Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes
Saiba mais
sobre este curso
×

Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária

O curso de Mestrado em Ciências da Educação está estruturado em 4 semestres num total de 120 ECTS.

O 1.º ano comporta 7 unidades curriculares obrigatórias e uma unidade curricular optativa, distribuídas de forma equitativa nos 2 semestres.

O 2.º ano integra a realização de uma Dissertação ou de um Projeto ou a realização de um Estágio de natureza profissionalizante, com elaboração de um Relatório Final, sujeito a apresentação e defesa pública perante um Júri.

30 vagas totais para candidatura.

duração de 2

Anuncio n.º 160/2018 publicado no Diário da República, 2ª série – N.º 184 – 24 de setembro de 2018

Coordenação:

 

Maria das Dores Formosinho (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

  • Obter uma formação especializada e valorizada na área das Ciências da Educação;
  • Dar continuidade à formação adquirida no 1º ciclo de estudos na área educacional ou em qualquer área das Ciências Sociais e Humanas;
  • Complementar a formação adquirida no 1º ciclo de estudos em Educação Social;
  • Desenvolver competências metodológicas de pesquisa que permitam a integração em projetos de investigação e intervenção na área educacional e sociocomunitária;
  • Participar em espaços de reflexão e análise de atividade profissional de educadores e formadores que potenciam a permuta interdisciplinar.

O que dizem os nossos alunos

Alexandra Oliveira

Ingressei na Universidade Portucalense para fazer a minha Licenciatura em Educação Social, com a ambição de realizar um Mestrado que complementasse a minha formação base. O Mestrado que escolhi foi o de Ciências da Educação – Área de Especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária. Acredito que este me venha a abrir mais portas no futuro e alargar as minhas competências e conhecimentos, acelerando assim a progressão da minha carreira. Tem sido bastante enriquecedor e motivador, porque de certa forma faz-nos refletir criticamente sobre o mundo, partilhar experiências e fomentar uma aprendizagem contínua. Orgulho-me de ter continuado o meu percurso nesta instituição e de continuar a receber todo o apoio por parte dos docentes. A participação em Congressos e a preparação de trabalhos para apresentações em Congressos são uma mais valia deste Mestrado, pois não só pesquisamos como também temos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho, incorporando-nos em círculos científicos mais alargados. A melhor palavra que encontro para definir este percurso académico é Resiliência! Esta competência faz parte do sucesso e da mudança, que é aquilo que pretendo realizar no Mundo.

Inês Ferreira

Ingressar no Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária na Universidade Portucalense é uma mais-valia, não só para os Técnicos Superiores de Educação Social como para todos os profissionais ligados à área educacional e social, por diversas ordens de razões. Desde logo, pelo profissionalismo dos docentes, o que é fundamental para o enriquecimento dos conhecimentos e aprendizagens bem como pela extensividade e polivalência dos conteúdos programáticos. Este Mestrado está vocacionado para proporcionar aos estudantes uma formação especializada na área das Ciências da Educação, a partir de um ensino personalizado, adaptado a diferentes realidades e contextos. Somos , assim, desafiados a completar a nossa formação, em espaços abertos e dinâmicos de debate, dando resposta aos desafios lançados por professores empenhados em promover os nossos conhecimentos e melhorar o nosso saber fazer.
O Mestrado em Ciências da Educação, na Universidade Portucalense, é uma janela de oportunidades ao desenvolvimento de profissionais de excelência.

