Como chegar
|
Contactos

UPT - Universidade Para Todos

A UPT preocupa-se em encontrar soluções para que todos possam estudar e para que realizem, com sucesso, o seu percurso académico.

 

Bolsas

Promoção da Qualidade

Para os estudantes que concluíram o ensino secundário com média final não inferior a dezasseis valores, sem recurso ao arredondamento, que se matriculem em cada um dos cursos do 1º ano do 1.º ciclo de estudos lecionados na UPT (atribuição de 2 bolsas ao 1º ano de cada curso, à média mais elevada).

Mérito Escolar

Os estudantes de cada ano letivo e de cada um dos cursos de 1.º e 2º ciclo de estudos lecionados na UPT, que estiveram matriculados na UPT no ano letivo anterior e que obtenham a classificação mínima de catorze valores, sem recurso ao arredondamento, no ano letivo imediatamente anterior (atribuição de 1 bolsa a cada um dos cursos de 1º e 2º ciclos de estudos, à média mais elevada. Para o 1º ciclo estão abrangidos os 2º, 3º e 4º anos. Para o 2º ciclo, unicamente o 1º ano).

Carência Económica e em Contrapartida de Prestação de Serviços

Constituem uma oportunidade de participar em atividades da UPT.

Todas as bolsas consistem na redução parcial da propina de frequência, ou ainda na atribuição de outros benefícios.

Mais informações em:

 Gabinete de Acção Social

 

Seguro Escolar

Enquanto mantiverem a matrícula válida, os estudantes ficam com um vasto conjunto de seguros associados que, para além da cobertura base (acidentes pessoais escolares), inclui:

  1. coberturas de saúde e cuidados médicos
  2. acidentes pessoais (morte e invalidez) da pessoa responsável pelo pagamento das propinas
  3. riscos de desemprego e de baixa médica (pessoa responsável pelo pagamento das propinas).

 Clique aqui para mais informação

 

Fidelização

A UPT oferece condições especiais aos seus ex-estudantes que tenham concluído um curso na UPT conferente de grau, isentando-os do pagamento da candidatura a um outro curso.

 

Análise caso a caso

Pagamento em 11 meses e não em 10 – tornando mais leve a prestação mensal.

 

Apoio às famílias

A frequência de elementos do mesmo agregado familiar beneficia o segundo numa redução de propina de 20% e, a partir do 3º, numa redução de 40%.

 

Protocolos vários

A UPT realizou protocolos com vários sindicatos e associações profissionais que permitem o benefício de 5% de redução na inscrição e 5% na propina para associados, cônjuges e filhos, nos cursos conferentes de grau.  Lista das instituições com protocolo 

 

Outros Percursos

Estudantes em tempo parcial

Se não tem tempo para frequentar as aulas todos os dias, o regime de tempo parcial permite-lhe fazer um percurso mais lento. Pode inscrever-se em unidades curriculares cujo somatório de ECTS não ultrapasse 50% do número máximo de ECTS a que é permitida a inscrição a um estudante em regime de tempo inteiro, o que lhe permite terminar o curso em mais tempo.

Frequência de unidades curriculares de outros cursos

No contexto actual, o 2º ciclo / Mestrado traz vantagens competitivas essenciais para a entrada no mercado de trabalho, ou progressão na carreira. De acordo com DL 107/2008, aos estudantes inscritos num ciclo de estudos pode ser autorizada a inscrição em unidades curriculares de ciclos de estudos subsequentes. Comece a pensar em outras opções para o futuro e inscreva-se em unidades curriculares dum 2º ciclo da UPT.

Aposta num 2º ciclo

Se concluiu ou está a concluir alguma licenciatura na UPT , está na altura de se candidatar – efectue a sua candidatura, sem qualquer custo, num dos cursos de 2º ciclo – informe-se das competências a adquirir e das vantagens nas saídas profissionais, junto do coordenador do curso.

 

Reconhecimento e creditação de competências Académicas e Profissionais

A UPT, através do seu Regulamento do reconhecimento e creditação de competências credita nos seus ciclos de estudos competências adquiridas através da experiência profissional e outra formação obtida por vias não formais de aprendizagem, bem como a formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores em estabelecimentos de ensino superior nacionais ou estrangeiros, quer a obtida no quadro da organização decorrente do Processo de Bolonha, quer a obtida anteriormente.

 

Iniciativas da DGES - Direcção Geral de Ensino Superior

Bolsas calculadas com base no rendimento familiar: Mais informação em  www.dges.mctes.pt

Bolsas de Mérito

As bolsas de estudo por mérito são atribuídas pelos estabelecimentos de Ensino Superior Público e Privado, aos estudantes com aproveitamento excepcional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior - Despacho n.º 13531/2009 . Mais informações em

 http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/ApoioaoEstudante/Bolsas por Mérito/

 

Empréstimos com garantia mútua

O empréstimo com garantia mútua é um sistema que pode ser acedido por todos os estudantes sem necessidade de qualquer garantia ou fiador já que essa garantia é prestada pelo Estado português. Os estudantes poderão recorrer a este sistema de crédito junto das instituições bancárias aderentes.

Principais vantagens para o estudante:

1. Período de carência de capital muito alargado: quer isto dizer que só começarão a reembolsar o montante emprestado decorridos alguns anos após a conclusão do curso.

2. O valor emprestado vai sendo libertado ao ritmo das propinas. Significa isto que os juros a pagar incidirão apenas sobre o capital libertado.

3. Taxa de juro muitíssimo baixa: depende mesmo da média do estudante.

4. Não necessita de garantias nem de fiadores.

 Clique aqui para mais informação

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)