Skip to content
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2020/2021
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário (candidatos)
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Núcleo de Empresas e Tecnologias
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
    • Política de Privacidade
  • Ensino
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
  • Prestação de Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
    • Travel with UPT
  • Incoming Students Country Flag EN
    • About UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Useful Information
      • Enjoying life
    • Course Catalogue
    • Erasmus+ Partnerships
    • Enjoying life
    • Portuguese language and Culture
    • Living in the town
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Participation in Projects
    • Buddy UPT
    • Contacts
    • Photos and Testimonials
    • International Credit Mobility
      • ICM 2019-2021 description
      • ICM 2018-2020 description
      • ICM 2017-2019 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (China) - FINALISED
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (Brasil) - FINALISED
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2020/2021
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário (candidatos)
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Núcleo de Empresas e Tecnologias
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
    • Política de Privacidade
  • Ensino
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
  • Prestação de Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
    • Travel with UPT
  • Incoming Students Country Flag EN
    • About UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Useful Information
      • Enjoying life
    • Course Catalogue
    • Erasmus+ Partnerships
    • Enjoying life
    • Portuguese language and Culture
    • Living in the town
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Participation in Projects
    • Buddy UPT
    • Contacts
    • Photos and Testimonials
    • International Credit Mobility
      • ICM 2019-2021 description
      • ICM 2018-2020 description
      • ICM 2017-2019 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (China) - FINALISED
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (Brasil) - FINALISED
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
Address Icon
Como chegar
| Envelope Icon
Contactos
Country Flag EN
Perguntas
Frequentes

Está a utilizar uma versão desatualizada do seu Internet Explorer (A versão atualmente suportada pela Microsoft - Internet Explorer 11 - ficou disponível em Novembro de 2013). As versões anteriores deixaram de ser suportadas pela Microsoft em 12 de Janeiro de 2016. Por favor atualize a sua versão ou utilize outro browser para usufruir em pleno de todas as funcionalidades do SIUPT, obrigado.