Cláudia Reis

Decidi inscrever-me no Mestrado de Ciências da Educação- área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária, por o plano curricular ser bastante abrangente e diversificado, podendo contribuir para um maior enriquecimento pessoal e profissional. A realidade do Mestrado tem correspondido aos objetivos da minha escolha, ajudando-me a melhorar as minhas práticas docentes e alargando as minhas expetativas para o Futuro.
Cláudia Reis- Professora de Matemática e estudante do 1º ano do Mestrado

Natali Trunkle

A minha experiência como mestranda em Ciências da Educação na Universidade Portucalense está sendo rica, positiva e estimulante. A Universidade possui excelente estrutura física, as aulas são produtivas, integrando aspectos práticos e reflexivos, e para além disso, no que considero ponto mais importante, o corpo docente é muito bem preparado, com professores e professoras experientes, que trabalham com seriedade, senso crítico e motivação, sempre abertos(as) e dispostos(as) a orientar no que for Estou satisfeita e feliz com o curso em andamento, pois está sendo uma experiência benéfica para ampliar horizontes e conhecimentos, tanto em termos profissionais quanto em termos pessoais".

 

Saídas Profissionais

O Mestrado em Ciências da Educação figura como uma formação especializada e complementar para distintos profissionais: Técnicos de Educação; Técnicos Superiores de Educação Social; Educadores de Infância; Docentes do Ensino Básico e Secundário; Sociólogos; Psicólogos, Assistentes Sociais: Formadores de qualquer área ou outros profissionais que se pretendam especializar na área educacional.

Objetivos

  1. Aprofundar as orientações concetuais e o questionamento crítico das Ciências da Educação
  2. Fundamentar a análise das situações educativas, reportando-as às dimensões macroestruturais de natureza sociocultural, política e económica;
  3. Aprofundar os fundamentos teorético-práticos que norteiam diferentes modelos de formação e intervenção socioeducativa;
  4. Desenvolver e aplicar metodologias de investigação no âmbito de projetos de cariz educacional
  5. Planificar, gerir e avaliar projetos de formação e intervenção socioeducativa
  6. Participar na gestão de projetos de intervenção sociocomunitária, com vista à qualificação pedagógica de espaços públicos e ao reconhecimento social dos direitos cívicos;
  7. Colaborar na organização de redes de atores sociais, visando a promoção de políticas educativas e de desenvolvimento comunitário.

Cursos de continuidade

Doutoramento em Ciências da Educação / Educação

Diploma ou certificado conferido

Dilpoma de Mestre em Ciências da Educação - na especialidade de Educação e Intervenção Sociocomunitária

 

Certificado de especialização relativa ao 1º ano do curso

 

Nota: Os detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha, que possuam mais de 5 anos de experiência profissional na área do mestrado, podem solicitar a substituição da dissertação por um relatório detalhado sobre a atividade profissional segundo o Regulamento em vigor.

Investigação

A investigação no âmbito deste ciclo de estudos está enquadrada no centro de invesitgação Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense (INPP). O INPP apresenta duas unidades de investigação – Cognitive Development Lab e o Therapeutic Innovation Lab.

O CDL suporta investigação no âmbito da compreensão das bases da cognição e comportamento, procurando utilizar esta evidência no sentido da promoção de processos de aprendizagem mais eficientes e inclusivos. Este laboratório apresenta uma conexão próxima com o Center for Excellence in Teaching e o Student ´s Observatory da UPT, encontrando-se focado na promoção da qualidade da educação ao longo da vida e na igualdade de género.

O TIL suporta os trabalhos de desenvolvimento de novos instrumentos para avaliar novas realidades e para desenvolver novas intervenções. Este laboratório apresenta duas estruturas de suporte: o Serviço de Psicologia Clínica e Aconselhamento e o Gabinete de Apoio ao Aluno. Ambas as estruturas partilham um objetivo comum: promoção da saúde e bem-estar, relativamente à comunidade interna ou externa (i.e., comunidade) à UPT.

Este ciclo de estudos está mais diretamente alinhado com o CDL, versando linhas especificas no âmbito da Educação para a Cidadania e Inclusão, Promoção da Igualdade de Género, e Diversidade e Educação.

