Como chegar
|
Contactos

Princípios Gerais de Turismo 2018/2019

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular pretende que os alunos adquiram uma visão teórico-prática global e introdutória sobre o fenómeno do turismo. Pretende-se, em primeira instância, dotar os alunos de conhecimentos gerais que constituam uma base sólida para as restantes unidades curriculares do curso. A estrutura curricular da disciplina pretende que os alunos sejam capazes de:
-Entender o conceito de Turismo e os conceitos principais associados ao Turismo
-Interpretar a perspectiva sistémica do Turismo (modelo de Leiper)
-Identificar o processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional, nomeadamente os momentos chave do seu desenvolvimento
- Conhecer e interpretar a dimensão do Turismo em Portugal e no Mundo, através de indicadores estatísticos
- Aplicar o conceito de sistema turístico caracterizando os elementos da oferta que o compõem
- Descrever os fatores e os determinantes associados à procura turística
- Avaliar as tendências fundamentais do futuro do sector.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos através do método expositivo interativo, estimulando a participação dos alunos através do debate, da análise de estudos de caso, do brainstorming, da resolução de casos práticos, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva interativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas. O recurso a meios audiovisuais e multimédia e a realização de visitas técnicas contribuirão para a consolidação de conhecimentos no âmbito de objetivos específicos.

Conteúdos Programáticos

1. Turismo: enquadramento teórico e conceptualização
1.1 Conceitos fundamentais associados às viagens e ao turismo
1.2 A natureza e características do turismo
1.3 Classificações e tipos de turismo
1.4 A perspectiva sistémica do Turismo

2. A evolução histórica do Turismo
2.1 A nível mundial
2.2 Em Portugal

3. O Turismo como actividade económica

4. A oferta Turística
4.1 Conceito de Destino Turístico; Tipologias.
4.2 Conceito de Produto Turístico
4.3 Composição e elementos da oferta turística

5. A Procura Turística
5.1 Conceito e formação da procura
5.2 Factores determinantes da procura
5.3 Motivações associadas à procura turística

6. Questões actuais e tendências futuras no sector do Turismo

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cunha, L. (2017), Turismo e Desenvolvimento: Realidades e Perspetivas,Lisboa, LIDEL.

Marques, (2017), Turismo e Cinema: uma outra abordagem através do filme de animação Astérix – O Domínio dos Deuses, in Cravidão, F., Cunha, L., Santana, P. & Santos, N. (coord), Espaços e Tempos em Geografia. Homenagem a António Gama, IUC, Coimbra, pp. 643-658

Leite, J. C. (2014). Nas encruzilhadas da história: turismo, economia e sociedade. In: Costa, C., Brandão, F., Costa, R. e Breda, Z., Turismo nos países lusófonos: Conhecimento, estratégia e territórios - Volume I. Lisboa: Escolar Editora, pp. 163-186.

Cunha, L. (2013), Introdução ao Turismo (5ª Edição), Lisboa, LIDEL.

Bibliografia Complementar

Goeldner, C. R. & Ritchie, J. R. B. (2009). Tourism: Principles, Practices, Philosophies. New Jersey: John Wiley & Sons.

Planificação Semanal

Semana 1 – Apresentação da disciplina (programa, objectivos, avaliação). Tema 1: Enquadramento teórico e conceptualização do Turismo
Semana 2 – Tema 1: Enquadramento teórico e conceptualização do Turismo
Semana 3 – Tema 1: Enquadramento teórico e conceptualização do Turismo; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 4 – Tema 2: Evolução do Turismo
Semana 5 – Tema 2: Evolução do Turismo; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 6 – Tema 3: O Turismo como actividade económica
Semana 7 – Tema 3: O Turismo como actividade económica; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 8 – Tema 4: A Oferta
Semana 9 – Tema 4: A Oferta; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 10: Tema 5: A Procura Turística
Semana 11: Tema 5: A Procura Turística; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 12: Tema 6: Questões actuais e tendências futuras no sector do Turismo; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 13: Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo;
Semana 14 - Apresentação de estudos-caso;
Semana 15 - Reflexão de avaliação final da disciplina.

Coerência do programa para com os objetivos

Para que os alunos identifiquem e compreendam os conceitos fundamentais associados ao turismo (objetivo 1), serão lecionados os conteúdos 1.1, 1.2 e 1.3. A interpretação da perspetiva sistémica do sector do Turismo e a identificação dos principais modelos e teorias (objetivo 2) será conseguida através do conteúdo 1.4. O objetivo 3, que visa a identificação do processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional será concretizado pelos conteúdos integrantes do tema 2. O objetivo 5, onde se pretende que os alunos apliquem o conceito de sistema turístico caracterizando os elementos da oferta que o compõem será concretizado pela lecionação do tema 3. A lecionação dos conteúdos do tema 4, permitirá que os alunos descrevam os fatores e determinantes associados à procura turística (objetivo 6). Os conteúdos do tema 5 permitirão avaliar as tendências fundamentais do futuro do sector do Turismo (objetivos 4 e 7).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino estão em coerência com os objectivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada ao estudo de casos possibilita a demonstração da relevância de saber identificar as várias componentes do sistema turístico e a aplicação de conceitos e definições no contexto da actividade turística.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)