Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes
Saiba mais
sobre este curso
×

Mestrado em Turismo e Hospitalidade

Neste ciclo de estudos abordam-se questões da hospitalidade e das suas dimensões, tendo por base o conhecimento conceptual do pensamento teórico das tendências da área. Hospitalidade, neste contexto, é entendida simultaneamente como uma atividade económica e como um fenómeno cultural, “uma procura intelectual das dimensões sociais, juntamente com as de natureza económica”, que tem como elementos fundamentais da hospitalidade: a satisfação do consumidor, a competitividade e colaboração, o desenho e melhoria dos serviços, a gestão da relação entre cliente-prestador e a gestão dos serviços de hospitalidade.

Conhecendo estas dinâmicas e a sua implementação, a ação do profissional de turismo, nos diversos contextos de trabalho, afirma-se como uma oportunidade diferenciadora, inovadora, implementadora de um sistema de qualidade e incrementadora do aumento da competitividade, quer das empresas, quer dos destinos turísticos. Assim, este mestrado coloca-se no alcance de uma formação que visa:

a) A gestão das operações na ótica da qualidade da prestação dos serviços adequada à diversidade dos consumidores;

b) A gestão do relacionamento e da interação entre a comunidade anfitriã, na defesa e salvaguarda da sua cultura e património e os visitantes;

c) O planeamento estratégico pensado para o acolhimento, refletindo sobre questões sociais e individuais;

d) A informação turística e marketing estratégico diferenciadores no acesso aos consumidores;

e) A autenticidade e originalidade dos espaços sociais e culturais, dos equipamentos, dos recursos turísticos como prioridade;

f) O planeamento e gestão de eventos cultural, social e individualmente diferenciados.

Este 2º ciclo preocupa-se, também, com as dimensões da investigação como suporte fundamental à prática de trabalho como meio de crescimento pessoal e social dos profissionais.

O programa de mestrado irá expandir a oferta de formação pós-graduada na área emergente do turismo e hospitalidade, contribuindo para o sistema económico regional e nacional. Os alunos serão estimulados a produzir com base na forte relação com organizações do sector, as quais serão integradas nos projetos de investigação e convidadas a contribuir no estudo das necessidades do mercado de trabalho.

Pretende-se, com este programa de mestrado, promover a criação de sinergias no âmbito da cooperação com as organizações do sistema turístico, com vista ao desenvolvimento dos territórios e das várias dimensões da hospitalidade a eles associadas.

Pretende-se, ainda, desenvolver o intercâmbio académico com outras instituições nacionais e internacionais de ensino superior. Em suma, os estudantes do ciclo de estudos serão dotados de competências que lhes permitirão contribuir ativamente para o posicionamento do turismo a um nível empreendedor, inovador e imbuído de pensamento dirigido às pessoas, às comunidades e ao seu património e cultura.

20 vagas totais para candidatura.

duração de 2 anos

Anúncio n.º 222/2015 de 24 de setembro

Coordenação:

  Fernando Brochado (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

Este ciclo de estudos veicula uma formação especializada na área do Turismo e Lazer que se apresenta como sequencial e complementar à ministrada nos 1ºs ciclos de estudo em Turismo, Gestão, Gestão Hoteleira, Economia, Marketing, Ciências Sociais, Geografia, áreas do Património, Planeamento Regional e Urbano, e áreas afins. A filosofia que está na base da estrutura curricular do mestrado em Turismo e Hospitalidade promove a compreensão e o domínio da hospitalidade nas áreas do saber do turismo, assentes num espirito de curiosidade, criatividade, inovação e empreendedorismo, em estreita interação com as empresas e organizações. A aprendizagem é centralizada no estudante, promovendo o desenvolvimento de capacidades de trabalho autónomo e de reflexão analítica e crítica, bem como uma forte consciência social e cultural. As metodologias de ensino/ aprendizagem fomentam as competências técnicas e científicas do Turismo, Lazer e Hospitalidade tendo por base as necessidades dos consumidores, o envolvimento das comunidades locais e o desenvolvimento sociocultural do território assente na colaboração com instituições, empresas e organizações parceiras. Desta forma, promove-se uma maior ligação ao mercado do sector, ao nível do ensino, da empregabilidade e da investigação aplicada.

Saídas Profissionais

  • Organizações promotoras do acolhimento, do destino e dos produtos turísticos (organizações nacionais, regionais e municipais do turismo);
  • Gestão de projetos de consultoria e planeamento;
  • Gestão do acolhimento em empresas e organizações turísticas, dos diversos subsectores do Turismo, tais como unidades de alojamento, restauração, empresas e organizações de animação turística, transportes turísticos, atividades culturais, de recreio e lazer;
  • Associações profissionais do sector;
  • Organização e gestão de eventos;
  • Guia-Intérprete Nacional;
  • Guia de Museus, Monumentos e Sítios e Conjuntos do Património Nacional; 
  • Gestão do património;
  • Empresas do setor do Turismo.

