Como chegar
|
Contactos

Planeamento Empresarial 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O estudante deve ser capaz de:
1.Identificar o planeamento como uma função da gestão, enquadrando-o com as demais funções da gestão;
2.Reconhecer e relacionar os níveis e os princípios do planeamento empresarial;
3.Identificar as diferentes fases nos diferentes níveis de planeamento empresarial;
4.Identificar e descrever diferentes ferramentas de apoio ao planeamento empresarial;
5.Reconhecer e familiarizar-se com as novas tendências do planeamento empresarial.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de língua inglesa.
Conhecimentos básicos de Organização de Empresas.

Método de Ensino

É aplicado um método misto, combinando a exposição teórica numa abordagem inicial das matérias com a participação ativa dos estudantes, sendo fomentada a leitura e análise crítica de textos especificamente selecionados, o debate, a argumentação e a aplicação dos novos conceitos e técnicas, bem como a autoaprendizagem através da resolução guiada de problemas sugeridos em casos de estudo. Os seminários complementam os conhecimentos teóricos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Planeamento
1.1 Como uma função de gestão
1.2. Importância do planeamento
2. Processo de planeamento
2.1 Princípios do planeamento
2.2. As fases do planeamento
3. Níveis de planeamento
3.1 Planeamento Estratégico
3.2 Planeamento Tático
3.3 Planeamento Operacional
3.4 Planeamento Financeiro
4. Tendências do Planeamento

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão das Organizações, Escola Editora.
Carvalho, J e Filipe, J (2014) Manual de Estratégia: conceitos, prática e roteiro, Sílabo.
Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica, Escola Editora

Bibliografia Complementar

Fernández, J. (2006) Direccion por Implicacion (DPI), Piramide
Hill, C.W. , McShane, S. L: (2008), Principles of Management, McGrawHill Irwin
Hill, C.W. e Jones, G.R., (2012) Strategic Management: An integrated Approach. Cengage Learning.

Planificação Semanal

1. Introdução ao Planeamento (2 sessões)
1.1 Como uma função de gestão
1.2. Importância do planeamento
2. Processo de planeamento (2 sessões)
2.1 Princípios do planeamento
2.2. As fases do planeamento
3. Níveis de planeamento
Seminário 1 (1 sessão)
3.1 Planeamento Estratégico ( 7 sessões)
Preparação e Revisão para teste Escrito (1 sessão)
Avaliação 1º Teste Escrito (1 sessão)
3.2 Planeamento Tático (2,5 sessões)
3.3 Planeamento Operacional (2,5 sessões)
3.4 Planeamento Financeiro (2 sessões)
4. Tendências do Planeamento (2 sessões)
Seminário 2 (1 sessão)
Preparação e Revisão para teste Escrito (1 sessão)
Avaliação 2º Teste Escrito (1 sessão)
Preparação e apresentação de ficha de trabalho de grupo (2 sessões)

Coerência do programa para com os objetivos

Para atingir os objetivos 1 e 2 serão lecionados os conteúdos do ponto 1 e 2.
Os conteúdos lecionados no ponto 3 irão contribuir para atingir os objetivos 3 e 4.
O cumprimento do objetivo 5 será assegurado pelos conteúdos lecionados no ponto 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

AOs objetivos serão alcançados através da junção entre: a exposição teórica dos conteúdos e a resolução de problemas e casos práticos relacionados com esses conteúdos.
Para atingir cada um dos objetivos propostos irá ser inicialmente utilizada uma exposição teórica, que será complementada com a análise e debate de casos práticos, promovendo a aplicação das temáticas ao contexto real das empresas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)