Como chegar
|
Contactos

Estudantes imprimem objetos em 3D

Estudantes imprimem objetos em 3D

Os estudantes de Informática participaram recentemente num workshop de modelação impressão 3D, com os formadores Ricardo Pereira e Francisco Mendes, em que puderam materializar os objetos desenhados e construídos virtualmente em objetos reais, testando e identificando os problemas associados.

“Em plena era digital, é essencial que todos os nossos alunos de Informática dominem as ferramentas 3D, quer seja na modelação, texturização, como também no desenvolvimento de soluções multimédia que manipulem o 3D. Não estamos apenas a olhar para as oportunidades crescentes do mercado de software de entretenimento, associado aos videojogos, mas para todo o software que envolve o interface com o utilizador”, explicou o docente Paulo Gomes.

Com esta iniciativa, os estudantes desenvolveram competências na construção e impressão de objetos sólidos, a partir da modelação 3D em ‘blender’, conhecendo agora o equipamento e os consumíveis necessários para a materialização dos objetos, as limitações técnicas e as soluções para as contornar.

No próximo ano letivo, esta experiência será repetida na licenciatura de Informática, explorada no Mestrado de Informática e aconselhada no Mestrado em Património Artístico Conservação e Restauro, revela Paulo Gomes.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)