Como chegar
|
Contactos

Portucalense integra NDLTD

Portucalense integra NDLTD

Cerca de 100 participantes, provenientes de universidades de todo o mundo, reuniram-se na 22ª edição do Simpósio Internacional de Teses e Dissertações Online - ETD2019 que decorreu na UPT. Na cerimónia de abertura, o vice-reitor Carlos Melo Brito enalteceu a importância deste evento para o projeto de investigação da Universidade.

Ao longo de três dias, de 6 a 8 de novembro, foram discutidas temáticas no âmbito das ciências da informação e da documentação, no contexto do ensino superior. ‘Open access’ e ‘open science’, publicação de ciência, ‘computational reproducibility’, interoperabilidade, repositórios institucionais em rede, dissertações e teses digitais, métricas alternativas e segurança dos dados pessoais foram alguns dos temas que Ana Sofia Mota, diretora da Biblioteca Geral da Universidade Portucalense e um dos rostos da organização, destaca como os mais relevantes.

No ETD2019 participaram diversos docentes de relevância internacional, como os norte-americanos Edward A. Fox (Virginia Polytechnic Institute) e Michael Witt (Purdue University) e o francês Joachim Schöpfel (Université de Lille).

No final do simpósio, Ana Sofia Mota foi convidada a integrar a NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations, na qualidade de ‘Board Member’, passando a Universidade Portucalense a fazer parte desta rede internacional que se destaca pelo trabalho no âmbito da adoção, criação, difusão, utilização e preservação de teses e dissertações eletrónicas.

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)