Projetos em curso

A listagem dos projetos realizados ou em curso no âmbito do INPP podem ser consultados na sua página online (inpp.upt.pt). Em concreto no âmbito deste ciclo de estudos, poderar-se como exemplos os seguintes projetos de investigação:

  • Globalização, Educação e Justiça Social
  • Educação, Valores e Cidadania
  • Tecnologias educativas para a diversidade e inclusão
  • Educação para a promoção da igualdade de género

Contactos

Coordenação:  mest.CienciasEducacao@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Regime laboral ou pós-laboral

Parcerias

Parcerias institucionais ao abrigo do acordo Erasmus: Universidade de Santiago de Compostela; Universidade Complutense de Madrid; Universidade Aberta da Catalunha; Universidade de Salamanca; Universidade de Granada. Universidade de Valladolid.

Protocolos com instituições da região para desenvolvimento de estágios e projetos de pesquisa.

Plano de Estudos 2020/2021


1º Ano, 1º Semestre

1º Ano, 2º Semestre

2º Ano, Anual

Seminário de Orientação
10 ECTS 45 S 45 Total
OP Dissertação
50 ECTS
OP Estágio
50 ECTS
OP Projeto
50 ECTS

TP: Ensino Teórico-Prático   

TC: Trabalho de Campo   

OT: Orientação Tutorial   

S: Seminário   

OP: Opcional

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Outras informações

Requisitos de Ingresso

Podem candidatar-se ao curso:

  1. Licenciados em Educação Social;
  2. Licenciados em Ciências da Educação ou em qualquer domínio da área educacional;
  3. Candidatos possuidores de relevante currículo académico, científico ou profissional na área do ciclo de estudos.

Corpo docente


DocenteEmail
Ana Silvia Albuquerque de Oliveira Nunes Allegro de Magalhãesanan@upt.pt
Andreia dos Santos Gouveiaagouveia@upt.pt
Eusebio Andre da Costa Machadoeusebio@upt.pt
José António Caride Gómezjgomez@upt.pt
Lénia Sofia de Almeida Carvalhaisleniac@upt.pt
Maria das Dores Formosinho Simõesmsimoes@upt.pt
Marta Cristina Lopes Abelhamabelha@upt.pt
Sandra Raquel Gonçalves Fernandessandraf@upt.pt

Investimento

Candidatura / Matrícula/Seguro (novos estudantes)
Candidaturas** 172,00 €
Matrícula (ato único por curso) 320,00 €
Seguro Escolar 31,00 €
Inscrição Setembro Isento*
Fevereiro 183,00 €

*A isenção será aplicada em Fevereiro caso o estudante apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula e
anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

**Isenção deste pagamento para os licenciados UPT.

Candidatura / Matrícula/Seguro (estudantes provenientes do 1º ciclo da UPT) Dentro do Prazo Fora do Prazo
Candidaturas Isento  
Matrícula (ato único por curso) 320,00 €  
Seguro Escolar 31,00 €  
Inscrição Setembro Isento*  
Fevereiro 183,00 € 192,00 €

*A isenção será aplicada em Fevereiro caso o estudante apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula e
anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

 

Parte Curricular
Propina mensal (5 meses)
Valor por ECTS 13,20 €
Propina mínima obrigatória (10 ECTS) Mensal 132,00 €

Opções de Pagamento da Propina:  

Plano de Pagamento Anual (60 ECTS)
Propina de Frequência (60 ECTS) 11 Prestações mensais
(setembro a julho)
Mensal 359,90 €
(Desconto 3%) Único 3.839,75 €

 

Plano de Pagamento Semestral (30 ECTS)
Propina de Frequência (30 ECTS) 5 Prestações mensais
(setembro a janeiro ou fevereiro a Junho)
Mensal 396,00 €
(Desconto 2%)
setembro ou fevereiro
Semestral 1.939,67 €

 

2º ano (Dissertação) Dentro do prazo Fora do Prazo
Ato único (1 prestação) 320,00 € 336,00 €
Ato único (2 prestações) setembro 183,00 € 192,00 €
fevereiro 183,00 € 192,00 €
Propina de Frequência
PROPINA DO 2º ANO: 50% DO VALOR DO PREÇÁRIO DA PARTE CURRICULAR.

 

Cursos em Inglês
Propina anual 5.180,00 €

 

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)