Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Short Master em Executivo em Direito e Gestão

O projeto educativo da UPT tem em vista, entre outros pilares, a formação contínua e o Short Master Executivo em Direito de Gestão pretende ser mais uma aposta nessa formação, com uma forte componente interdisciplinar e interdepartamental.

 

Descarregar brochura

30 vagas totais para candidatura.

duração de 2 meses

Coordenação:

Mónica Martinez de Campos (PhD)

Eva Dias Costa (PhD)

Micaela Pinho (PhD)

Porquê escolher este curso?

O dinamismo e constante evolução da época em que vivemos comportam enormes desafios para os quadros superiores, executivos e advogados, juristas, consultores e outros profissionais que acompanham as empresas, de quem se exigem conhecimento multifacetados e pluridisciplinares.

O Short Master Executivo em Direito e Gestão proporciona um profundo diálogo entre o Direito e a Gestão e tem por objetivo formar profissionais well rounded, habilitados a responder às necessidades de uma organização em termos globais.

Objetivos

À importante formação especializada para os quadros e profissionais de ambas as áreas oferecida pelo tronco comum juntam-se dois módulos, um destinado a fortalecer os conhecimentos de negócios e gestão para os quadros e profissionais com formação de base em Direito e o outro, destinado a alargar os horizontes dos quadros e profissionais com formação de base em gestão ou economia através do domínio de áreas do chamado Direito da Empresa. O resultado serão profissionais de ambas as áreas preparados para enfrentar de forma eficaz uma grande variedade de desafios e abordagens bem-sucedidas aos desafios da realidade atual.

Diploma ou certificado conferido

Será emitido um certificado a quem tenha assistido a pelo menos, 75% das horas de contacto no tronco comum e 75% das horas de contacto no módulo selecionado. A apresentação e aprovação de um trabalho escrito conferem o direito a um diploma de pós-graduação com a atribuição de 8 ECTS.

Investigação

Gestão, negócios e direito.

Contactos

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Coordenação/Direito:

Mónica Martinez de Campos:  mmartinez@upt.pt

Eva Dias Costa:  eva@upt.pt

Coordenação/Gestão:

Micaela Pinho:  mpinho@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Período de candidaturas até 15 de dezembro 2019

Período letivo: Entre 6 de janeiro e 9 de março de 2020

Dias úteis, das 18h30 às 22h30

Sábados, das 9h30m às 13h30m

 

Plano de Estudos 2019/2020


OP: Opcional

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Outras informações

Requisitos de ingresso:

  • Membros dos Órgãos de Gestão, Administração e Direção de Pessoas Coletivas
  • Advogados e Consultores Jurídicos
  • Gestores
  • Trabalhadores que exerçam as funções de Diretores Gerais, Jurídicos,Financeiros, Operacionais ou de Recursos Humanos
  • Responsáveis dos Departamentos Administrativo e de Pessoal 
  • Técnicos de Recursos Humanos e Assessores Jurídicos
  • Funcionários da Administração Tributária
  • Público em Geral, com formação superior de base em Direito ou Gestão e áreas afins

Corpo Docente

Carlos Ramos Pereira  é Advogado (com especialidade em Direito Fiscal reconhecida pela Ordem dos Advogados) e Doutor em Direito Fiscal. Como consultor fiscal exerceu funções como Senior Consultant no Tax Department da Deloitte & Touche, e como Partner na Tax Department da Crowe Horwath International. É atualmente sócio na Ramos Pereira e Sampaio e Associados, Sociedade de Advogados. SP, RL e regente da unidade curricular de Direito Fiscal, do curso de Direito, na Universidade Portucalense, com vasta experiência reconhecida no ensino e na assessoria e consultadoria fiscal.

Diamantino Ribeiro é Economista, Gestor e Consultor com vasta experiência na área empresarial. É empresário e empreendedor, gestor e administrador de várias empresas, consultor de imagem, comunicação e marketing, formador certificado pelo IEFP, jornalista em Economia e Desporto, para além de ser docente universitário nas áreas de economia e gestão.

