Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Avaliação em tempos de “novo normal”

Avaliação em tempos de “novo normal”

Ao chegarmos ao final de um ano académico que súbita e inesperadamente nos trouxe duras experiências e emoções, que vão perdurar nas nossas memórias, quando é chegado o momento do balanço da nossa/vossa atividade, de apreciarmos a vossa evolução académica, quero deixar-vos uma palavra de serenidade e de confiança.

O modelo de aprendizagem e avaliação das atividades de formação universitária está a sofrer profundas mudanças de adaptação às circunstâncias em todas as instituições universitárias nacionais e internacionais, num processo que já nos está a trazer e vai consolidar um ‘novo normal’ na vida das instituições universitárias e do ensino superior em geral. 

A UPT tem estado na linha da frente nesta transição de modelo pedagógico.

A avaliação de conhecimentos é parte integrante fundamental de todo o processo de aprendizagem, importando realçar que a perceção pública da sua fidedignidade é determinante para a confiança da Sociedade na prossecução da missão da Universidade. Por todas as razões, temos que assegurar, em todas as circunstâncias da nossa atividade, modelos de avaliação fidedignos, o que passa necessariamente pelo respeito e adoção de um conjunto transversal de princípios: exigência de qualidade; garantia de equidade no acesso aos meios; racionalidade na adaptação à diversidade curricular; respeito pela visão pedagógica dos docentes. 

A UPT adaptou o seu modelo de avaliação, num exercício que está a mobilizar todos os seus quadros docentes e não docentes.

Vamos ter a necessária avaliação de conhecimentos, em segurança e com fidedignidade. Compreendam que esta exigência de qualidade e de rigor, em segurança, está diretamente associada ao reconhecimento do vosso futuro diploma pela Sociedade.

Sei bem, lembro bem, que estes são tempos de muito trabalho e de alguma incerteza para os estudantes, mas também sei que têm estado a trabalhar e estou certo de que vai tudo correr bem. 

Sebastião Feyo de Azevedo I Reitor da Universidade Portucalense

 

VÍDEO

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)