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Fundamentos de Hotelaria 2018/2019

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- identificar e distinguir as características dos diferentes empreendimentos turísticos e da indústria da hospitalidade;
- reconhecer as características da organização de um hotel independente e de cadeia;
- reconhecer os vários tipos de contratos hoteleiros;
- identificar e distinguir os vários cenários de concorrência e ocupação hoteleira;
- calcular índices de referência para os resultados de um hotel;
- criticar construtivamente unidades de hotelaria e restauração, do ponto de vista profissional e como cliente;
- reconhecer a missão social dos serviços de hospitalidade

Pré-Requisitos Recomendados

nenhum

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será utilizado o método expositivo para apresentar os conceitos base das unidades hoteleiras e da sua exploração como empresa.
Posteriormente, farão a organização de equipas que permitirá explorar a sua participação como organizadores e planeadores de equipas de uma unidade hoteleira. De seguida, através do exercício crítico e simulação da sua participação como cliente em reservas irão explorar os pontos críticos da oferta hoteleira no mercado nacional, sobre o qual farão um trabalho de grupo. De forma a melhor aferirem a sua capacidade crítica como profissionais e clientes, farão uma visita individual a uma unidade, que criticarão nas perspetivas de profissional e de cliente, confirmando os métodos participativo e ativo da unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao conceito de Hospitalidade e indústria hoteleira.
2. Requisitos mínimos em Hotelaria – Legislação em vigor.
3. Características do Serviço Hoteleiro.
4. Vendas em Hotelaria. A viagem hoteleira – antes, durante e depois da estadia.
5. Hotéis privados e Hotéis de Cadeia. Cadeia integradas e Soft-brands. Organização transversal da cadeia.Job-descriptions e Organograma de equipas numa unidade hoteleira.
6. Organização de equipas e horários.
7. Organização da infra-estrutura de uma unidade hoteleira
8. Conceitos base da gestão hoteleira e o vocabulário aplicado na gestão do dia-a-dia.
9. Reservas de Hotel e contratos hoteleiros.
10. Atitude ambiental em hotelaria.
11. Código de ética em Hotelaria.
12. Inquéritos de satisfação em serviços de hospitalidade

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Vallen, G. & Vallen, J. (2017), Check-in check-out: managing hotel operations,Harlow: Pearson.

Marques, (2017), Turismo e Cinema: uma outra abordagem através do filme de animação Astérix – O Domínio dos Deuses, in Cravidão, F., Cunha, L., Santana, P. & Santos, N. (coord), Espaços e Tempos em Geografia. Homenagem a António Gama, IUC, Coimbra, pp. 643-658

MARQUES, J. & SANTOS, N. (2013), O Centro Litoral de Portugal como destino de Turismo de Negócios. Análise à oferta de alojamento e de espaços para reuniões, in Cravidão, F. & Santos, N. (coord.), Turismo e Cultura. Destinos e Competitividade, IUC, Coimbra.

MARQUES, J. & SANTOS, N. (2012), Espaços turísticos e novas formas de alojamento, GOT/Journal of Geography and Spatial, n.º 1 (Junho), Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, pp. 103-126.

Bibliografia Complementar

- Moreira, Isabel; A Excelência no Atendimento, Lidel, Lisboa 2010
- Rodrigues Costa; Introdução à Gestão Hoteleira, Lidel, Lisboa 2008
- Marques, J. Albano; Introdução à Hotelaria, , Civilização Editora, Porto 2007
- Rutherford, D.G., O’Fallon, M.J.; Hotel Management and Operations, John Wiley & Sons, Inc. New Jersey USA 2007
- Dahalia, N.N.; Fundamentals of Hotel Management and Operation, Pearl Books, New Delhi 2007
- Heppell, M.; 5Star Service – How to deliver exceptional customer service; Prentice Hall Businesses-Pearson, Harlow UK 2010

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação dos alunos e da Unidade Curricular;
Semana 2: Tema 1.Introdução ao conceito de Hospitalidade e indústria hoteleira;
Semana 3: Tema 2.Requisitos mínimos em Hotelaria – Legislação em vigor;
Semana 4: Tema 3.Características do Serviço Hoteleiro;
Semana 5: Tema 4.Vendas em Hotelaria. A viagem hoteleira – antes, durante e depois da estadia;
Semana 6: Tema 5.Hotéis privados e Hotéis de Cadeia. Cadeia integradas e Soft-brands. Organização transversal da cadeia.Job-descriptions e Organograma de equipas numa unidade hoteleira;
Semana 7: Tema 6. Organização de equipas e horários;
Semana 8: Tema 7. Organização da infra-estrutura de uma unidade hoteleira;
Semana 9: Tema 8. Conceitos base da gestão hoteleira e o vocabulário aplicado na gestão do dia-a-dia;
Semana 10: Tema 9. Reservas de Hotel e contratos hoteleiros;
Semana 11: Tema 10. Atitude ambiental em hotelaria;
Semana 12: Tema 11. Código de ética em Hotelaria;
Semana 13: Tema 12. Inquéritos de satisfação em serviços de hospitalidade;
Semana 14: Apresentação dos trabalhos de grupo;
Semana 15: Revisões para o exame de avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

A identificação e caracterização dos empreendimentos turísticos e da indústria da hospitalidade é essencial para a integração dos estudantes no meio que os
circundará seja nos exemplos académicos que estudarão, como nos momentos de contacto com as empresas que os acolherão nas várias unidades curriculares: Estágio em F&B, Projeto na Indústria da Hospitalidade, Seminário em Hospitalidade e Estágio em Hospitalidade. Desta forma, os pontos 1 a 7 do programa munirão aos estudantes de exemplos práticos. O contexto empresarial específico desta atividade é realçado nos pontos 8 a 12, onde os índices quantitativos e qualitativos são exemplificados. A missão social é evidenciada pelo conteúdo do ponto 13 com a caracterização dos serviços adaptados ao Turismo Inclusivo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Face aos objetivos propostos e aos conhecimentos base na transmitir, não se poderá dispensar o método expositivo, além de exercícios académicos de simulação. No entanto, no processo de confirmação dos exemplos dados, e que estão patentes nas unidades hoteleiras e de restauração que preenchem o dia a- dia dos estudantes, é promovido o contacto direto com a realidade para que possam desenvolver um espírito crítico como profissionais e clientes. Os trabalhos práticos, orientados, promovem a pesquisa antes e após o contacto com essa realidade, permitindo que os estudantes possam confirmar o resultado das suas pesquisas, da sua experiência no contacto com a realidade, identificando, formalizando e sistematizando em exposições e trabalhos, as suas conclusões e a pertinência da matéria lecionada.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
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