Como chegar
|
Contactos

CTC distingue investigação coorientada por docente da UPT

CTC distingue investigação coorientada por docente da UPT

A dissertação “Definição de percursos turísticos cicláveis com recurso a sistema de informação geográfica: o caso da Região de Aveiro”, co-orientada pela docente Helena Albuquerque, do Departamento de Turismo, Património e Cultura, venceu o Prémio da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), na categoria “Inovação em Turismo: novos produtos, serviços e processos”.

Esta investigação da autoria de André Pedrosa, investigador da Universidade de Aveiro, propõe um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para implementar percursos turísticos cicláveis a nível regional, de forma a poderem ser difundidos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), tendo selecionado dez percursos que irão intervir na experiência do turista, tais como pontos de interesse, zonas com declives, limites de velocidade, paisagens e até distância às zonas industriais.

A atribuição do prémio decorreu no dia 3 de junho em Lisboa e contou com a presença do Presidente da Confederação de Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, António Silva Pina, do corpo técnico da CTP, de André Pedrosa e das docentes orientadoras Zélia Breda, da Universidade de Aveiro, e Helena Albuquerque, da UPT.

“É, para mim, um grande orgulho receber este prémio, pois não só potencia a investigação aplicada a casos concretos e permite a criação de novos produtos ou serviços na área do turismo, como também possibilita que a academia se aproxime dos contextos reais, quer a nível territorial e dos destinos, quer a nível empresarial”, afirma Helena Albuquerque.

“A utilização da bicicleta tem uma longa tradição em Aveiro, mas sobretudo por entidades locais. O nosso objetivo passa, assim, por promover a região enquanto destino turístico, dando a conhecer aos turistas os principais pontos de interesse da região, estimulando a utilização da bicicleta e contribuindo para a sustentabilidade do sector do turismo”.

Os três vencedores do prémio CTP ‘Investigação em Turismo’ vão receber 1.500 euros, assim como uma viagem aos Açores.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)