Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Portucalense apresenta guião para a Digitalização da Cozinha Ritual da Europa

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, as docentes Isabel Freitas e Makhabbat Ramazanova, do Departamento de Turismo, Património e Cultura, participaram no primeiro encontro presencial do projeto “Europe Ritual Cuisine Digital Presentation and Preservation – EURICA”, no âmbito do programa Erasmus+.

Nesta sessão, que decorreu em Roma, a Universidade Portucalense apresentou o “Guião para a Digitalização da Cozinha Ritual da Europa” aos parceiros da investigação de Itália, Bulgária e Lituânia.

Planeamento e preparação, registo e produção, e publicação e divulgação de uma receita tradicional portuguesa são os capítulos deste guião, dirigido, em particular, a museus, associações, organizações, e outras entidades culturais interessadas na preservação da gastronomia lusa.

“A digitalização de receitas tradicionais e a criação virtual das suas representações aumentam a necessidade de métodos e soluções informáticas adequadas, que apoiem o acesso global a estes objetos etnográfico, tornando-os conhecidos globalmente”, frisa Makhabbat Ramazanova

A comida, a par das tradições folclóricas e religiosas, é um ritual que marca a história da humanidade e a identidade dos vários países. Nos tempos modernos, à medida que as ligações entre diferentes nacionalidades se tornam mais acessíveis, há um risco de perda da identidade da cozinha tradicional.  

Assim, o objetivo deste trabalho é fomentar a preservação da gastronomia europeia e das suas características etnoculturais, como o folclore e as tradições a ela associadas, através do desenvolvimento de uma metodologia de digitalização e criação de representações digitais de receitas rituais que devem ser integradas no espaço cultural virtual da Europa e, assim, acessíveis a nível global.

Esta investigação, financiada pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus + KA2 – Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas, estará concluída a 31 de outubro de 2022.

Portucalense apresenta guião para a Digitalização da Cozinha Ritual da Europa
Voltar ao topo