Como chegar
|
Contactos

Planeamento Empresarial 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O estudante deve ser capaz de:
1.Identificar o planeamento como uma função da gestão, enquadrando-o com as demais funções da gestão;
2.Reconhecer e relacionar os níveis e os princípios do planeamento empresarial
3.Identificar as diferentes fases nos diferentes níveis de Planeamento
4.Identificar e descrever diferentes ferramentas de apoio ao planeamento empresarial
5.Reconhecer e familiarizar-se com as novas tendências do planeamento e gestão empresarial.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de língua inglesa.
Conhecimentos básicos de Organização de Empresas.

Método de Ensino

É aplicado um método misto, combinando a exposição teórica numa abordagem inicial das matérias com a participação ativa dos estudantes, sendo fomentada a leitura e análise crítica de textos especificamente selecionados, o debate, a argumentação e a aplicação dos novos conceitos e técnicas, bem como a autoaprendizagem através da resolução guiada de problemas sugeridos em casos de estudo. Os seminários complementam os conhecimentos teóricos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Planeamento
1.1 Como uma função de gestão
1.2. Importância do planeamento
2. Processo de planeamento
2.1 Princípios do planeamento
2.2. As fases do planeamento
3. Níveis de planeamento
3.1 Planeamento Estratégico
3.2 Planeamento Tático
3.3 Planeamento Operacional
3.4 Planeamento Financeiro
4. Tendências do Planeamento

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão das Organizações, Escola Editora.
Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica, Escola Editora
Carvalho, J e Filipe, J (2014) Manual de Estratégia: conceitos, prática e roteiro, Sílabo.
Sousa, A. (1990). Introdução à Gestão – Uma abordagem Sistemática, Verbo

Bibliografia Complementar

Hill, C.W. , McShane, S. L: (2008), Principles of Management, McGrawHill Irwin
Hill, C.W. e Jones, G.R., (2012) Strategic Management: An integrated Approach. Cengage Learning.
Fernández, J. (2006) Direccion por Implicacion (DPI), Piramide

Planificação Semanal

1. Introdução ao planeamento (2 sessões)
1.1 Como uma função de gestão
1.2. Importância do Planeamento
1.3. Princípios do planeamento
2. Processo de planeamento (2 sessões)
2.1 Fases do Planeamento
3. Níveis de Planeamento
3.1 Planeamento Estratégico (7 sessões)
Seminário (1 sessão)
Preparação e Revisão para teste Escrito (1 sessão)
Avaliação 2º Teste Escrito 1,5h (1 sessão)
3.2 Planeamento Tático (2,5 sessões)
3.3 Planeamento Operacional (2,5 sessões)
3.3 Planeamento Financeiro (2 sessões)
4. Tendências de Planeamento e Gestão (2 sessões)
Seminário (1 sessão)
Preparação e Revisão para teste Escrito (1 sessão)
Avaliação 2º Teste Escrito 1,5h (1 sessão)
Preparação e apresentação de ficha de trabalho de grupo (2 sessões)

Coerência do programa para com os objetivos

Para o objetivo 1 e objetivo 2 serão lecionados os conteúdos do ponto 1 e 2.
O objetivo 3 e 4 será abordado o ponto 3 dos conteúdos.
O objetivo 5 será abordado no ponto 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objetivos serão alcançados através da junção entre: a exposição teórica dos conteúdos e a resolução de problemas e casos práticos relacionados com esses conteúdos.
Para atingir cada um dos objetivos propostos irá ser inicialmente utilizada uma exposição teórica, que será complementada com a análise e debate de casos práticos, promovendo a aplicação das temáticas ao contexto real das empresas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)