Está a utilizar uma versão desatualizada do seu Internet Explorer (A versão atualmente suportada pela Microsoft - Internet Explorer 11 - ficou disponível em Novembro de 2013). As versões anteriores deixaram de ser suportadas pela Microsoft em 12 de Janeiro de 2016. Por favor atualize a sua versão ou utilize outro browser para usufruir em pleno de todas as funcionalidades do SIUPT, obrigado.
A Universidade Portucalense oferece a licenciatura em Gestão desde 1986, tendo contribuído para a formação de centenas de gestores, que ocupam hoje as mais diversas posições no mundo empresarial, financeiro e da administração pública. Aliando a uma sólida formação nas ciências empresariais, um conjunto de unidades curriculares transversais, consegue-se dotar o estudante das competências para iniciarem a sua carreira profissional.
O plano de estudos do curso tem sido atualizado para responder às exigências de formação das empresas nomeadamente das PME do Norte, zona de excelência da atuação da Universidade Portucalense e para garantir uma empregabilidade cada vez maior com uma acrescida ligação às empresas (estágio curricular obrigatório).
225 vagas totais para candidatura.
duração de 3 anos
Anúncio n.º 67/2020 in Diário da República, 2.ª série - N.º 61 - 26 de março de 2020
Este curso pretende garantir aos licenciados em Gestão uma formação integrada e sequencial que consubstancie uma aprendizagem progressivamente orientada para o exercício autónomo das suas funções profissionais complementadas com uma cidadania exemplar. Em particular, procura-se garantir:
o desenvolvimento de competências na área das ciências empresariais;
a utilização dos instrumentos de análise económica no contexto empresarial;
a formação interdisciplinar imprescindível ao bom desempenho de uma atividade no âmbito empresarial, nas áreas científicas do Direito, Matemática e Estatística e Informática;
o desenvolvimento de competências comportamentais pessoais e interpessoais.
Com a obrigatoriedade do estágio no plano de estudos do curso oferece-se uma formação mais apta e novas competências para a inserção no mercado de trabalho.
O que dizem os nossos alunos
Nuno Silva
O ingresso no ensino superior é sem dúvida uma das fases mais importantes para todos os estudantes que pretendem adquirir todos os conhecimentos necessários para que se encontrem, no futuro, devidamente preparados para a competitividade e exigência do atual mercado de trabalho. Para além disso, esta integração permite, aos universitários, uma realização pessoal, como a execução de projetos próprios, bem como um crescimento individual e a aquisição de Soft-Skills. Desde cedo que a vertente dos negócios me fascina e, como tal, a primeira escolha foi o Curso de Gestão, na Universidade Portucalense, devido à sua referência a nível nacional e internacional. Este curso, encontra-se devidamente estruturado, é lecionado por um corpo docente admirável, contribuindo para uma notável relação professor - aluno, um curso que, consegue executar facilmente a transição dos alunos da componente teórica para a componente prática, através do estágio curricular possibilitado aos alunos no final da Licenciatura. Após 3 anos nesta instituição que sempre me disponibilizou as melhores condições, bem como um ambiente académico incomparável, termino a Licenciatura no Curso de Gestão com a certeza de que a escolha não poderia ter sido melhor. O facto da Universidade disponibilizar aos seus alunos uma série de possibilidades como o ingresso em diversos orgãos estudantis, aos quais tenho orgulho de ter estado inserido, bem como a exigência do curso nas suas componentes teóricas e práticas e o ambiente de entre ajuda e colaboração entre os colegas, dentro e fora da Universidade, fizeram deste período uma experiência única. Deste modo, não posso deixar de agradecer à Universidade Portucalense o prazer que tive de a poder representar, quer internamente quer externamente através de órgãos estudantis, assim como pelo conhecimento pessoal e profissional que me fez adquirir ao longo destes anos, recomendando-a vivamente, tanto a Instituição como o Curso de Gestão.
Juliana Castro
Termino a minha licenciatura em Gestão na Universidade Portucalense com a plena certeza que saio desta instituição mais confiante e melhor preparada para o mercado de trabalho e para a continuação da minha formação académica. Devo o meu desenvolvimento pessoal e profissional, ao longo destes três anos, ao corpo docente, que se demonstrou sempre prestável e atento às necessidades dos estudantes; à exigência do curso de Gestão nas suas componentes teórica e prática; ao ambiente de entreajuda e colaboração entre os colegas, dentro e fora da universidade; e aos órgãos associativos dos quais fiz parte. Além disso, foi através do meu percurso académico na Universidade Portucalense que consegui ter uma ampla perceção de todas as vertentes do curso e, em especial, perceber qual área que mais me cativa e que pretendo escolher para o meu futuro profissional. Deixo um agradecimento especial à Universidade Portucalense, por me ter ajudado a traçar o meu futuro.
