Como chegar
|
Contactos

Mestrado em Ciência de Dados

Mestrado em Ciência de Dados

É com a convicção que os cientistas de dados vão aumentar a competitividade das empresas em Portugal, quando se assiste a uma época de explosão massiva de dados e à crescente capacidade computacional, que a Universidade Portucalense lança o novo Mestrado em Ciência de Dados.

“Os cientistas de dados são os profissionais certos para ações analíticas, abordagens personalizadas, deteção de padrões relevantes, geração robusta de tendências, automatização de criação de conhecimento e organização estrutural para trazer clareza às estratégias críticas de negócio e aumentar a competitividade”, justifica Ana Rebelo, coordenadora do novo Mestrado.

“Com conhecimentos em Inteligência Artificial e Big Data, os Cientistas de Dados desenvolvem competências transversais, altamente valorizadas pelo mercado, com impacto no aumento do lucro das empresas e em várias áreas da sociedade”, acrescenta.

Estima-se que o maior impacto deverá centrar-se na redução de gastos para o Estado, na previsão de riscos de doenças, no aumento da comunicação com aplicações capazes de traduzir linguagem gestual, nos carros autónomos (com diminuição de acidentes, capacidade de transporte de pessoas com mobilidade reduzida), entre outros.

Ana Rebelo lembra ainda que no maior website de emprego e recrutamento dos Estados Unidos da América - Glassdoor, o Cientista de Dados é colocado em primeiro lugar como uma das melhores profissões de 2019, altamente procurados por empresas como a Netflix, a Google, o Facebook, a Amazon e o LinkedIn.   

Ver vídeo.

Mais informação sobre o curso aqui.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)