Como chegar
|
Contactos

UPT

Fiscalização, liquidação e cobrança de tributos: incentivos perversos

Nenhuma entidade privada tomaria uma medida de gestão desta natureza: não pagaria prémios aos seus trabalhadores simplesmente para exercerem as suas funções com o zelo e diligência que lhes são devidos. Artigo de opinião de Eva Dias Costa, docente e investigadora do departamento de Direito da Universidade Portucalense. (...)
ler mais

ECONOMIA, GESTÃO E CONTABILIDADE

Entrevista a António Godinho, licenciado em Gestão pela Universidade Portucalense e Administrador do Grupo ONEBIZ. (...)
ler mais

Município cria base de dados do azulejo

A Câmara de Oliveira do Bairro está a inventariar os edifícios com azulejo existentes no concelho, para aferir de forma exata do número de imóveis com estes elementos, que tipos e épocas, entre outra infomação, como objetivo de valorizar e salvaguardar este património. A responsável, Cláudia Emanuel, é Mestre em Património Artístico e Conservação, na Universidade Portucalense do Porto , com dissertação subordinada ao tema “Artes decorativas nas fachadas da arquitectura bairradina. Azulejos e fingidos (1850-1950)”. Com este estudo foi distinguida com o Prémio “SOS Azulejo 2011: Investigação – História da Arte”. (...)
ler mais

"Património e Cultura na valorização turística do território"

A enorme diversidade cultural e patrimonial do território português marca a diferença no acolhimento e na satisfação do turismo em qualquer das suas áreas de ação. Opinião de Isabel Vaz Freitas, diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense. (...)
ler mais

Educação e tecnologia: o "Magalhães", o retrocesso e a civilização

O uso da tecnologia na educação traz algum benefício para os alunos, em termos de melhoria da sua aprendizagem? E como é que Portugal se comporta? O trabalho que teve maior impacto no debate público foi um da Universidade Portucalense, que fez analisou a utilização dos computadores Magalhães em contexto de sala de aula. A base foram 682 inquéritos – 400 alunos, 181 encarregados de educação e 101 professores do 1.º ciclo do Ensino Básico no concelho de Matosinhos. O autor, João Paulo da Silva Miguel, fez o estudo no âmbito do doutoramento em Educação. (...)
ler mais

Que Notre-Dame não nos aconteça

O exemplo do respeito deve começar em nossas casas, mas definitivamente precisamos de uma maior atenção política para para que não nos aconteça uma Notre Dame. (...)
ler mais

Imobiliário absorveu a maior fatia do crédito mal distribuído entre 2008 e 2016

Um estudo encomendado pelo Banco de Portugal (BdP), apresentado esta quarta-feira, 10 de abril, na Universidade Portucalense, no Porto revela que quem se queixa são as empresas mais produtivas, que veem a alocação de crédito dificultada por más decisões das entidades bancárias. (...)
ler mais

Património e cultura na valorização turística do território

A enorme diversidade cultural e patrimonial do território português marca a diferença no acolhimento e na satisfação do turismo em qualquer das suas áreas de ação. O património e a cultura têm forte implicação na construção das paisagens e dos lugares pelo que os serviços, as experiências e as paisagens se tornam indissociáveis. (...)
ler mais
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)