contactos e horários

×

localização

×

Copyright e agradecimentos

×

Prof. Doutora Isabel Cerca Miguel

foto do colaborador
Professor Auxiliar
Doutora em Psicologia
Regime Tempo Integral
Departamento de Psicologia e Educação
isabelm@upt.pt
  • Graus Académicos
  • Centros de Investigação
  • Projetos
  • Publicações
GrauObtido no AnoInstituiçãoÁrea Científica
Doutoramento2010Universidade de Coimbra (FPCEUC)Psicologia Social
Licenciatura2005Universidade de Coimbra (FPCEUC)Psicologia
Tipo de AssociaçãoNome do CentroAvaliação Reconhecida pela FCTDescrição
Membro ConvidadoCentro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)-
Membro IntegradoInstituto de Desenvolvimento Humano Portucalense\-\\-\-
Ano Civil InícioAno Civil FimNome
20122016Membro da COST ACTION 1205 “Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union”, Working Group 3 (WG3) “Social-psychological studies of the narrative transmission of history.
AnoDescriçãoLink para Repositório
2018Colonialism in Portuguese History textbooks: A diachronic psychosocial studyLink
2017Ferreira A.T., Araújo A.M., Fernandes S., Miguel I.C. (2017) Gamification in the Workplace: A Systematic Literature Review. In: Rocha Á., Correia A., Adeli H., Reis L., Costanzo S. (eds) Recent Advances in Information Systems and Technologies. WorldCIST 2017. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 571, pp. 283-292 Springer, Cham. Doi: 10.1007/978-3-319-56541-5_29Link
2017Internet use for active aging: A systematic literature reviewLink
2016Miguel, I. (2016). Mais idade, menos participação? Lógicas de resgate da cidadania na população idosa. In C. P. Albuquerque & H. R Amaro da Luz (Eds.), Políticas sociais em tempos de crise: Perspetivas, tendências e questões críticas (pp.193-208). Lisboa: Pactor. ISBN: 978-989-693-059-2Link
2016Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2016). From social representations to action: Proximity and the relation between social representations of the development of intelligence and authoritative parenting style. Revista de Psicologia Social, 31(2), 254-281. DOI: 10.1080/02134748.2016.1152682.Link
2015Amaro da Luz, M. H. & Miguel, I. (2015). Apoio social e solidão: Reflexos na população idosa em contexto institucional e comunitário. Revista Portuguesa de Investiga o Comportamento e Social, 1(2), 3-14.Link
2015Miguel, I. & Amaro da Luz, H. Novas tecnologias aplicadas à estimulação cognitiva em idosos com demência: Efeito e potencialidades. Manuscript submitted for publication.Link
2015Miguel, I. Representações sociais: Aspetos e abordagens teóricas. In J. P. Valentim (Ed.), Representações sociais: Perspectivas teóricas no estudo do pensamento quotidiano. Coimbra: Almedina.
2014Amaro da Luz, H. & Miguel, I. (Eds.), Gerontologia Social: Perspetivas de Análise e Intervenção. Instituto Superior Bissaya Barreto. ISBN: 978-989-98952-0-1.
2014Amaro da Luz, M. H. & Miguel, I. & (2014). Inatividade legitimada: Que alternativas de “trabalho” em período de reforma?. Actas do VIII Congresso Nacional de Sociologia.Link
2014Dias, A. & Miguel, I. (2014). Ser idoso aos olhos dos mais novos: Representações sociais de crianças sobre a pessoa idosa. In M. J. Lopes, F. R. P. Mendes, & A. O. Silva (Eds.), Envelhecimento: Estudos e perspetivas (pp. 113-129). São Paulo: MartinarLink
2014Miguel, I. & Amaro da Luz, M. H. (2014). Envelhecimento ativo multinível: Uma Perspetiva pela Qualidade de Vida. Actas do VIII Congresso Nacional de Sociologia.Link
2014Miguel, I. (2014). Envelhecimento e desenvolvimento psicológico: Entre mitos e factos. In H. Amaro da Luz & I. Miguel (Eds.), Gerontologia Social: Perspetivas de Análise e Intervenção (pp. 53-67). Instituto Superior Bissaya Barreto. ISBN: 978-989-989Link
2014Preto, S. & Miguel, I.. (in press). Trabalho em tempo de crise: (Re)valorização ou (des)valorização? Actas do VIII Congresso Nacional de Sociologia.
2013Amaro da Luz, M. H. & Miguel, I. (2013). Empreendedorismo social: Dinâmicas de proximidade territorial a favor de uma cidadania inclusiva. Actas da III Conferência Ibérica sobre Empreendedorismo. ISBN: 978-989-97513-1-6
2013Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2013). Social representations of the development of intelligence, parental values and parenting styles: A theoretical model for analysis. European Journal of Psychology of Education, 18, 1163-1180. doi: 10Link
2012Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2012). The degree of proximity in the construction of social representations: The case of intelligence. Spanish Journal of Psychology, 15(3), 1244-1258. doi: http://dx.doi.org/10.5209/rev_SJOP.2012.v15.n3.Link
2010Almeida, A. M., & Miguel, I. (2010). Representações sociais da adolescência. In A. C. Fonseca (Ed.), Crianças e adolescentes: Uma abordagem multidisciplinar (pp. 197-222). Coimbra: Nova Almedina. ISBN: 9789724042961.
2010Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2010). Intelligence and its development: Social representations and social identities. Papers on Social Representations, 19, 20.1-20.33. ISSN: 1021-5573.Link
2009Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2009). Parental ideas and their role in childrearing: The idea-behavior connection. Italian Journal of Sociology of Education, 3, 225-253.Link
2009Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2009). Questionário de Estilos e Dimensões Parentais – Versão Reduzida: Adaptação portuguesa do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire – Short Form. Psychologica, 51, 167-186.Link
2008Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2008). Representações sociais da inteligência e práticas educativas: Apresentação de uma investigação em curso. In A. Caetano, M. Garrido, S. Batel & A. C. Martins (Eds.), Percursos da investigação em psic
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Parceiros
logótipo apesplogótipo universialogótipo b onlogótipo empregos managerlogótipo degoislogótipo aulplogótipo aulp
Contactos Universidade Portucalense
  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541
  • 4200-072 Porto
  • Telefone: +351 225 572 000 | Email: upt@upt.pt
  •  
  • mais contactos e horários
  • localização e acessibilidades
  • mapa do site
  • visita virtual
iso9001iso9001
Siga-nos
  •  
  •  
  •  
  •  
Portais
  • SIUPT
  • Moodle
  • Webmail - Estudantes
  • Webmail - Colaboradores
  • Biblioteca
  • Solicitação Serviço
  • Portal de Emprego novo
  • COVID-19 novo
  • Livro de Reclamações
© 2021 Universidade Portucalense