Diogo Lourenço é Doutor em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Faz investigação científica nas áreas da Teoria da Decisão e da Filosofia da Economia. Tem artigos publicados em revistas científicas. Colabora com instituições como a A3ES, OCDE e ECORYS. 

Eduardo Castro Marques é Advogado e Sócio da NCN, PMF & Associados. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, com especialização em Ciências Jurídico-Administrativas pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, e Direito dos Contratos e da Empresa pela Escola de Direito da Universidade do Minho, Data Protection Compliance in the European Union pelo Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA) Maastricht e Cibersegurança pelo Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi Fundador e Presidente da Direcção da Associação de Jovens Juslaboralistas – AJJ (2013) e é Data Protection Officer na Área Metropolitana do Porto e na Associação de Futebol de Aveiro.

Eva Dias Costa é licenciada e mestre em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, doutora em Direito Fiscal pela Universidade Portucalense e doutoranda em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É Investigadora Integrada do Instituto Jurídico Portucalense, Editora Adjunta da Revista Jurídica Portucalense, Professora Auxiliar da Universidade Portucalense, Regente da Unidade Curricular de Direito Fiscal do Curso de Gestão. Colabora com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Além do ensino, tem vasta experiência na advocacia, na consultoria e assessoria fiscal, tem vários livros publicados e é autora de diversos trabalhos de investigação.

Isabel Maldonado, doutorada em Economia Financeira e Contabilidade pela Universidade de Vigo, Espanha, mestre em Finanças pela Universidade Portucalense, no Porto e licenciada em Gestão pela Universidade Portucalense. Atualmente é professora auxiliar na Universidade Portucalense e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), lecionando nas áreas de Contabilidade Geral/Financeira, Contabilidade Analítica/Gestão, Análise de Relatório e Contas e Auditoria. É investigadora no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies da Universidade Portucalense e no GOVCOPP – Research Unit on Governance, Competitiveness and Public Policies da Universidade de Aveiro.

Gonçalo Gama Lobo é Licenciado em Direito na Faculdade de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa e pós-graduado Direito das Empresas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É Advogado, sócio de Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados - Sociedade de Advogados, SP, RL, docente convidado em várias Universidades em cursos de especialização e formação avançada, pós graduação e mestrado, maioritariamente na área do Direito de Insolvências.É Juiz árbitro nas comissões de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e conferencista, com várias publicações na área da insolvência.

Mafalda Mendes Ribeiro é Doutora em Finanças. É Professora Auxiliar na Universidade Portucalense e formadora no IFB para executivos. Foi CEO Assistant na EURONEXT Lisboa, consultora financeira  no Banco Best e consultora empresarial na área das finanças. É Formadora no IFB para executivos.

   

Maria Emília Teixeira é Doutora em Direito Civil/Comercial. É Professora Auxiliar na Universidade Portucalense sendo, nomeadamente, regente da unidade curricular Direito da Banca e Seguros. É Advogada. É Investigadora Integrada do Instituto Jurídico Portucalense, tendo participado em vários Congressos na área civil e financeira e é autora de diversos trabalhos de investigação nestas áreas.

Micaela Pinho é Doutora em Economia pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. É docente no ensino superior desde 1996. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Portucalense e na Universidade de Aveiro, sendo responsável pelas unidades curriculares de microeconomia, macroeconomia e economia da saúde. Tem vários livros publicados e inúmeros artigos científicos na área da economia da saúde. 

Mónica Martinez de Campos é docente no ensino superior desde 1993. Atualmente é Professora Associada na Universidade Portucalense e regente, nomeadamente, das Unidades Curriculares de Direito das Obrigações I e II. É Investigadora Integrada do Instituto Jurídico Portucalense e Editora Geral da Revista Jurídica Portucalense. Defendeu a sua tese de doutoramento em Direito Privado na Universidade de Paris II (Panthéon-Assas), com o tema “ As Sociedades Familiares” e tem uma vasta investigação em Direito Patrimonial, com vários livros e artigos publicados. 

