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Prof. Doutora Marta Cristina Lopes Abelha

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Professor Auxiliar
Doutorada em Didática
Regime Tempo Integral
Departamento de Psicologia e Educação
mabelha@upt.pt
GrauObtido no AnoInstituiçãoÁrea Científica
Doutoramento2011Universidade de Aveiro - Departamento de EducaçãoDidática
Mestrado2005Universidade de Aveiro - Departamento de EducaçãoGestão Curricular
Licenciatura2002Universidade de AveiroEnsino de Biologia e Geologia
Tipo de AssociaçãoNome do CentroAvaliação Reconhecida pela FCTDescrição
Membro IntegradoCentro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20Muito BomGRUPOEDE - Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais
Ano Civil InícioAno Civil FimNome
2017Observatório de autoavaliação de escolas integrado no Centro de Investigação em Educação
20102013“Avaliação do Desempenho Docente" - PTDC/CPE-CED/104786/2008
20062010Convénio CAPES/GRICES – Edital CGCI n.º 21/2006 – Propostas Curriculares
20062009European Teachers Professional Development for Science Teaching, n.º129455-CP-1-2006-1-PT–COMENIUS
AnoDescriçãoLink para Repositório
2018ABELHA, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121.Link
2018Fernandes, S., ABELHA, M., Fernandes, S. & Albuquerque, A. (2018). Implementação de PBL no curso de Educação Social: resultados de um estudo piloto na Universidade Portucalense. In R. M. Lima, V. Villas-Boas, A. L. Aquere, J. Mello (Eds.). Proceedings of the PAEE/ALE'2018, 10th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 15th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), University of Brasília, Brasilia, Brazil, pp. 446-455, ISSN: 2183-1378.Link
2018Fernandes, S., Morais, P., Mesquita, D., ABELHA, M., Fernandes, S. & Albuquerque, A. (2018). The Centre for Excellence in Teaching (CET) at Portucalense University: goals, strategies and expected outcomes. In J. Domenech, P. Merello, E. de la Poza, D. Blazquez (EDs.). Proceedings of the 4th International Conference on Higher Education Advances (HEAd’18). Universitat Politècnica de València, València, 20-22 June, Editorial Universitat Politècnica de València, pp. 1585-1592, ISSN: 2603-5871.Link
2017ABELHA, M., Kayumbuka, J., Albuquerque, A. S., & Machado, E. (2017). School leadership: results from a case study at a teacher training school in Benguela province. In J. Mena, A. García-Valcárcel, F. J. G. Peñalvo, M. M.Del Pozo (Eds.). Search and Research: teacher education for contemporary contexts. 18th Biennial Conference on Teachers and Teaching. ISATT2017. 3-7 July 2017, Salamanca, Spain. Ediciones Universidad de Salamanca. pp. 475-483. ISBN: 978-84-9012-769-8.Link
2017ABELHA, M., Martins, I., Lopes, C., Nunes, M. & Machado, E. (2017). Spefific training needs for school principals in Angola. In Proceedings 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation. ICERI 2017, 16-18 november. Sevilha, pp. 3718-3726. (ISBN: 978-84-697-6957-7)Link
2017Brito, E., ABELHA, M. & Nunes, M. (2017). Adult education and women in Portugal: a review of the literature 2012-2016. In Proceedings - 3 rd International Conference on Lifelong Education and Leadership for All. ICLEL 2017, 12-14 September. Porto, Escola Superior de Educação da Universidade do Porto, pp.775-784. (ISBN: 978-605-66495-2-3).
2017Catarino, S., ABELHA, M., Costa-Lobo, C. & Seabra, S. (2017). Leadership by the curricular department coordinator: teachers’ perceptions. In Proceedings - 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. EDULEARN17, 3-5 July. Barcelona, Spain, pp. 8098-8106.Link
2017Machado, E., Correia, E. & ABELHA, M. (2017). In-service teacher training in a professional development perspective: logics of participation of teachers. In Proceedings - 3 rd International Conference on Lifelong Education and Leadership for All. ICLEL 2017, 12-14 September. Porto, Escola Superior de Educação da Universidade do Porto, pp.538-545. (ISBN: 978-605-66495-2-3).
