Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes
Saiba mais
sobre este curso
×

Licenciatura em Engenharia Informática

Numa era de explosão massiva de dados, crescente capacidade computacional e de desafios criados pela digitalização das organizações e dos negócios, existe uma grande procura de profissionais na área da Informática e, consequentemente, a necessidade de formação de estudantes com esse perfil de competências.

A licenciatura em Engenharia Informática oferece um programa interdisciplinar e posiciona-se como uma contribuição formativa importante para o desenvolvimento organizacional e social. Trata-se de um ciclo de estudos intrinsecamente associado às necessidades colocadas pelo crescimento económico contemporâneo e às transformações estruturais em que este se apoia, formando profissionais com os conhecimentos e competências para endereçar os requisitos de inovação e de desenvolvimento tecnológico associados.

Neste ciclo de estudos, assegurado por um corpo docente qualificado que abrange plenamente as diversas áreas de intervenção, é oferecido um currículo inovador, com o desenvolvimento de competências transversais, privilegiando o trabalho em grupo, e criando oportunidades de formação e investigação em colaboração com empresas e investigadores. O plano do curso inclui um estágio curricular, beneficiando de uma rede alargada de empresas e instituições parceiras do departamento e promovendo a integração dos estudantes no mercado de trabalho.

50 vagas totais para candidatura.

duração de 3 anos

Anúncio n.º 175/2020 in Diário da República, 2.ª série — N.º 148 — 31 de julho de 2020

Coordenação:

Isabel Seruca (PhD)
Bruno Veloso (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

Existem muitas e variadas razões para estudar Engenharia Informática, sendo, no entanto, importante compreender a essência de ser engenheiro. Engenheiro, vem do latim ingeniu, é uma pessoa com formação técnico-científica que o torna capaz de resolver problemas tecnológicos, práticos e muitas vezes complexos, ligados à conceção, realização e implementação de produtos, sistemas ou serviços. São estas as três principais características que o curso de Engenharia Informática vai desenvolver nos futuros licenciados.

Na era digital em que vivemos, são necessários cada vez mais profissionais com esta formação sólida e especializada na área da inovação e do desenvolvimento tecnológico, uma vez que as aplicações informáticas emergem em todos os aspetos do nosso quotidiano. Estudar Engenharia Informática ajuda a ampliar os horizontes e a criar e projetar soluções para os problemas com que as pessoas, muitas vezes, ainda não se depararam.

É uma área com forte procura nacional e internacional e com remunerações acima da média. Segundo a revista Forbes, desde 2016, os engenheiros informáticos estão entre as dez profissões melhor remuneradas a nível internacional.

O curso de Engenharia Informática do Departamento de Ciência e Tecnologia, diferencia-se dos demais, por um conjunto de aspetos importantes:

  • Plano de formação de nível internacional que combina bases fundamentais com atividades de projeto e saber-fazer, integrando competências que permitem aos estudantes enfrentar os desafios futuros no mercado de trabalho;
  • Oferece uma formação com uma ênfase combinada em Engenharia de Software e Sistemas de Informação;
  • O ensino será baseado na atualização constante e em articulação com as atividades desenvolvidas no Centro de Investigação associado ao Departamento;
  • São oferecidos aos estudantes um conjunto de atividades a realizar em colaboração com empresas parceiras e a possibilidade de participarem em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação de âmbito nacional e internacional;
  • O elevado nível de exigência do curso será complementado pela possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional num ambiente de ensino-aprendizagem acolhedor, que privilegia o relacionamento personalizado com os alunos.

Saídas Profissionais

Os estudantes, após a conclusão da licenciatura em Engenharia Informática, terão, entre outras, as seguintes saídas profissionais:

  • Analista Programador de Sistemas e Aplicações
  • Especialista em gestão de Tecnologias de Informação
  • Gestor de Projetos Informáticos
  • Consultor em Informática
  • Investigação ou desenvolvimento tecnológico

Objetivos

A Licenciatura em Engenharia Informática procura concretizar, como objetivo principal, uma formação sólida, por um lado, em áreas estruturantes e, por outro lado, em temáticas específicas de Engenharia Informática. Complementarmente pretendem-se desenvolver competências que permitam o prosseguimento, quer para a prática profissional, quer para a continuação da formação no 2º ciclo. São valorizadas capacidades e atitudes pessoais necessárias ao exercício da profissão, nomeadamente o espírito científico e a criatividade, sentido crítico e de responsabilidade, assim como, a capacidade de aprender autonomamente, a capacidade para interagir e trabalhar em grupo e em equipas interdisciplinares, capacidade de auto adaptação e a capacidade de comunicação.

Destacam-se os seguintes objetivos de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes:

  • Ter capacidade de abstração e saber expressar o raciocínio lógico para resolução de problemas;
  • Identificar, avaliar e selecionar soluções tecnológicas. alinhadas com as necessidades organizacionais;
  • Utilizar metodologias. de desenvolvimento de software em projetos de pequena e larga escala;
  • Escrever programas bem estruturados, robustos, eficientes e documentados;
  • Utilizar modelos e abstrações na conceção, implementação e utilização de sistemas computacionais e de informação, acompanhando as tendências tecnológicas;
  • Compreender os aspetos fundamentais em arquiteturas de computadores e sistemas operativos e a sua importância no desenvolvimento e execução de aplicações informáticas;
  • Aplicar conhecimento das áreas de Estatística e Matemática em problemas da área da Informática;
  • Planear sistemas complexos e distribuídos;
  • Aplicar técnicas de avaliação e gestão de qualidade em projetos de Engenharia Informática;
  • Desenvolver competências comportamentais ao nível pessoal, interpessoal e de comunicação, bem como saber trabalhar em equipas multidisciplinares;
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de emitir juízos de valor.

Provas de ingresso

Matemática A ou Matemática A e Física e Química ou Matemática A e Português

Cursos de continuidade

Mestrado em Informática

Mestrado em Ciência de Dados

Contactos

Coordenação:  lic.enginf@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Plano de Estudos 2020/2021


1º Ano, 1º Semestre

Algoritmia e Programação
7 ECTS 30 TP 60 PL 90 Total
Análise Matemática
6 ECTS 90 TP 90 Total
Competências Comportamentais
5 ECTS 15 TP 30 PL 45 Total

1º Ano, 2º Semestre

2º Ano, 1º Semestre

2º Ano, 2º Semestre

3º Ano, 1º Semestre

3º Ano, 2º Semestre

TP: Ensino Teórico-Prático   

PL: Ensino Prático ou Laboratorial   

S: Seminário   

Corpo docente


DocenteEmail
Abílio Fernando Costa Cardosoabilioc@upt.pt
Carla Mónica Santos Dias Pereiracarlasantos@upt.pt
Fernando Joaquim Lopes Moreirafmoreira@upt.pt
Gerardo José Osório da Silvagerardo@upt.pt
Maria Filomena Cerqueira Castro Lopesflopes@upt.pt
Maria Isabel Calapez Cabrita Leal Serucaiseruca@upt.pt
Maria Paula Coutinho Dias Moraispmorais@upt.pt
Sónia Rolland Sobralscrls@upt.pt
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)