Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Mestrado em Direito Especialização em Ciências Jurídico-Empresariais

O Mestrado em Direito tem a duração de quatro semestres e proporciona a continuidade na formação, numa vertente especializada na área Jurídico-Empresariais. Visa aprofundar os conhecimentos obtidos no 1º ciclo de estudos, bem como o estudo de temas jurídicos mais específicos, constituindo uma resposta séria às novas exigências de um mercado de trabalho aberto ao mundo. Através da parte letiva pretende-se levar o aluno à aquisição de novos conhecimentos especializados, traduzindo-se num leque de unidades curriculares obrigatórias e opcionais a definir em cada ano.

O curso conta também com um conjunto de seminários, realizados por prestigiados profissionais das sociedades de advogados parceiras do Departamento de Direito, o que introduz uma dinâmica e pluralidade de visões que enriquece a formação. Por outro lado, o horário pós-laboral permite conciliar a frequência deste curso de 2.º ciclo com o mundo do trabalho.

60 vagas totais para candidatura (partilhadas pelos vários ramos deste Mestrado).

duração de 2 anos

Anúncio n.º 1215/2010 in Diário da República, 2.ª série — N.º 24 — 4 de fevereiro de 2010

Coordenação:

Coordenação científica

António Pinto Monteiro (PhD)

Coordenação  executiva

Bárbara Magalhães (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

A vida profissional exige um conhecimento cada vez mais aprofundado e a procura do mercado de trabalho faz-se cada vez mais em função de um saber especializado. Ora, o curso de Mestrado é a porta para essa especialização sendo por isso uma mais-valia indiscutível na competitividade do mundo do trabalho. Mas é também o caminho para aqueles que procuram uma continuidade na sua formação e, nessa medida, é uma mais-valia para uma sólida formação e renovação académica.

O que dizem os nossos alunos

  Dinarco Pimentel

Tendo concluído a licenciatura em Direito na Universidade Portucalense e tendo em consideração os programas e método de ensino proporcionados por esta mesma instituição no âmbito do Mestrado em Direito, após uma criteriosa ponderação, ingressei neste mesmo Mestrado, na especialização em ciências jurídico-empresariais. Atualmente, as exigências profissionais e concorrência do mercado de trabalho impõem uma maior especialização dos agentes nele intervenientes, sendo fator diferenciador a qualidade de ensino adquirido e a formação contínua. Na licenciatura, a qual se encontra perfeitamente organizada e competentemente dirigida, abordou-se múltiplos conteúdos, os quais são, a posteriori, melhor concretizados no Mestrado. Neste 2º Ciclo de Estudos em Direito, torna-se possível, a cada um, dirigir a sua formação para a vertente pretendida da área do Direito, o que permite ao candidato, desde logo, promover um conhecimento individual e raciocínio jurídico profundo, tão fundamentais como necessários. Neste sentido, creio que a Universidade Portucalense se mostra como um arquétipo na formação, não apenas no domínio do Mestrado, mas também no âmbito da Licenciatura e Doutoramento em Direito, o qual, presentemente frequento. A maior prova da qualidade dos conteúdos lecionados e avaliados neste 2º Ciclo de Estudos, bem como noutros, reflete-se e comprova-se pelos seus alumni, tão bem-sucedidos no exercício profissional. O Mestrado na UPT traduz, no meu entender, um importante complemento à licenciatura, e permite uma preparação académica séria, oportuna e conveniente para enfrentar o rigoroso e meticuloso mercado profissional.

  Marco Cabeçais de Carvalho

A Universidade Portucalense oferece aos seus alunos um corpo académico qualificado, rigoroso e exigente, permitindo, àqueles que optam por escolhê-la, uma evolução, um crescimento e um exponencial aumento das suas capacidades e conhecimentos técnico-jurídicos. A UPT assume uma nova concepção no ensino, procurando caminhos inovadores e distintos, quebrando barreiras no actual paradigma conceptual ultrapassado do ensino académico, conciliando e reconciliando a teoria com a praxis. Exemplo disso, são todos os Ilustres Colegas e Magistrados que encontrei ao longo da minha carreira que se licenciaram pela Universidade Portucalense, estes demonstraram estar dotados com uma formação ajustada à exigência dos mais exigentes pleitos e conflitos jurídico-legais.

