Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes
Saiba mais
sobre este curso
×

Short Master em Terapia Psicodinâmica Expressiva

O presente «Short-Master» tem como objetivo fundamental aprofundar conhecimentos e competências referentes aos sistemas teóricos e às aplicações psicoterapêuticas da «Psicanálise e Modelos Psicodinâmicos», com especial ênfase nos processos de expressão emocional e de simbolização das experiências traumáticas.

Esta proposta de formação especializada de nível pós-graduado afigura-se pertinente para todos os profissionais que atuam na área da Saúde Mental e que reconhecem a importância capital dos processos afetivos e sócio-emocionais no desenvolvimento psicológico e na mudança terapêutica.

Aprofundar conhecimentos e competências na área da «Terapia Psicodinâmica Expressiva» justifica-se não somente pela importância histórica destas teorias psicológicas e modelos psicoterapêuticos (desde a ludoterapia de M. Klein), mas também pela sua renovação contínua, quer ao nível da compreensão do funcionamento psicológico normal e patológico, quer ao nível da intervenção psicológica.

Na atualidade, esta capacidade de auto-renovação traduz-se nomeadamente: 1. no reconhecimento da elevada eficácia das “Terapias Psicodinâmicas Breves” por numerosos estudos de meta-análise, 2. no reforço da aliança entre Arte (ou criatividade expressiva) e Terapia, e 3. na revalorização do pensamento de Jung sobre o significado psicológico da Espiritualidade/Religião.

No contexto nacional da formação avançada em Psicologia, este Short-Master visa responder a uma necessidade evidente de reinvestimento positivo nesta área, oferecendo, assim, uma oportunidade privilegiada de desenvolvimento científico, profissional e pessoal que permitirá enriquecer o repertório teórico-prático de profissionais e estudantes de nível pós-graduado em qualquer área da Saúde Mental.

30 vagas totais para candidatura.

duração de 4 meses

Coordenação:

Paulo Renato Cardoso de Jesus (PhD)

Porquê escolher este curso?

Este curso intensivo e especializado em Terapia Psicodinâmica, fundada no suporte emocional e na expressão simbólica, constitui uma oferta formativa única e pioneira a nível nacional.

Dirige-se a pessoas com interesse em consolidar conhecimentos científicos e competências teórico-práticas no âmbito das correntes terapêuticas psicanalíticas e psicodinâmicas.

Os formandos aprenderão, com metodologias ativas, a utilizar as ferramentas concetuais e clínicas que resultam das investigações clássicas de Freud, Jung, Klein, Winnicott e Lacan, enriquecidas pelas contribuições mais recentes das Neurociências Afetivas, Neuropsicanálise, Psicanálise Relacional e Intervenções Psicodinâmicas Breves.

Saídas Profissionais

Este curso dota os formandos de competências teórico-práticas de compreensão e intervenção psicológica com base em Modelos Psicanalíticos e Psicodinâmicos. Deste modo, o curso contribui para o treino específico das competências clínicas de estudantes e de profissionais da área da Saúde Mental com nível de Pós-Graduação.

As competências que serão trabalhadas neste Curso demonstrarão especial relevância para pessoas que pretendam atuar em contextos clínicos ou educacionais onde as dinâmicas afetivas e socioemocionais se revelem como processos fundamentais para o desenvolvimento psicológico e para a mudança psicoterapêutica de indivíduos ou grupos.

Objetivos

O curso visa dotar os formandos de competências teóricas e práticas para que estes possam:

  1. Analisar, com método comparativo, integrador e crítico, os vetores teóricos e clínicos que caraterizam a Psicanálise Freudiana e Lacaniana, a Psicologia Analítica Junguiana e os Modelos Psicodinâmicos anglo-saxónicos;
  2. Compreender os processos de desenvolvimento e de funcionamento biopsicológico das emoções humanas e das relações afetivas (especialmente, processos de vinculação, separação, perda traumática e crescimento pós-traumático);
  3. Analisar a estrutura e a dinâmica das relações intersubjetivas e dos processos vinculativos ao longo do ciclo vital, incluindo as relações materno-filiais e paterno-filiais, assim como as relações passionais e as configurações psicossexuais da conjugalidade;
  4. Relacionar o desenvolvimento afetivo com a criatividade lúdico-estética e com a espiritualidade / religiosidade;
  5. Caracterizar e interpretar as dinâmicas afetivas implicadas no estabelecimento e otimização de relações interpessoais de suporte psicológico e de ação terapêutica;
  6. Conhecer e avaliar criticamente alguns processos e técnicas essenciais de psicodiagnóstico e de intervenção psicoterapêutica, à luz dos princípios psicanalíticos e psicodinâmicos.
  7. Saber planificar, executar e avaliar intervenções terapêuticas de índole expressiva com recurso a múltiplas técnicas inspiradas da expressão dramática, plástica, musical e literária.

Cursos de continuidade

Mestrado e/ou Doutoramento em Psicologia Clínica.

Investigação

  • Psicanálise teórica e epistemologia da neuropsicanálise;
  • Psicologia junguiana e processos transpessoais;
  • Desenvolvimento afetivo e psicossexual ao longo do ciclo vital;
  • Vinculação e desvinculação amorosa em casais adultos;
  • Espiritualidade, Arte e Saúde Mental.

Projetos em curso

«Bios, psyche e pathos: Crítica epistemológica e ética da Psicopatologia»: Projeto de investigação interdisciplinar e internacional sobre processos de compreensão fenomenológica das perturbações mentais.

Contactos

Para informações científicas e pedagógicas, contacte a Coordenação do Curso: Prof. Paulo Renato Jesus

Coordenação:  sm.psicanaliseModDinamicos@upt.pt

 pauloj@upt.pt

 

Para informações relacionadas com o processo de candidatura, matrícula e inscrição, contacte o Gabinete de Ingresso da UPT: ingresso@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Periodo de candidaturas: até 30 de julho 2020

Início: 16 de outubro de 2020

Fim: 30 de janeiro de 2021

Horário pós-laboral:

Sábados, 10h-13h e 14:30h-17:30h

Calendário previsto: 09 de outubro de 2020 - 30 de janeiro de 2021.

Plano de Estudos 2020/2021


Outras informações

O curso pode conjugar o regime de aulas presenciais com aprendizagem à distância para estudantes que tenham limitações para a participação presencial. Os recursos pedagógicos poderão incluir vídeo-conferência, orientação tutorial online e realização de tarefas de avaliação na plataforma moodle. As aulas utilizarão metodologias ativas de ensino-aprendizagem, nomeadamente o estudo de caso e a simulação de consultas. O sistema de avaliação será de tipo contínuo, conferindo-se especial ênfase à realização de projetos individuais teórico-práticos.

Requisitos de ingresso

Os candidatos podem ser:

  1. Licenciados nas áreas da Psicologia, Medicina e outras Ciências da Saúde Mental com interesse numa especialização na área da intervenção psicológica de matriz analítica ou psicodinâmica;
  2. Licenciados em outras áreas das Ciências Sociais e do Comportamento com competências científicas e/ou profissionais relevantes para o nível avançado e para área disciplinar do curso;
  3. Estudantes de 2º ou 3º ciclo e profissionais que demonstrem competências sólidas relevantes para o nível e área do curso.

Investimento

Candidatura: 80 €

A frequência total (84 horas letivas) em pagamento único é de 530,00 euros.

A frequência em pagamento mensal é de 80,00 euros (por mês ao longo de 4 meses).

A frequência de módulos avulso custa 40,00 por ECTS, ou seja, 80,00 por módulo (12 horas letivas).

O seguro escolar é de 31,00 euros.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)