Como chegar
|
Contactos

Uma leitura sobre o Brexit

Uma leitura sobre o Brexit

No dia 22 de maio, a Universidade Portucalense promove o debate “Uma leitura política, institucional e internacional sobre o Brexit”, em véspera de Eleições para o Parlamento Europeu no Reino Unido, às 14h15, na sala 105.

A proposta é a de mapear o Brexit através do recurso a três vetores de análise: dimensão política, reação institucional e o efeito no sistema internacional. 

“No mundo da anarquia madura, em que a multipolaridade é cada vez mais a norma, o Brexit naturalmente transcende as suas fronteiras e tem reflexos numa série de outros processos como sejam o crescimento dos populismos nacionalistas, ou as eleições parlamentares europeias de Maio de 2019”, alerta o docente de Relações Internacionais da UPT, Tiago André Lopes. 

Ao longo da aula aberta, o docente pretende alertar para a complexidade do processo e as especificidades do sistema parlamentar britânico, reforçando o difícil, mas não impossível, manuseamento do impacto financeiro do Brexit na União Europeia.  

Recorde-se, que o início do processo político-institucional mais complexo da vida parlamentar do Reino Unido resultou de um referendo assinado a 23 de junho de 2016.

Este debate decorre no âmbito da unidade curricular "Finanças Internacionais" da licenciatura em Gestão.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)