Multimédia Interativa 2017/2018
- 6 ECTS
- Lecionada em Português
- Avaliação Contínua
corpo docente
- apresentação
- conteúdos
- competências relevantes
Objetivos
O aluno deverá adquirir capacidades de identificar novas oportunidades para o uso de aplicações multimédia, bem como desenhar a sua arquitetura e construi-la, para aplicativos diversos, tais como na indústria, comércio, lazer, e outros(i).
Conceber e programar as mais avançadas formas de desenvolvimento de ambientes gráficos e sua respetiva interação para as novas plataformas de hardware, tal como smartphones e tabletsii).
Partindo deste objetivo mais amplo, pretende-se dotar os alunos de conhecimentos sobre a manipulação de gráficos 2D e especial focus nos gráficos e ambientes 3D(iii).
Com os conhecimentos adquiridos de manipulação de gráficos 2D e 3D, pretende-se representar as soluções estudadas nos equipamentos moveis mais comuns como iOS, Android e Windows 8(iv).
Finalmente pretende-se desenvolver na aula, seguido da respetiva experimentação do mesmo desenvolvimento pelos alunos, de uma aplicação de Multimédia Interativa, em ambiente 3D, sobre os vários equipamentos móveis(v
Pré-Requisitos Recomendados
Domínio de programação em C#, C++ ou Java. Conhecimentos básicos de Multimédia.
Método de Ensino
O método expositivo-ativo será utilizado para a leccionação dos conteúdos programáticos, complementado com aulas praticas de desenvolvimento e programação de aplicativos multimédia.
Formas de Avaliação:
Época Normal: Avaliação mista, 2 componentes:
• Teste Teórico (50%)
• Trabalho prático (50%)
Época Recurso e Época Especial:
• Trabalho prático (100%)
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Multimédia
2. Multimédia vs Multimédia Interativa
3. Novos equipamentos para Multimédia
4. Desenho de Aplicações Multimédia
5. Gráficos 2D vs Gráficos 3D
6. Programação usando ambientes 3D
7. Programação de Aplicações para Realidade Virtual (VR)
8. Programação de Aplicações para Realidade Aumentada (AR)
Bibliografia e Webgrafia Recomendada
• Vic Costello, "Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design", 2012, Focal Press
• Sanjaya Mishra, Ramesh C. Sharma, "Interactive Multimedia in Education and Training", 2005, Idea Group
• Michelle Menard, "Game Development with Unity", 2011, Course Technology
• Patrick Alessi, "Beginning iOS Game Development", 2012, John Wiley & Sons, Inc
• Mario Zechner, "Beginning Android Games", 2011, Apress
Bibliografia Complementar
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Planificação Semanal
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Coerência do programa para com os objetivos
O primeiro objetivo da unidade curricular (i) é abordado nos conteúdos descritos nos tópicos 1, 2 e 3, garantindo as fundações adequadas e nivelamento do conhecimento dos alunos, em relação à Multimédia e em especial às aplicações de Multimédia Interativa.
Para os objetivos (ii) contribui o pontos 4 e 5, onde os alunos depois de terem adquirido os conhecimentos fundamentais sobre Multimédia, vão agora analisar potencialidades de Multimédia dos novos equipamentos (3) e aprender a desenhar aplicativos multimédia para os mesmos (4).
Uma vez abordado o desenho conceptual das aplicações, será necessário abordar os objetivos de ambiente gráfico (iii) com especial focus nos ambientes 3D (pontos 5 e 6).
Os objetivos de aplicação dos conhecimentos de 2D e 3D nos equipamentos moveis mais usais (iv) são abordados nos pontos 7, 8, 9 e 10.
Conclui-se com a abordagem desta unidade curricular com a demonstração de uma aplicação interativa em 3D (v) abordados no ponto 11 do programa.
Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos
As aulas serão lecionados recorrendo aos métodos expositivo-ativo para apresentar os principais conceitos, com a utilização de questões-resposta nessas apresentações e a discussão em sala de aula, com vista a estimular o pensamento crítico dos alunos, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e de interiorizar os conceitos essenciais. As aulas teóricas e expositivas serão intercaladas com aulas práticas, em laboratório, com acompanhamento do docente em modelo de tutorial, em que o docente demonstra a técnica e aguarda que os alunos testem a mesma .
Este método intercalado, permite reforçar a aprendizagem, permitindo aos alunos debater as soluções e de seguida testarem na prática os seus resultados, confirmando o resultado das suas opções teóricas e permitindo aos alunos tirarem as suas próprias conclusões através da possibilidade de verificar no laboratório e testar por si mesmo as técnicas e soluções apresentadas.
competência genérica relevante | desenvolvida? | avaliada? |
---|---|---|
Análise e síntese | Sim | |
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos | Sim | Sim |
Capacidade crítica e de avaliação | Sim | |
Capacidade de adaptação a novas situações | Sim | |
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação | Sim | |
Capacidade de decisão | Sim | |
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor | Sim | |
Capacidade de investigação | Sim | Sim |
Competência em informática e uso de novas tecnologias | Sim | Sim |
Competência em língua estrangeira | Sim | |
Comportamento ético e responsável | Sim | |
Comunicação oral e escrita | ||
Conhecimento de outras culturas e costumes | ||
Criatividade | Sim | Sim |
Gestão da informação e da aprendizagem | ||
Preocupação com a eficácia | Sim | Sim |
Preocupação com a qualidade | Sim | Sim |
Relacionamento interpessoal | ||
Resolução de problemas | Sim | Sim |
Saber organizar, planear e gerir | Sim | |
Trabalho em contexto internacional | Sim | |
Trabalho em equipa | Sim | |
Valorização da diversidade e da multiculturalidade | Sim |