Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes
Saiba mais
sobre este curso
×

Licenciatura em Marketing

A licenciatura em Marketing da Universidade Portucalense contribui para a formação de gestores de marketing que irão ocupar as mais diversas posições no mundo empresarial. Aliando uma sólida formação em Marketing a um conjunto de unidades curriculares transversais, o curso permite que os estudantes adquiram os mais avançados conhecimentos e competências para iniciarem com sucesso a sua carreira profissional.

 

O plano de estudos do curso dá resposta às exigências das empresas, nomeadamente daquelas que com maior dinamismo contribuem para a competitividade da região Norte do país, zona de excelência da atuação da Universidade Portucalense. Acresce, aliás, a forte ligação ao tecido empresarial, um dos principais pontos fortes da Universidade Portucalense, para além do estágio curricular que é, claramente, um fator diferenciador desta licenciatura.

 

Por tudo isto, garante-se não só uma formação de qualidade em Marketing mas também a criação de condições para uma elevada taxa de empregabilidade dos nossos estudantes.

40 vagas totais para candidatura.

duração de 3 anos

Coordenação:

Sónia Nogueira (PhD)

Porquê escolher este curso?

A licenciatura em Marketing tem por objetivo formar profissionais capazes de conciliarem a componente estratégica da gestão de marketing com uma eficaz implementação ao nível do marketing operacional, mediante o domínio e uso dos mais avançados modelos e tecnologias. Neste sentido, o ciclo de estudos tem uma tripla ambição: (i) formar profissionais com know-how especializado para o exercício de funções na área de Marketing, a par de uma consistente formação de base em Gestão; (ii) formar profissionais que se diferenciem pela capacidade de simultaneamente conceberem e implementarem todas as ações de comunicação que dão vida à estratégia de marketing, de modo rápido e autónomo das agências de publicidade, design e comunicação; (iii) promover competências não só técnicas mas também comportamentais através de unidades curriculares inovadoras, atendendo aos novos ambientes de mercado e consumo, onde a arte e o autoconhecimento potenciam a capacidade criativa e a busca do melhor desempenho possível.

 

Com a obrigatoriedade do estágio oferece-se uma formação com uma forte ligação ao meio empresarial que permite desenvolver novas competências adequadas a uma efetiva inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, a unidade curricular de Simulação de Marketing desafia os alunos a desenvolverem projetos aliciantes na área, o que se revela como um importante fator diferenciador desta licenciatura.

O que dizem os nossos docentes

    Cláudia Carvalho - 

UC Fundamentos de Marketing - Aprender Marketing estimula a criatividade e a inovação: compreender o que o mercado quer e encontrar soluções "fora da caixa" para exceder as expectativas é extremamente aliciante!

    Frederico D'Orey

UC Criação e Gestão de Marcas - Compreender o fascinante mundo das marcas, apreendendo a construir e gerir marcas fortes no mercado.
UC Gestão Comercial - O marketing operacional em ação e com o foco no cliente.

    Pedro Ferreira

UC Investigação e Métodos de Pesquisa - O lado racional do profissional de marketing: objetividade e rigor nas análises e nas decisões de marketing. Transformar informação em conhecimento e conhecimento em ações de marketing.
UC Liderança e Gestão de Pessoas - Porque o sucesso no mercado começa nos profissionais da empresa. Tornar os colaboradores em verdadeiros embaixadores das marcas, dos produtos e dos serviços.

    Sílvia Faria

UC Criatividade e Inovação - Criatividade é lidar com a confusão, inventar, experimentar, questionar, correr riscos e de forma divertida encontrar soluções que agradem as empresas e os clientes.
UC Gestão de Produto - Gerir produtos é gerir necessidades e desejos, dando respostas adequadas e diferentes.
UC Gestão de Preço - Gerir o preço é lidar com a qualidade, sabendo que o preço pode ser esquecido mas a qualidade não.

 

Saídas Profissionais

Tratando-se de um grau académico de banda larga, as saídas profissionais proporcionadas pela licenciatura em Marketing são múltiplas e diversas. Assim, os licenciados em Marketing pela Universidade Portucalense serão capazes de exercer funções em qualquer instituição – desde a Banca e Seguros até às PME industriais, passando por empresas de comunicação e consultaria – nos mais diversos domínios do Marketing: estudos de mercado, gestão de marcas e produtos, comunicação de marketing, canais de distribuição, gestão de clientes, marketing digital, etc.

Objetivos

  1. Estimular o raciocínio crítico, criatividade e curiosidade intelectual buscando soluções inovadoras desafiando a convencional abordagem aos mercados e consumidores;
  2. Compreender de forma funcional e holística cada organização, e suas implicações nas diversas áreas do marketing;

  3. Elaborar, analisar e implementar estratégias de atuação de marketing;
  4. Promover uma visão operacional das várias valências do marketing;

  5. Promover a compreensão dos diversos perfis de consumidores e seus processos de tomada de decisão;

  6. Identificar, selecionar e utilizar soluções tecnológicas alinhadas com as necessidades e objetivos de marketing da organização;

  7. Identificar problemas e propor soluções no âmbito da gestão de projetos e políticas estratégicas e operacionais nas fileiras do marketing;

  8. Empreender a reflexão e investigação científica no quadro de uma abordagem interdisciplinar;

  9. Estimular uma visão integrada de estratégia de marketing, sabendo articular as abordagens nos meios on e offline.

Provas de ingresso

Economia, Português ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Cursos de continuidade

  • Mestrado em Gestão
  • Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
  • MBA para Gestores de PME

Diploma ou certificado conferido

Licenciatura em Marketing

Investigação

Marketing e Estratégia

Marketing Operacional

Comportamento do consumidor

Gestão da marca

Gestão de produto e preço

Marketing Digital, de serviços, internacional e social

Contactos

Coordenação:  lic.marketing@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Parcerias

Plano de Estudos 2020/2021


1º Ano, 1º Semestre

1º Ano, 2º Semestre

2º Ano, 1º Semestre

2º Ano, 2º Semestre

3º Ano, 1º Semestre

3º Ano, 2º Semestre

TP: Ensino Teórico-Prático   

Outras informações

No 5º semestre o estudante deverá elaborar um projeto prático no âmbito da UC de Simulação de Marketing.

 

No 6º semestre o estudante deverá escolher uma unidade curricular opcional da área científica de Ciências Empresariais, também lecionada no 1º Ciclo.

 

A estrutura curricular do curso será neste último semestre complementada com a realização de um Estágio, que facultará aos estudantes novas competências para a inserção no mercado de trabalho.

Corpo docente


DocenteEmail
Maria Paula Coutinho Dias Moraispmorais@upt.pt
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)