O que dizem os docentes

Carlos Rodrigues

Nas suas relações profissionais com os particulares, empresas ou a administração, já não é suficiente apenas e só uma licenciatura. Cada vez mais se impõe aos juristas que obtenham conhecimentos especializados nas áreas administrativas, tributárias, empresariais, processuais e políticas que os capacitem a encontrarem as melhores soluções jurídicas para as complexas situações da vida hodierna o que só já conseguem com o mestrado em Direito.

 

Saídas Profissionais

Juristas especializados em Direito Empresarial, com especial incidência na área do Direito Comercial, Societário e Económico: Advogados, assessores de empresas e in house lawyers, juízes (particularmente os que pretendam exercer a sua atividade nos tribunais de comércio, da propriedade intelectual, da regulação e da concorrência), profissionais dos registos e notariado e, de um modo geral, consultores das diversas profissões jurídicas.

É também uma formação adequada para todos os juristas que pretendam ingressar em médias e grandes empresas, na respetiva carreira hierárquica, e ter conhecimentos compatíveis com o mundo empresarial em que se vão mover.

Objetivos

A vida profissional exige um conhecimento cada vez mais aprofundado e a procura do mercado de trabalho faz-se cada vez mais em função de um saber especializado. Ora, o curso de Mestrado é a porta para essa especialização e também o caminho para aqueles que procuram uma continuidade na sua formação.

Cursos de continuidade

Doutoramento em Direito

Diploma ou certificado conferido

Mestrado em Direito (120ECTS) ou, com a conclusão do 1º ano, Especialização em Ciências Jurídico-Empresariais (60 ECTS).

Os detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha que possuam mais de 5 anos de experiência profissional na área do mestrado, podem solicitar a substituição da dissertação por um relatório detalhado sobre a atividade profissional segundo o regulamento em vigor.

Investigação

IJP - Instituto Jurídico Portucalense http://www.ijp.upt.pt/

Projetos em curso

IJP - Instituto Jurídico Portucalense http://www.ijp.upt.pt/

Contactos

 mest.direito@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Pós-laboral

Parcerias

 

 

Plano de Estudos 2019/2020


1º Ano, 1º Semestre

Direito Sindical e do Trabalho
8 ECTS 32 TP 32 Total
Teoria Jurídica da Empresa
8 ECTS 32 TP 32 Total
OP Ciência Política
8 ECTS 32 TP 32 Total
OP Contratos Civis
8 ECTS 32 TP 32 Total
OP Direito do Consumidor
6 ECTS 24 TP 24 Total
OP Organizações Internacionais
8 ECTS 32 TP 32 Total
OP Procedimento Administrativo
8 ECTS 32 TP 32 Total

1º Ano, 2º Semestre

Impostos em Especial
8 ECTS 32 TP 32 Total
OP Contencioso Comunitário
6 ECTS 24 TP 24 Total
OP Processo Administrativo
8 ECTS 32 TP 32 Total
OP Responsabilidade Internacional
8 ECTS 32 TP 32 Total
OP Teoria Política
8 ECTS 32 TP 32 Total

2º Ano, Anual

TP: Ensino Teórico-Prático   

OP: Opcional

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Outras informações

As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Requisitos de ingresso

Licenciatura em Ciências Jurídicas

Corpo docente


DocenteEmail
Ana Clara Azevedo Amorimaamorim@upt.pt
André Pereira Matosamatos@upt.pt
Bárbara Manuela Carvalho de Magalhães Bravobarbaram@upt.pt
Dora Resende Alvesdra@upt.pt
Eva Dias Costaeva@upt.pt
Fernanda Maria Neves Rebelofmnr@upt.pt
Isabel Celeste Monteiro Fonsecaifonseca@upt.pt
Joana Rita de Sousa Covelo de Abreujabreu@upt.pt
Maria Emilia Pereira Teixeiraemiliat@upt.pt
Maria João Mimoso Ferreira Baptistambaptista@upt.pt
Mónica Romano e Martinez Leite de Camposmmartinez@upt.pt
Pedro de Sousa Graça Pereira Coutinhopcoutinho@upt.pt
Sonia Alexandra Mota de Carvalhoscarvalho@upt.pt
Wladimir Augusto Correia de Britowbrito@upt.pt

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 169,00 Euros

Seguro: 30,00 Euros

Matrícula: 315,00 Euros

Inscrição curricular anual: 315 Euros (180,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 354,60 Euros

- Pagamento 5 + 5 meses: 390 Euros/mês

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.783,00 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%.

Valor do ECTS: 65,00 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)