Short Master em Turismo em Espaço Rural

DURAÇÃO

6 meses

ECTS

30

VAGAS

24

REGIME

Pós-Laboral

CURSO

Short Master

IDIOMAS

PT

O Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos pretende especializar profissionais do vinho em negócios, planeamento e organização dos vinhos em contextos de comercialização, hotelaria e restauração de forma a que possam assegurar a gestão do aprovisionamento e armazenagem do vinho, executar serviço de vinhos e contactar de perto com o consumidor aconselhando-o na escolha do produto. Os contextos são os globais, nos quais a internacionalização deste produto impõe uma forte dinâmica na nossa economia nacional.

O plano de estudos integrado por 8 módulos dedicados a especializar profissionais como conhecedores dos vinhos e dos seus negócios, será acompanhado de um programa científico desenvolvido in loco em colaboração com diversos parceiros ligados ao vinho. No âmbito deste Short Master as diversas visitas, provas vínicas e seminários proporcionam o contacto direto com os trabalhos da vinha, da produção do vinho e da sua comercialização e degustação. Neste curso de especialização, entende-se, ainda, o vinho e a vinha como recursos do património material e imaterial local e regional, com forte implicação na construção das paisagens dos lugares. Para conhecer a importância deste recurso enquanto estruturador de paisagens, desenvolveu-se um programa cultural que permitirá sentir e viver experiências únicas em contextos culturais e sociais únicos.

A valorização dos profissionais na área da especialização em vinhos é essencial para criar mais oportunidades de negócios inovadores e empreendedores. Tendo por base a aquisição de conhecimentos aprofundados e especializados e um contacto direto com o mercado, em particular com o mais exigente em qualidade, a projeção profissional estará facilitada para quem pretender fazer dos vinhos a sua profissão ou continuar a sua ascensão no mercado de trabalho.

O público-alvo preferencial serão profissionais ligados ao setor vitivinícola, à restauração, hotelaria ou empreendedores que desejem apostar na profissionalização do seu serviço.

  1. Adquirir conhecimentos base sobre o universo dos vinhos a nível nacional e internacional, por forma a desenvolver estratégias adequadas de aconselhamento ao consumidor.
  2. Compreender a importância e as especificidades das regiões vitivinícolas, assim como a terminologia e cultura associada ao vinho.
  3. Adquirir conhecimentos sobre viticultura e enologia, desde o processo de produçao da vinha ao engarrafamento.
  4. Desenvolver estratégias de marketing, promoção e comercialização dos vinhos, tendo contacto com alguns casos de sucesso.
  5. Compreender a importância da harmonização de vinhos e gastronomia, através das experiências gastronómicas e mecanismos de prova.
  6. Entender as características específicas do Enoturismo, como veículo promotor das regiões e instrumento privilegiado de distribuição de produtos e serviços.

Período Letivo:

23 de janeiro de 2023 a 25 de julho de 2023

Segunda e Terça-feira das 18h30 às 21h30.

Excecionalmente poderão ocorrer seminários e visitas de estudo fora deste horário, embora qualquer outra marcação esteja sujeita a acordo prévio com os estudantes.

Certificado de frequência de Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos

Certificado de frequência por unidades curriculares

Diploma de Short Master em Escanção e Mercado Global dos Vinhos (25 ECTS) dependente da aprovação em todas as unidades curriculares do plano de estudos.

Área Científica ECTS Obrigatórios ECTS Opcionais
HP
História e Património
4
TL
Turismo e lazer
26
Plano de Estudos
2022/2023
Área Científica ECTS
HP
História e Património
4
-
TL
Turismo e lazer
26
-
Plano de Estudos 2021/2022 ECTS
Casos de Sucesso do TER
3
Dinamização dos Espaços Rurais e dos Recursos Naturais
4
Distribuição, Comunicação e Operacionalização
4
Gestão de Empreendimentos TER
4
Património Cultural
4
Património Natural
4
Projeto em TER
4
Quadro Jurídico dos Empreendimentos TER
3

Nota: No decorrer do Short Master teremos a colaboração de diversos especialistas nos conteúdos programáticos lecionados.

Numa relação direta com o DTPC/ Departamento Turismo, Património e Cultura, o REMIT/ Research on Economics, Management and Information Technologies assente numa perspetiva multidisciplinar e interdisciplinar visa responder aos desafios sociais através de uma abordagem holística envolvendo um vasto leque de áreas científicas como a Economia, a Gestão, a Ciência, a Tecnologia, o Turismo, o Património e a Cultura. Assente na produção de conhecimento científico avançado, o REMIT tem um foco especial na sua aplicação à resolução de questões e desafios reais, sob duas dimensões:

  • a compreensão do ambiente local, nacional e internacional;
  • o desenvolvimento de actividades orientadas para o exercício profissional, nomeadamente no mundo empresarial.

Helena Albuquerque

Coordenadora do Short Master em Turismo em Espaço Rural

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master em Turismo em Espaço Rural
(sm.turismoespacorural@upt.pt)

Helena Albuquerque

Coordenadora do Short Master em Turismo em Espaço Rural

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master em Turismo em Espaço Rural
(sm.turismoespacorural@upt.pt)

CANDIDATURA

90€

1 PRESTAÇÃO

1100€

6 PRESTAÇÕES

184€

Licenciados em todas as áreas do conhecimento e todos os profissionais ligados ao turismo, ao património, ao ambiente, à geografia, à história, ao desporto e lazer, ao desenvolvimento regional e todos os que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e que procuram formação e atualização nas matérias em questão.

Período de candidaturas:

  • até 30 de setembro 2021

Voltar ao topo