Está a utilizar uma versão desatualizada do seu Internet Explorer (A versão atualmente suportada pela Microsoft - Internet Explorer 11 - ficou disponível em Novembro de 2013). As versões anteriores deixaram de ser suportadas pela Microsoft em 12 de Janeiro de 2016. Por favor atualize a sua versão ou utilize outro browser para usufruir em pleno de todas as funcionalidades do SIUPT, obrigado.
O curso de 1º ciclo em Relações Internacionais oferece aos estudantes uma formação inovadora: a possibilidade de uma especialização em Diplomacia e Estudos de Área ou a do desenvolvimento de competências numa outra área científica que não a dominante da sua licenciatura.
Assim, os alunos, ao optarem por um conjunto de unidades curriculares numa área específica, obtêm um dos possíveis minors em Economia, Gestão, Direito ou Turismo. Alternativamente, se a sua seleção se concentrar em unidades da área científica das RI, concluem com uma especialização em Diplomacia e Estudos de Área.
Para além desta cooperação disciplinar, o tronco comum do curso engloba várias UC da área científica das Relações Internacionais, ministradas por um corpo docente altamente qualificado, jovem e dinâmico.
A mobilidade internacional dos estudantes, nomeadamente no âmbito do Programa Erasmus, é incentivada atendendo à sua relevância para os futuros internacionalistas. Vários workshops e outras formações são regularmente organizadas, tendo em vista o enriquecimento curricular dos licenciados em RI da UPT. Destes eventos, pode destacar-se a organização das semanas culturais que incluem um contacto próximo com diplomatas de carreira e de simulações das Nações Unidas - a título de exemplo.
40 vagas totais para candidatura.
duração de 6 semestres
Anúncio n.º 30/2021 in Diário da República, 2.ª série — N.º 35 — 19 de fevereiro de 2021
Com um mundo crescentemente globalizado, o mercado de trabalho internacional contemporâneo exige especialização, mas valoriza simultaneamente a flexibilidade e variedade de competências que tornam o internacionalista especialmente apto para enriquecer a organização onde se insira e a sua projeção internacional.
O curso em Relações Internacionais da Universidade Portucalense tem em consideração este cenário e, através da sua estrutura, corpo docente e atividades complementares, prepara internacionalistas que se apresentem ao mercado de trabalho com um conjunto de competências transversais que tornam o seu perfil mais atrativo para os empregadores.
Um licenciado em RI com conhecimentos de Economia ou Gestão poderá mais facilmente integrar os quadros de uma empresa multinacional, enquanto que um minor em Direito o habilita para um trabalho mais especializado numa Organização Internacional ou em órgãos estatais. Alternativamente, a opção pelos ECTS do minor em Turismo combina conhecimentos nesta área científica com uma dimensão internacional fundamental para aqueles que se interessem pela atividade económica turística em constante crescimento e consolidação ao nível mundial.
A transversalidade desta formação ajudará também aqueles que estejam interessados em prosseguir a sua carreira académica e profissional na área diplomática. O internacionalista conhece a realidade política, social, económica e cultural das várias regiões do mundo e essa sensibilidade é crucial nos dias atuais em que a crescente integração e interdependência a vários níveis promove a negociação e a interação entre diferentes culturas.
Adicionalmente, as parcerias com entidades externas e a organização de eventos, workshops e outras formações complementares enriquecerão o perfil dos nossos licenciados, que ficarão especialmente aptos para integrar o marcado de trabalho internacional.
O que dizem de nós
Sara Fernandes
Não me arrependo desta decisão de maneira alguma. E, desde já quero referir que a cada dia que passa mais surpreendida fico com a dedicação que todos os docentes têm no que toca a preparar-nos para mundo do trabalho. São inúmeras as oportunidades extracurriculares que temos ao nosso dispor o que, como é óbvio, enriquece bastante o nosso currículo. A cada dia que passa os meus horizontes vão-se expandindo e tenho muito orgulho quando digo que a UPT se tornou a minha segunda casa!
Patrícia Caetano
Alguns dos aspectos que me motivaram para escolher o curso de Relações Internacionais, na Universidade Portucalense, foi a vasta abrangência interdisciplinar e a possibilidade de realizar um minor.
Luca Pinhal
Desde o início da minha licenciatura que estou satisfeito com a prestação da faculdade, pelo motivo que se resume nas suas instalações acolhedoras, e com o curso em si, pois baseia-se no que realmente eu esperava aquando da candidatura. Existem várias cadeiras especializadas para cada uma das saídas profissionais que este curso abrange e as minhas expectativas, tal como as dos meus colegas de curso, são elevadas no que concerne ao ingresso do mercado de trabalho e à vida profissional.
Inês Duarte
O curso, com as suas vastas área de saídas profissionais, oferece-nos imensas oportunidades para enriquecermos o nosso Curriculum Vitae de experiências e aprendizagens. A preocupação da universidade com a organização de eventos e atividades para o desenvolvimento de Soft Skills tem sido preponderante para a nossa preparação para os novo desafios do mercado de trabalho.
Com o Curso em RI, pretende-se que os alunos adquiram e desenvolvam conhecimentos e competências correspondentes ao nível 6 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao longo da vida que lhes permitam:
Dominar a implementação dos métodos e técnicas específicos das RI;
Compreender, descrever e avaliar criticamente as dinâmicas políticas, económicas e socioculturais regionais e internacionais contemporâneas;
Analisar acontecimentos internacionais à luz dos enquadramentos teóricos e conceptuais da disciplina;
Desenvolver competências de comunicação intercultural, técnicas de negociação e práticas diplomáticas;
Avaliar crítica e comparativamente políticas externas e conhecer as estruturas e o funcionamento das organizações internacionais;
Cruzar conhecimentos em RI com outros domínios científicos, como o Direito, a Economia, a Gestão e o Turismo, reforçando as suas competências transversais e valorizando o seu perfil para contextos profissionais internacionais.
Provas de ingresso
Pode candidatar-se o estudante que satisfaça cumulativamente as seguintes condições:
a) Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Ter aproveitamento a uma das seguintes provas de ingresso: Português ou História ou Inglês.
Estão ainda previstas as situações de candidatura por mudança de par instituição/curso, candidatura para titulares de curso superior, candidaturas ao abrigo do regime dos maiores de 23 anos e pelo regime de estudantes internacionais.
Um dos seguintes certificados, de acordo com o percurso do aluno:
- Licenciatura em Relações Internacionais com especialização em Diplomacia e Estudos de Área.
- Licenciatura em Relações Internacionais com minor em Direito.
- Licenciatura em Relações Internacionais com minor em Economia.
- Licenciatura em Relações Internacionais com minor em Gestão.
- Licenciatura em Relações Internacionais com minor em Turismo.
Investigação
As linhas de investigação são desenvolvidas no IJP - Instituto Jurídico Portucalense http://www.ijp.upt.pt/, o centro de investigação Científica em Ciências Jurídicas da Universidade Portucalense.
O IJP foi acreditado na avaliação da FCT e da Fundação Europeia para a Ciência (ESF), sendo considerado um pólo dinamizador de desenvolvimento económico e cultural da cidade do Porto.
O IJP privilegia uma abordagem integrada e empírica à investigação científica em vários domínios, incluindo as Ciências Jurídicas, as Relações Internacionais e a Economia, contando com uma equipa internacional e multidisciplinar.