Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

CCR-UPT preserva património do MHNC-UP

CCR-UPT preserva património do MHNC-UP

A Clínica de Conservação e Restauração da Universidade Portucalense (CCR-UPT), a convite da Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), foi responsável pela manutenção e restauro de materiais didáticos, como réplicas e modelos de peixes, pássaros e soldadinhos, que fazem parte da exposição permanente da Galeria de Biodiversidade, instalada na Casa Andresen, e que é o primeiro Centro Ciência Viva dedicado à biodiversidade.

O grupo de animais suspensos, nomeadamente um peixe-dourado, um peixe pulmonado e uma ave aquática, modelados com espuma e cobertos com massas epóxi, apresentavam alguns danos, como pequenas lacunas na asa da ave aquática e na barbatana da dourada. O dano mais grave foi registado no peixe-pulmão que apresentava descolamento do corpo na nadadeira peitoral direita e fratura na nadadeira pélvica direita, bem como falhas na parte terminal do corpo, na cauda e lacunas graves nos elementos laterais do aparelho respiratório. 

O objetivo da intervenção foi estabilizar fisicamente todas as peças, fechando e consolidando as fissuras, reposicionando os elementos fraturados e reconstituindo partes em falta, legitimadas com suporte fotográfico. O processo de restauração ocorreu no Museu.

Foto: MHNC-UP

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)