Projetos de Voluntariado

Voluntariado Internacional

É um programa que pretende proporcionar experiências e que além de desenvolver o espírito altruísta, enriquece o desenvolvimento pessoal, assim como as competências multiculturais. É um programa que pretende também desenvolver soft skills. Todos os anos são desenvolvidos dois a três projetos que os estudantes poderão optar de acordo com as suas motivações.Os projetos específicos serão desenvolvidos, personalizados e construídos pelo(s) grupo(s) que se inscrever(em). Há um processo de planeamento e formação antes de ir para o terreno. Esta experiência irá proporcionar um crescimento diferente daquele que a família, os amigos, a Universidade poderão ensinar, será um crescer por dentro, de dentro para fora e de fora para dentro.

Allied Volunteers funciona como uma plataforma de voluntariado que ajuda na integração da população refugiada em Portugal.

Que ajuda necessita?

  •  Boleias e assistência para locais como segurança social, centro de emprego, escolas etc.
  •  Aulas de inglês e português a crianças e adultos.
  •  Desenvolver atividades de entretenimento para as crianças (pintura, jogos…).
  •  Organizar e distribuir doações.
  •  Ajudar a preparar e organizar novas atividades para crianças e adultos (ex: hortas).

O centro funciona no Seminário Cristo Rei em Gaia, perto da estação de Câmara de Gaia.
Neste momento o centro está a acolher mais de 60 ucranianos, dos quais 20 são crianças.

A Amnistia Internacional,  organização não governamental que defende os direitos humanos em todo o mundo está a recrutar para o Projeto Face to Face .

O projeto decorre em regime part-time no Porto. Responsabilidades, perfil e condições oferecidas e  envio de  candidatura através do formulário abaixo.

Desde que realizadas 30 horas, o Programa de Voluntariado, é elegível no Suplemento ao Diploma.

MOVE – Projeto voluntário para Capacitar empreendedores para MOVEr o mundo

O Programa EUSOUDIGITAL pretende ajudar um milhão de Portugueses a dar os primeiros passos na internet através de uma rede nacional com milhares de Voluntários e com o apoio de mais de 1.500 Centros que estão a ser criados em todo o País.

Necessitamos de mentores/voluntários para ensinar o digital a quem mais precisa.

Quem pode ser mentor?
Qualquer pessoa que pertença à comunidade UPT. Basta enviar mensagem para voluntariado@upt.pt , colocando no assunto EuSouDigital e a equipa de Gestão de Voluntariado responderá.

Speak

O SPEAK promove a integração de pessoas migrantes e refugiadas nas suas novas cidades através de um programa de intercâmbio linguístico/cultural e de eventos sociais.

O SPEAK proporciona um intercâmbio de línguas e culturas em grupos de línguas e eventos, com o objetivo de facilitar a integração de migrantes nas suas novas comunidades. O programa gera impacto social através da quebra da barreira linguística, da aproximação de pessoas de origens diferente e da promoção da valorização da diferença e diversidade cultural.

Qualquer pessoa pode inscrever-se para aprender ou ensinar uma língua ou cultura, incluindo a do país onde reside.

Vamos juntos promover o voluntariado e estimular o envolvimento e micro empreendedorismo cívico, para transformar Portugal através dos cidadãos portugueses.

Candidatura:

  • grupos de, pelo menos, 3 estudantes de uma ou mais instituições de ensino superior
  • Candidatura online em formulário próprio disponível em: https://www.transformaportugal.pt/
  • Prazo prorrogado até 30 de junho de 2022 (ações a realizar até 31 dezembro 2022)
Voltar ao topo