2017Machado, E., Machado, C., ABELHA, M. & Albuquerque, A. (2017). Competencies of the school director: perspectives of project coordinators. In Proceedings 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation. ICERI 2017, 16-18 november. Sevilha, pp. 3521-3525. (ISBN: 978-84-697-6957-7)Link
2016ABELHA, M.; Martins, I.; Muquendi, A. & Lobo, C (2016). Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo. Livro de actas do I Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (I FIACED), organizado pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, pp. 385-394. (ISBN: 978-989-8655-76-9), Odivelas: Edições Pedago.
2015Marcos, A., Machado, E., & ABELHA, M. Effect(s) of teacher evaluation on collaborative practices: induction or inhibition? Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015) 3674 – 3680. (ISSN: 1877-0428). [doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.1090]Link
2015Nunes, M. B. & ABELHA, M. The Portuguese Online Knowledge Library (B-on): a year of academic research at Portucalense. University. Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015) 3186–3193.(ISSN: 1877-0428)[doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.1060]
2015Vinhais, P. & ABELHA, M. Supervision and appraisal of Foreign Language Teachers' performance. Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015) 783 – 790. (ISSN: 1877-0428). [doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.615]Link
2014ABELHA, M., Machado, E. & Simões. A. (2014). O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? Revista Praxis Educare, 2, 21-26.Link
2014ABELHA,M.; Machado,E.& Lobo,C.(2014). Colaboração docente em contexto educativo angolano: potencialidades e constrangimentos(5490-5502).In A.Lopes, et al(Orgs.)Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação.(ISBN: 978-989-8471-13-0).Link
2014Machado, E. A. & ABELHA, M. (2014). Avaliação de Professores: que lições do caso português? Revista Olh@res, 2(1), 55-80. (ISSN 2317-7853).Link
2014Nogueira, P. & ABELHA, M. (2014). Trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências (126-136). In A. Lopes, et. al (Orgs.) Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação.(ISBN: 978-989-8471-13-0).Link
2013Martins, I., ABELHA, M., Abreu, R., Costa, N. & Lopes, A. (2013). Las competencias en las políticas de curriculum de ciências: los casos de Brasil Y Portugal. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(56), 37-62.(ISSN 1405-6666)-indexada ScopusLink
2012Machado, A., ABELHA, M., Barreira, C. & Salgueiro, A. (2012). Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia. 46-I, 73- 93. (ISSN: 0870-418)Link
2012Pombo, L., Smith, M., ABELHA, M., Caixinha, H. & Costa, N.(2012).Evaluating an online e-module for Portuguese primary teachers: trainees’ perceptions. Technology, Pedagogy and Education, 21(1),21-36(ISSN 1475-939X print/ISSN 1747-5139 online).ind.ISILink
2011Martins, I., ABELHA, M., Costa, N. & Roldão, M.C. (2011). Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. Ciência & Educação, 17(4), 771-788 (Online ISSN 1980-850X - Print ISSN 1516-7313). Indexada ISILink
2010Ferreira, M.; Martins, I. & ABELHA, M.(2010).Políticas de currículo para o ensino da disciplina escolar Ciências.In M. L.Tura & C.Leite(Orgs.)Questões de Currículo e Trabalho Docente,pp. 213-232. Rio de Janeiro: Quartet (ISBN: 978-85-7812-042-9).Link
2010Martins, I.; Baptista, R. & ABELHA, M. (2010). Ciência, 5º ano. Alfragide: Editora Sebenta (ISBN: 9789727992683).
2008Martins,I.,ABELHA,M.,Roldão,M.&Costa,N.(2008).Impacte do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na área das Ciências e na relação do professor com o trabalho curricular.Revista Saber&Educar,n.13,263-273.(ISSN:0873-3600)
2007ABELHA, M., Martins. I., Costa, N. & Roldão, M. (2007). Impacte da reorganização curricular das ciências físicas e naturais nas dinâmicas de trabalho docente. Revista de Educação, 15(2), 79-95 (ISSN:0871-3928).Link
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