Márcia Ribeiro
Desde sempre fui fascinada por números e por toda a vertente económico-financeira que nos rodeia, sendo que a escolha ao fazer uma licenciatura em gestão não faria mais sentido. Como tal, e tendo em consideração a vertente prática que sustenta esta área, a escolha da Universidade Portucalense como a casa de aprendizagem nesta fase da minha vida, começou por aí mesmo. Para além do destaque que esta universidade detém no prestigiado corpo docente, na ótica de relação professor-aluno, detém ainda uma estrutura curricular bastante forte em componentes teóricas, mas principalmente práticas, como é o caso do estágio curricular possibilitado aos alunos. Com a minha experiência devo dizer que o desenvolvimento de um estágio curricular no final dos 3 anos de licenciatura, é, sem dúvida, a melhor forma de acabar este ciclo, no sentido em que nos prepara da melhor forma para aquele que é o mercado atual - um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Para além de ter permitido consolidar todos os conteúdos aprendidos durante a licenciatura, possibilitou a percepção de qual a área dentro da gestão a que me direciono a 100% mas, acima de tudo, permitiu com que tivesse o primeiro contacto com o mundo empresarial, um aspeto fundamental para os alunos finalistas - a passagem do ambiente académico para o ambiente profissional. Assim, e após estes 3 anos de árduo trabalho, acabo a minha licenciatura com um enorme orgulho de ter frequentado esta casa e de ter tido o prazer de interagir com excelentes profissionais, aconselhando, a todos aqueles que partilham a mesma paixão que eu, nomeadamente as áreas da gestão, em frequentar a Licenciatura em Gestão da Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Tiago Rocha
Ainda mal cheguei e já estou fascinado! Para já estou ‘deslumbrado’. As instalações são grandes, cómodas e recentes, com a capacidade de os professores nos transmitirem as informações com qualidade. O ambiente entre alunos é espetacular! Não se resume apenas a pessoas da cidade do Porto, mas sim a muita gente de diferentes sítios. São estas coisas que me fazem querer ir todos os dias para esta faculdade espetacular! Obrigado
Após a UPT
Inês Nascimento
Na Universidade Portucalense Infante D.Henrique o ambiente que se vive é bastante positivo. Colegas prontos a ajudar, proximidade dos professores com os alunos saudável, oportunidade de não tirar apenas um curso e completar com atividades extra e/ou órgãos associativos, instalações cômodas e excelentes facilidades de acesso são as principais vantagens para aconcelhar a tirar o curso na UPT. O curso de gestão está muito bem estruturado e planeado, trabalha-se muito para formar bons gestores e com excelentes hard-skills e soft-skills (que são muito valorizadas no mercado de trabalho). Ainda se beneficia da existência de um estágio curricular no curso de Gestão.
Testemunho de aluna
Saídas Profissionais
Tratando-se de um grau académico de banda larga, as saídas profissionais proporcionadas pela Licenciatura em Gestão são múltiplas e diversas. Os licenciados em Gestão serão capazes de exercer funções nos domínios da Gestão de topo de qualquer instituição; Banca, seguros e finanças empresariais; Consultoria; Marketing; Gestão estratégica; Gestão da produção e logística; Contabilidade; etc.
Pretende-se, ao longo da formação dos alunos no 1º ciclo de Gestão desenvolver as seguintes competências técnicas e comportamentais:
Demonstrar competências de gestão (estratégia, gestão de pessoas, marketing, financeira, operações e logística) bem como em outras áreas afins: economia, métodos quantitativos, sistemas de informação e direito, direcionadas para as múltiplas exigências da profissão, que permitam resolver de forma fundamentada problemas do quotidiano e promover a tomada de decisão;
Comparar, avaliar e utilizar teorias, métodos, modelos e ferramentas na resolução de problemas da gestão de empresas;
Adquirir competências pessoais ao nível da comunicação, trabalho em equipa, gestão de tempo, gestão de stress incluindo as ferramentas de produtividade pessoal;
Adquirir competências interpessoais e de liderança nomeadamente comunicação interpessoal, ética, etiqueta, gestão de equipas, pensamento crítico e resolução de problemas.
Provas de ingresso
Provas de Ingresso: Economia, Português ou Matemática
Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.
Outras informações
No 5º semestre o estudante deverá escolher uma unidade curricular opcional, de qualquer área científica, lecionada no 1º Ciclo.
No 6º semestre o estudante deverá escolher uma unidade curricular opcional da área científica de Ciências Empresariais, também lecionada no 1º Ciclo.
A estrutura curricular do curso será neste último semestre complementada com a realização de um Estágio, que facultará aos estudantes novas competências para a inserção no mercado de trabalho.