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Animação, Lazer e Tempos Livres 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Identificar os conceitos da prática do lazer, recreio e turismo.
2. Aplicar o conceito de animação turística, identificando e caracterizando as diferentes tipologias e atividades conexas.
3. Interpretar e aplicar os instrumentos legais que regulamentam as atividades de animação turística em Portugal.
4. Identificar o perfil adequado de um animador turístico.
5. Descrever a importância da animação turística e da oferta de experiências únicas nos destinos e empresas turísticos, no contexto das novas motivações turísticas.
6. Selecionar e aplicar programas e atividades de animação em função dos diferentes públicos, do contexto envolvente, dos recursos disponíveis, da época do ano.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas. Decorrerão sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos, bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos. Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos com recurso a estudos de caso e visitas técnicas.

Conteúdos Programáticos

Introdução | A Hospitalidade como conceito transversal no contexto da Animação e do Lazer

Área 1 | Lazer, recreio e turismo
1.1. Relação entre lazer, recreio e turismo
1.2. Motivações turísticas e a importância da animação
1.3. A economia das experiências

Área 2 | A Animação turística
2.1. Conceito de animação
2.2. Atividades e tipos de animação
2.3. Fatores determinantes da animação turística
2.4. Enquadramento legal da animação em Portugal

Área 3 | O Animador Turístico
3.1. Atitudes e competências
3.2. Perfil profissional
3.3. Funções do animador

Área 4 | Planificação e gestão de programas de animação turística
4.1. Definição dos programas
4.2. Processo metodológico
4.3. Desenvolvimento de um projeto de animação turística: definição, fases e etapas

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida, P. e Araújo, S. (2017). Introdução à gestão de animação turística (2.ª Edição), Lisboa: LIDEL.

Maia, M.F.Q.C. e Gomes, C.L. (2017). A Hospitalidade no Cinema: Discutindo a Temática em Três Filmes Latino-Americanos. Revista Hospitalidade, v. 14, n.º 1 - Agosto, pp. 1-28. DOI: https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.709

Vieira, J. M. (2015). Eventos e Turismo: Planeamento e Organização - da Teoria à Prática. Lisboa: Edições Sílabo.

Legislação:
Decreto-Lei n.º 108/2009, de 15 de Maio e Decreto-Lei n.º 95/2013, de 19 de Julho [Estabelece as condições de acesso e de exercício da atividade das empresas de animação turística e dos operadores marítimo-turísticos].

Bibliografia Complementar

Jakovlev, Zlatko and Koteski, Cane and Dimitrov, Nikola and Angelkova, Tanja and Bardarova, Snezana and Boskov, Tatjana (2011) Management of Animation in Tourism. In: First international Conference, Management of Toursm and Entertainment - MTE, 02-03- April 2011, Sofia - Bugaria.

Pearce, Philip L. (2005). Tourist behaviour: themes and conceptual schemes. Clevedon [et al.]: Chanel View Publications.

Puertas, X. (2004). Animación en el ámbito turístico. Madrid, Editorial Sínteses.

Planificação Semanal

Semana 1 - Lazer, recreio e turismo
Semana 2 - Motivações turísticas e a importância da animação
Semana 3 - A Animação turística
Semana 4 - Atividades e tipos de animação | Fatores determinantes da animação turística
Semana 5 - O Animador turístico
Semana 6 - Planificação e gestão de programas de animação turística
Semana 7 – Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos de grupo para avaliação
Semana 8 – Planificação e gestão de programas de animação turística
Semana 9 – Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos de grupo para avaliação
Semana 10 - Planificação e gestão de programas de animação turística
Semana 11 – Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos de grupo para avaliação
Semana 12 – Planificação e gestão de programas de animação turística
Semana 13 – Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos de grupo para avaliação
Semana 14 – Apresentação e avaliação dos trabalhos de grupo
Semana 15 - Revisões

Coerência do programa para com os objetivos

1. Identificar os conceitos da prática do lazer, recreio e turismo - Área 1 | Lazer, recreio e turismo.
2. Aplicar o conceito de animação turística, identificando e caracterizando as diferentes tipologias e atividades conexas 3. Interpretar e aplicar os instrumentos legais que regulamentam as atividades de animação turística em Portugal Área 2 | A Animação turística.
4. Identificar o perfil adequado de um animador turístico - Área 3 | O Animador turístico
5. Descrever a importância da animação turística e da oferta de experiências únicas nos destinos e empresas turísticos, no contexto das novas motivações turísticas e 6. Selecionar e aplicar programas e atividades de animação em função dos diferentes públicos, do contexto envolvente, dos recursos disponíveis, da época do ano
Área 4 | Planificação e gestão de programas de animação turística.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia expositiva interativa será utilizada ao nível de todos os objetivos de aprendizagem, permitindo que o aluno apreenda e analise criticamente as dimensões teóricas e concetuais relacionadas com a animação turística. A discussão e análise crítica das dimensões teóricas/ concetuais apresentadas será útil para que os alunos consolidem conhecimentos relativos aos conceitos. Será privilegiada a prática no contexto da criação de programas de animação turística.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade Sim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipa  
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