Nuno Azevedo é Doutor em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pelo ISEG, Mestre em Engenharia Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e licenciado em Matemática pela Universidade do Minho. Tem publicado em revistas internacionais com revisão, em colaboração com reputados académicos. Entre 2005 e 2009 foi colaborador do Millennium BCP e Santander Totta e desde janeiro de 2016 que exerce funções de técnico assessor no Departamento de Estabilidade Financeira do Banco de Portugal. Docente do ensino superior desde 2008. Professor Convidado equiparado a Prof. Auxiliar na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho desde 2013 e Professor Auxiliar na Universidade Portucalense.

Nuno Cerejeira Namora é advogado especialista em Direito do Trabalho reconhecido pela Ordem dos Advogados. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa, é Pós-graduado em Contraordenações Laborais e Contratos Especiais de Trabalho, pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Pós-Graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Moderna. Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Sócio fundador da Nuno Cerejeira Namora, Pedro Marinho Falcão & Associados – Sociedade de Advogados, foi Conselheiro do Conselho de Deontologia do Porto da Ordem dos Advogados e Vice-Presidente da instituição. Membro do Fórum Penal, do Instituto Jurídico Portucalense, da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal (ASAP) e da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho e da Comunidade para la Investigación y el Estudio Laboral y Ocupacional (CIELO); Formador de Direito do Trabalho na Ordem dos Advogados. Membro de júris de admissão à profissão de advogado. Foi Professor Convidado da Universidade Fernando Pessoa durante uma década. Leciona há quase 30 anos em diferentes instituições de ensino superior, nomeadamente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Instituto Nacional de Medicina Legal e Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Fundador da Law Academy.

Paulo Duarte é licenciado e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Especialista em Direito pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra. É Advogado, Juiz-Árbitro, Docente Convidado do Ensino Superior em várias instituições, vice-presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, presidente da Comissão Nacional de Estágio e Formação e da Comissão Nacional de Avaliação da Ordem dos Advogados, formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, conferencista, autor de diversos trabalhos de investigação.

Pedro Marinho Falcão é Advogado e Mestre em Direito Fiscal. É Professor Auxiliar nas unidades curriculares de Direito Fiscal I e Direito Fiscal II da Universidade Portucalense. Foi Presidente da Comissão Nacional de Estágio e Formação da Ordem dos Advogados (2005-2007); Vogal do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados (2002-2004) e é sócio fundador da NCN, PMF & Associados com uma vasta experiência na assessoria fiscal de empresas, otimização fiscal de operações de reestruturação e internacionalização, tributação internacional, contencioso tributário; planeamento e incentivos fiscais, entre outras.

Rui Assis é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e mestre em Direito pelo Universidade Católica Portuguesa, Advogado, sócio de Delgado e Associados – Sociedade de Advogados, SP, RL, docente convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, da Escola de Direito da Universidade do Minho e da Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Porto), no âmbito do ensino pós-graduado. É Vice-Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, membro suplente do Conselho Superior do Ministério Público, membro do Conselho Pedagógico do Centro de Estudos Judiciários, formador e conferencista, autor de vários trabalhos de investigação.

Shital Jayantilal é Doutora em Ciências Empresariais e Comércio Internacional, é formadora e docente, com vasta experiência no diagnóstico, desenho, e implementação de soluções integradas de formação e consultoria no âmbito empresarial. Exerce consultoria de gestão e estratégia há mais de 15 anos com ênfase no apoio a empresas nacionais, em especial Pequenas e Médias Empresas e Empresas Familiares, nos mais diversos sectores de atividade, dando resposta aos desafios que enfrentam. A sua investigação centra-se na realidade das empresas com vista a oferecer sugestões que lhes possam acrescentar valor. 

 

 

 

Plano Financeiro

Preço: 1.500,00€

Com a candidatura: 100,00€ 

Com a inscrição: 700,00€

Ate 31 de janeiro de 2020: 700,00€

O Formando, no ato da inscrição, deverá escolher um dos módulos altermativos, para além do tronco comum.

Se desejar e desde que os horários sejam compatíveis, poderá frequentar UC do módulo alternativo em que não está inscrito, com o custo extra de 50€ por UC.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)