Algumas saídas profissionais (Vídeos):

Objetivos

São objetivos do ciclo de estudos que os alunos sejam capazes de:

  1.  Entender o conceito de hospitalidade adquirindo saberes e competências que permitam agir com qualidade e inovação nos domínios dos interesses socioculturais dos consumidores;
  2.  Aplicar técnicas especializadas de investigação e de projeto, nos domínios do turismo e hospitalidade;
  3.  Compreender a importância da colaboração da comunidade e das instituições no desenvolvimento de uma identidade cultural e patrimonial no âmbito do acolhimento, da salvaguarda e da comunicação de valores culturais e patrimoniais;
  4. Conhecer as estratégias de marketing aplicadas aos contextos da hospitalidade em turismo;
  5. Compreender a importância de um planeamento em turismo e lazer apoiado em dinâmicas de observação, monitorização, análise critica a aplicar no desenvolvimento do território e competitividade do sistema turístico;
  6. Conhecer as operações nos domínios da hospitalidade tendo em conta o desenvolvimento pessoal e profissional dos recursos humanos e o acolhimento dos públicos do Turismo.

Diploma ou certificado conferido

Mestre em Turismo e Hospitalidade

Especialização em Turismo e Hospitalidade no final do 1º ano

Investigação

No âmbito das unidades curriculares de dissertação, projeto e estágio, das atividades de investigação desenvolvidas no Departamento de Turismo, Património e Cultura e das parcerias estratégicas estabelecidas em empresas e organizações do sector, serão desenvolvidas as seguintes linhas de investigação:

  • Território e gestão do património
  • Língua, diversidade e identidade
  • Turismo religioso
  • Cultura, gastronomia e enoturismo
  • Inovação em Turismo

Projetos em curso

Existem diversos projetos em curso no âmbito das atividades de investigação do Departamento de Turismo, Património e Cultura nos domínios do Turismo e Hospitalidade, nomeadamente:

  • Análise dos stakeholders do Enoturismo no Douro
  • Análise dos stakeholders do Turismo Religioso no Porto
  • Itinerários no Turismo Religioso
  • Competências do Técnico de Turismo
  • Ameaças do Turismo e Património
  • Turismo Natureza e Desenvolvimento do Território

Contactos

Coordenação:  mest.turismoHospitalidade@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

6ª feira: 14:00h às 20:00h

Sábado: 09:00h às 13:00h

Nota: O horário poderá sofrer ligeiras alterações, a acordar entre os alunos e os docentes.

Plano de Estudos 2020/2021


1º Ano, 1º Semestre

1º Ano, 2º Semestre

Inovação em Turismo e Hospitalidade
7 ECTS 25 TP 10 S 35 Total
Marketing Estratégico
6 ECTS 30 TP 30 Total
Operações em Turismo e Hospitalidade
6 ECTS 20 TP 10 O 30 Total

TP: Ensino Teórico-Prático   

PL: Ensino Prático ou Laboratorial   

OT: Orientação Tutorial   

S: Seminário   

O: Outro   

Outras informações

Requisitos de ingresso

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Turismo, Gestão, Ciências Sociais, áreas do património, Geografia, Gestão Hoteleira e áreas afins;

Titulares de grau académico superior estrangeiro de um Estado aderente que acorde com princípios do Processo de Bolonha em Turismo, Gestão, Ciências Sociais, áreas do património, Geografia, Gestão Hoteleira e áreas afins;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Cientifico;

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido Conselho Científico.

Investimento

Candidatura / Matrícula/Seguro (novos estudantes)
Candidaturas** 172,00 €
Matrícula (ato único por curso) 320,00 €
Seguro Escolar 31,00 €
Inscrição Setembro Isento*
Fevereiro 183,00 €

*A isenção será aplicada em Fevereiro caso o estudante apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula e
anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

**Isenção deste pagamento para os licenciados UPT.

Candidatura / Matrícula/Seguro (estudantes provenientes do 1º ciclo da UPT) Dentro do Prazo Fora do Prazo
Candidaturas Isento  
Matrícula (ato único por curso) 320,00 €  
Seguro Escolar 31,00 €  
Inscrição Setembro Isento*  
Fevereiro 183,00 € 192,00 €

*A isenção será aplicada em Fevereiro caso o estudante apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula e
anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

 

Parte Curricular
Propina mensal (5 meses)
Valor por ECTS 13,20 €
Propina mínima obrigatória (10 ECTS) Mensal 132,00 €

Opções de Pagamento da Propina:  

Plano de Pagamento Anual (60 ECTS)
Propina de Frequência (60 ECTS) 11 Prestações mensais
(setembro a julho)
Mensal 359,90 €
(Desconto 3%) Único 3.839,75 €

 

Plano de Pagamento Semestral (30 ECTS)
Propina de Frequência (30 ECTS) 5 Prestações mensais
(setembro a janeiro ou fevereiro a Junho)
Mensal 396,00 €
(Desconto 2%)
setembro ou fevereiro
Semestral 1.939,67 €

 

2º ano (Dissertação) Dentro do prazo Fora do Prazo
Ato único (1 prestação) julho a setembro 320,00 € 336,00 €
Ato único (2 prestações) setembro 183,00 € 192,00 €
fevereiro 183,00 € 192,00 €
Propina de Frequência
PROPINA DO 2º ANO: 50% DO VALOR DO PREÇÁRIO DA PARTE CURRICULAR.

 

Cursos em Inglês
Propina anual 5.180,00 €

 

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)