Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Mestrado em Ciência de Dados

O curso tem por objetivo formar especialistas em analisar, interpretar e desenvolver software baseado em modelos matemáticos e estatísticos, escalável e eficiente. Neste sentido, serão profissionais com conhecimentos robustos multidisciplinares para extrair informação de dados (estruturados e não estruturados) auxiliando as empresas na tomada de decisão contribuindo para a sua competitividade no mercado.

Estes especialistas em Ciência de Dados terão capacidades e competências essenciais para contribuir no desenvolvimento das organizações. Saberão responder às necessidades do negócio com recurso à tecnologia e conhecimento rigoroso de metodologias e ferramentas específicas. Serão profissionais com perfis simultaneamente de engenheiros e cientistas. Haverá um balanço entre pesquisar e detetar conteúdos valiosos nos dados com reprodução de resultados através de produção de código de qualidade. Serão cientistas de dados com competências de inovação, criatividade e comunicação interpessoal.

25 vagas totais para candidatura.

duração de 2 anos

Coordenação:

Ana Maria da Silva Rebelo (PhD)

Porquê escolher este curso?

Estamos na Era de uma explosão massiva de dados e crescente capacidade computacional. Estamos numa Era de enormes desafios e competitividade mundial entre empresas. Os Cientistas de Dados são a ferramenta certa para não só extrair conhecimento válido e crucial como ainda para dar compreensão fundamental a esses dados. Ações analíticas, abordagens personalizadas, deteção de padrões relevantes, gerações robustas de tendências, automatização de criação de conhecimento e organização estrutural trazem clareza às estratégias críticas de negócio. E é por este aumento tão acentuado deste tipo de necessidades que o Instituto Global McKinsey previu uma lacuna na oferta versus procura por Cientistas de Dados.
 
É neste sentido que a UPT oferece um novo ciclo de estudos com um programa interdisciplinar com um contributo importante para a sociedade e o desenvolvimento organizacional, não apenas por estar intrinsecamente associado ao desenvolvimento económico e potenciar a empregabilidade nestas áreas, mas também porque é amplamente reconhecido que a Ciência de Dados irá ser fundamental e ter um crescimento sustentado nas organizações do século 21.
 
Neste Mestrado em Ciência de Dados, composto por um corpo docente (profissionais académicos e empresariais altamente qualificados) que abrange plenamente as áreas de intervenção deste ciclo de estudos, visando reforçar as capacidades do ensino superior e da investigação; o ciclo proposto oferece um currículo inovador, com competências transversais, privilegia o trabalho em grupo usando a metodologia SCRUM, e cria oportunidades de formação a nível nacional e em colaboração com empresas e investigadores.

 

Saídas Profissionais

O Mestrado em Ciência de Dados pretende a criação de especialistas em 1) saberem extrair, processar e explorar dados e 2)  criarem modelos descritivos e preditivos aplicando métodos estatísticos ou usando técnicas emergentes de Deep Learning e Aprendizagem Automática.  Os Cientistas de Dados são altamente procurados e valorizados no mercado nacional e internacional e com este curso os alunos vão adquirir os conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para exercerem essa carreira. Indústria da saúde, administração pública, comércio electrónico e marketing, finanças, energia, telecomunicações, media e comunicação social são alguns desses exemplos.

Objetivos

  • Selecionar e utilizar tecnologias e ling. programação adequadas à análise de dados.
  • Organizar e utilizar grandes volumes de dados, estruturados e não estruturados, de forma eficiente e segura.
  • Conceber algoritmos para melhorar análises e visualizações dos dados.
  • Identificar, utilizar e implementar as técnicas de estatística, aprendizagem automática, aprendizagem profunda e análise de imagem e texto.
  • Desenhar e implementar modelos explicativos do probl. em análise.
  • Compreender que tipos de probl. podem ser resolvidos com a ciência de dados (CD).
  • Estruturar hipóteses, identificar métricas e analisar erros.
  • Comunicar as conclusões e raciocínios de uma forma clara.
  • Emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, na temática da CD.
  • Experienciar a investigação na área de CD.
  • Trabalhar colaborativamente reconhecendo os interesses do grupo.
  • Aplicar métodos de investigação de forma autónoma (dissertação).
  • Utilizar métodos de gestão de projetos de forma autónoma (projeto ou estágio).

Diploma ou certificado conferido

  • Certificado de Pós-graduação concluindo a parte letiva.
  • Diploma de Mestrado em Ciência de Dados.

 

Investigação

O REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, centro de investigação que tutela o Mestrado em Ciência de Dados, anualmente apresenta os projetos de investigação em curso nos quais se poderão inserir as dissertações de mestrado e os trabalhos de projeto.

Contactos

Coordenação:  mest.ciencia_dados@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Segundas-feiras das 18:00 às 22:00
Quartas-feiras das 18:00 às 22:00
Sábados das 9:00 às 13:00
 

Plano de Estudos 2019/2020


1º Ano, 1º Semestre

1º Ano, 2º Semestre

2º Ano, Anual

OP Dissertação
60 ECTS
OP Estágio
60 ECTS
OP Projeto
60 ECTS

OP: Opcional

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Outras informações

Requisitos de ingresso

  1. Titularidade de grau de licenciado ou equivalente legal, incluindo as possibilidades previstas nas alíneas b), c) e d) do n.º 1, do Artigo 17.º, do Regime Jurídico dos Graus Académicos e Diplomas do Ensino Superior, publicado através do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e alterado/republicado pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Os candidatos detentores de habilitações estrangeiras deverão consultar os regulamentos em vigor.
  2. Os candidatos devem demonstrar formação académica de base considerada suficiente para o acompanhamento do curso; caso contrário a Comissão Técnico-Científica do departamento poderá determinar a realização de unidades curriculares complementares, existentes no Departamento de Ciência e Tecnologia
  3. Os critérios de seleção e de seriação constam do Regulamento de Estudos Conducente ao Grau de Mestre da Universidade Portucalense e das Normas Regulamentares do curso.

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 169,00 Euros

Seguro: 30,00 Euros

Matrícula: 315,00 Euros

Inscrição curricular anual: 315 Euros (180,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 354,60 Euros

- Pagamento 5 + 5 meses: 390 Euros/mês

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.783,00 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%.

Valor do ECTS: 65,00 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)