará estimular o espírito crítico e promover o interesse e as competências dos alunos em investigação nas temáticas abordadas, permitindolhes mais facilmente ter uma perspetiva holística e efetuar sistematizações da introdução ou adoção por parte das organizações de tecnologia.
A análise e discussão de casos de estudo e os seminários serão utilizados para a apresentação e discussão de casos concretos de transformação digital e de tecnologias emergentes, de forma a que os alunos, nomeadamente através do contacto com especialistas na implementação das temáticas visadas, fiquem aptos a julgar e avaliar como a tecnologia pode trazer vantagem competitiva para a organização
O método demonstrativo e a prática guiada serão utilizados para os alunos terem conhecimento das principais funcionalidades de algumas ferramentas de software de Marketing Intelligence existentes no

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
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